FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E ETNOMATEMÁTICA: AS PERCEPÇÕES DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA COM JOGOS INDIANOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO

Conteúdo do artigo principal

Valbeane Ferreira dos Santos
Claudia de Oliveira Lozada

Resumo

Este artigo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso em andamento no Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas que aborda a inserção de jogos indianos nas práticas docentes para o desenvolvimento do raciocínio lógico nas aulas de Matemática do Ensino Fundamental. Por meio de uma pesquisa qualitativa, procedeu-se à aplicação de dois jogos indianos para um grupo de licenciandos em Matemática, seguido de um levantamento das percepções acerca dos jogos, sua aplicabilidade e potencialidades para auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico. Os resultados parciais demonstraram que os jogos contribuem para o desenvolvimento do raciocínio lógico, sobretudo, na elaboração de estratégias, além de promover a educação intercultural e valorizar a Etnomatemática destacando as formas com que diferentes povos lidam com a Matemática considerando-se o seu contexto cultural e suas tradições.

Detalhes do artigo

Como Citar
SANTOS, V. F. dos; LOZADA, C. de O. FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E ETNOMATEMÁTICA: AS PERCEPÇÕES DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA COM JOGOS INDIANOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 3, n. 17, 2024. DOI: 10.56166/remici.v3n17111124. Disponível em: https://remici.editorapublicar.com.br/index.php/revista/article/view/247. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Valbeane Ferreira dos Santos, UFAL

Licencianda em Matemática (Universidade Federal de Alagoas)

Claudia de Oliveira Lozada, USP

Doutora em Educação (USP), Docente do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas.

Referências

ALMEIDA, G. C.; BARGUIL, P. M. O conhecimento lógico-matemático e a Educação Infantil. In: ANDRADE, F. A. et al. (Orgs.). Caminhos da educação: questões, debates e experiências. Curitiba: CRV, 2016. p. 201-208.

BRASIL. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2006.

BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores para a educação básica. 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acessado em: Jul. 2023.

BROTTO, F. O. Jogos cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de convivência. 1999. 209 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, 1999.

CAMPAGNE, F. Le jouet, l’enfante, l’éducateur: roles de l’objet dans le développement de l’enfant et le travail pédagogique. Paris: Privat, 1989.

CANDAU, V. M. Interculturalidade e educação escolar. In: CANDAU, V. M. (Org.). Reinventar a escola. Petrópolis: Vozes, 2000.

CHRISTIE, J. Psychological research on play. In: CHRISTIE, J. (Ed.). Play and early literacy development. Albany, NY: State University of New York Press, 1991. p. 27-43.

COELHO, R. Índia se torna nação mais populosa do planeta ao mesmo tempo que experimenta boa fase na economia. Jornal da UNESP, 2023. Disponível em:https://jornal.unesp.br/2023/05/08/india-se-torna-nacao-mais-populosa-do-planeta-ao-mesmo-tempo-que-experimenta-boa-fase-na-economia/. Acessado em: Ago. 2023.

D´AMBROSIO, U. O Programa Etnomatemática: uma síntese. Acta Scientiae, v. 10, n.1, p. 7 – 16, jan./jun. 2008.

HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. 2.ed. São Paulo: Perspectiva, 1971.

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. 2ed. São Paulo: Pioneira, 1998.

KISHIMOTO, T. M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2001.

LOZADA, C. O.; MOTA. F. M.; VIANA, S. L. S. Desenvolvendo o pensamento matemático no 6º ano do fundamental: a utilização de jogos indianos. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DE ALAGOAS, 10., 2023, Maceió. Anais... Maceió: UFAL, 2023.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

SILVA, S. O. A. Relação entre o raciocínio lógico e o raciocínio matemático. 2017. 256 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.

SITE BLOG FILMING INDO. India: home to several sports that failed to pass the testo f time. N.d. Disponível em: https://www.filmingindo.com/blog-post/india-home-to-several-sports-that-failed-to-pass-the-test-of-time/. Acessado em: Set. 2023.

SITE FIRSTCRY. Navakankari. N.d. Disponível em: https://www.firstcry.com/crafts-and-culture/crafts-and-culture-tgoi-char-par-yellow/9582648/product-detail. Acessado em: Set. 2023.

SITE FLIPKART. Folktales craft and culture traditional game of India: Chowka Bara for kids. N.d. Disponível em: https://www.flipkart.com/folktales-craft-culture-traditional-game-india-chowka-bara-kids-age-6y-1-cm-strategy-war-games-board/p/itm0d1139ca7543d. Acessado em: Set. 2023.

SITE INDIC. Navakankari board games. N.d. Disponível em: https://www.indicinspirations.com/products/navkankari-board-game. Acessado em: Set. 2023.

SITE LASAHA. Chowka bara. N.d. Disponível em: https://www.lasaha.com/products/chowka-bhara-5-house/539262000000013502. Acessado em: Set. 2023.

SITE TRENDIA. Daadi game: Navakankari. N.d. Disponível em: https://trendia.co/en-au/products/daadi-game-navakankari-nine-mens-morris-board-game. Acessado em: Set. 2023.

SITE TRANSUM. Chowka bara. N.d. Disponível em: https://www.transum.org/Software/Fun_Maths/Games/Unknown.asp. Acessado em: Set. 2023.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.