MÍDIA INTERATIVA E SUA INFLUÊNCIA NA MANEIRA COMO ATUAMOS NAS ARTES VISUAIS

Conteúdo do artigo principal

Lauro Ferreira Junior
Sandra Borsoi

Resumo

O tema central da pesquisa se trata da media interativa e sua influência na maneira como é possível atuar nas artes visuais. Os objetivos da pesquisa foram: analisar as medias interativas, buscando compreender e identificar as mudanças trazidas pela tecnologia que afetam o meio artístico visual. A media interativa possui consigo a capacidade de influenciar a maneira como as artes visuais são produzidas, pois traz novas maneiras de criação e também de aprendizado. Sendo assim, o problema norteador da pesquisa foi: como a media interativa pode contribuir com as Artes Visuais, especificamente dentro da sala de aula? A metodologia utilizada é de cunho qualitativo. A partir dos objetivos e do problema é possível dizer que com o uso das ferramentas tecnológicas surgem novos desafios e possibilidades no campo da arte. Neste sentido, é possível dizer que o ensino apresenta algumas limitações que precisam ser superadas. Deste modo, é possível evidenciar algumas alternativas nas as artes visuais e as relações artísticas que as medias interativas podem contribuir com a sala de aula e possibilitar a experiência estética dos educandos. Para tanto, os autores que fundamentam as reflexões são: Anne Cauquelin, Ana Mae Barbosa, Arthur Kroker, André Lemos, Pierre Lévy e outros. Por fim, a inserção nas artes com a media interativa, principalmente em sala de aula, consolida uma abordagem metodológica em que possibilita a inserção do educando às medias interativas e experiência estética da obra de arte e do ser no mundo de maneira mais sensível.

Detalhes do artigo

Como Citar
JUNIOR, . L. F.; BORSOI, S. MÍDIA INTERATIVA E SUA INFLUÊNCIA NA MANEIRA COMO ATUAMOS NAS ARTES VISUAIS. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 2, n. 4, 2023. DOI: 10.56166/remici.20237.v2n4.6.56. Disponível em: https://remici.editorapublicar.com.br/index.php/revista/article/view/116. Acesso em: 18 jan. 2025.
Seção
Artigos

Referências

BRAGLIA, I.; GONÇALVES, B. Abordagem sistemática do design na implementação de hipermédias para aprendizagem. Congresso Nacional de Ambientes Hipermédia para Aprendizagem. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2009.

CAUQUELIN, A. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

DUFRENNE, M. et al. The Phenomenology of Aesthetic Experience: Northwestern University Studies in Phenomenology and Existential Philosophy: Library of Congress Catalog, 1973. p. 03-239.

FERREIRA, C. A artista está presente. Mutante magazine, 2021. Disponível em: <https://mutante.pt/2021/01/marina-abramovic-a-artista-esta-presente/>. Acesso em: Ago. 2022.

GADAMER, H-G. Verdade e método, 1900. Título original: Warheit und Methode. Bibliografia. Tradução de Flávio Paulo Meurer. Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 1997.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

LEAL A. C. S.; SANTOS, E. dos. Capacitação Docente para o Uso das Novas Tecnologias. Sergipe: Faculdade São Luís de França, 2016.

LEMOS, A. Cibercultura: Tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 5ª edição. Porto Alegre: Sulina, 2010.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34. 1º edição, p. 11-199, 1999.

LITWIN, E. Tecnologia educacional: política, história e propostas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

SANTOS, W. Digitalização e manipulação da imagem aplicada na formação do professor de educação artística. RELATEC: Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, 2003. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/28092687_Digitalizacao_e_manipulacao_da_imagem_aplicada_na_formacao_do_professor_de_educacao_artistica>. Acesso em: Ago. 2022.

SCHOPENHAUER, A. Metafisica do belo. São Paulo: Editora UNESP, 2003. Edição 1.

THE NEXT REALM VR EXHIBITION. Vrallart.com, 2020. Disponível em: <https://vrallart.com/vr-exhibitions/eg/the_next_realm/>. Acesso em: Ago. 2022.

TRIVIÑOS, A. W. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987.

VINCE, J. Introduction to Virtual Reality. Áustria: Springer London, 2004.