O FENÔMENO RELIGIOSO NA COSMOVISÃO DO CATOLICISMO-SERTANEJO NO ROMANCE A PEDRA DO REINO
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Resumo
As práticas religiosas, no Brasil, permitem que sejam observadas as mais diversas influências, que uma cosmovisão pode exercer, sobre um povo e seus costumes. Este artigo, com base no livro de Ariano Suassuna “O Romance d’a Pedra do Reino e o príncipe do sangue do vai e volta” (RPR); apresenta o objetivo de identificar e examinar cinco relações com o fenômeno religioso dentro da narratologia desse romance. Por intermédio do modo como o autor articula os diversos aspectos das cosmovisões do Judaísmo, Islamismo e Cristianismo, ao criar o Catolicismo-Sertanejo. Como descrito pelo personagem-narrador, Quaderna. A partir da questão-problema: ‘Quais os principais aspectos religiosos que podem ser identificados no Catolicismo-Sertanejo?’; expõe, em sua primeira parte, três contextos: o imediato do Romance; o das Ciências da Religião e o dos entendimentos de Suassuna. Devido esta análise considerá-los essenciais para a compreensão das principais relações que o autor estabelece no RPR, em termos do valor e da importância que a própria religião assume para o ser humano. Sendo que, se acentua no contexto das Ciências da Religião a perspectiva de Mircea Eliade, relativa as dimensões do Sagrado e do Profano. Bem como, a de Rudolf Otto, no que tange ao numinoso apontar para o fato da religião não se esgotar em explicações racionais. No contexto dos entendimentos de Suassuna, o referido artigo ressalta aquele relativo à Rainha do Meio-dia e do personagem Quaderna. Em sua segunda parte, ao discorrer sobre o Catolicismo-Sertanejo, este artigo identifica e analisa cinco relações com o fenômeno religioso no RPR: a prática de voltar-se para a direção de um lugar sagrado; a possibilidade de se manter relações estáveis com tantas mulheres; a divindade; o ritual; e doutrinas e dogmas. Acentua-se o modo como se torna possível observar que a narratologia do RPR demonstra como doutrinas e dogmas estão inculcados na mente da gente brasileira, segundo apresentadas pelo autor. Igualmente ao questionar, com base no entendimento de Suassuna, quando, a partir do Catolicismo-Sertanejo, existe a oferta de uma Igreja mais propícia para um ser humano, por vida, tão sofrido. Essa mesma igreja que nem combate os prazeres da vida e nem condena esse homem ao inferno. Infere-se a partir da análise do estudo sobre o entendimento do Catolicismo-Setanejo, ao acentuar o desafio que atravessa a narratologia do RPR, subentendido através do indagar-se até que ponto o que é apresentado no RPR advém do personagem Quaderna ou da pessoa do Ariano Suassuna. Bem como, a possibilidade de se entender como o fenômeno religioso, de acordo com as Ciências da Religião, pode reapropriar-se e ressiguinificar-se diferentemente em cada contexto.
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