NEUROCIÊNCIA EDUCACIONAL: PRINCÍPIOS DE APRENDIZAGEM COMO BASE PARA A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA

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Kleyfton Soares da Silva

Resumo

Em meio aos variados recursos tecnológicos digitais desenvolvidos com vistas à aprendizagem escolar, o planejamento e implementação das atividades de ensino passam – ou deveriam passar – a ser pensados com mais cautela. A utilização de um recurso digital não impacta, necessariamente, positivamente na aprendizagem, podendo causar, por outro lado, desorientação. O objetivo desta pesquisa foi apresentar dispositivos teóricos e metodológicos que justificam a utilização de recursos tecnológicos digitais com base em princípios de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo levantamento bibliográfico acerca da aprendizagem e sua relação com as ciências cognitivas foi a principal estratégia de coleta de dados. Inicialmente, aborda-se a noção da “atenção” enquanto função cognitiva primordial para a seleção de informações relevantes, associando-a a tarefas educativas importantes para a aquisição de conhecimentos. Na sequência, 10 princípios de aprendizagem baseados em evidências científicas são apresentados para subsidiar a proposição de estratégias de ensino a partir da utilização diferentes recursos tecnológicos digitais. Os resultados apontam para a importância das tecnologias digitais como parte de um conjunto de estratégias fundamentadas em princípios de aprendizagem. É fundamental que docentes estejam preparados para utilizar tais recursos de forma consciente, considerando seus impactos na aprendizagem. Evidenciou-se que o uso das tecnologias digitais pode ser uma estratégia eficiente, desde que esteja fundamentado em uma abordagem pedagógica coerente e em princípios de aprendizagem bem estabelecidos.

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Como Citar
SILVA, K. S. da. NEUROCIÊNCIA EDUCACIONAL: PRINCÍPIOS DE APRENDIZAGEM COMO BASE PARA A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 2, n. 6, 2023. DOI: 10.56166/remici.2023.7.v2n6.5.55. Disponível em: https://remici.editorapublicar.com.br/index.php/revista/article/view/113. Acesso em: 24 nov. 2024.
Seção
Artigos

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