EXPERIÊNCIAS COM O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Conteúdo do artigo principal

Eduardo Manuel Bartalini Gallego

Resumo

O presente artigo se refere a um relato de experiência, inspirado nas vivências deste professor entre os anos de 2021 e 2023 no uso de metodologias ativas para o ensino de Ciências da Natureza em um curso de Pedagogia, de uma Universidade privada, confessional, filantrópica e comunitária, situada no interior do Estado de São Paulo. O texto apresenta concepções sobre metodologias ativas, fundamentadas em na tese de doutorado do próprio autor, bem como, as estratégias metodológicas usadas durante as aulas. Por se tratar de um relato de experiência, as discussões se concentrarão nas metodologias efetivamente aplicadas e ao período de aulas descrito. O texto, assim como a tese se fundamentam na perspectiva histórico-cultural, considerando como contexto de produção os aspectos: Temporais (período), Locais (posição geográfica da instituição) e Sociais (diversidade social dos estudantes). Como principais resultados, se destacaram como boas práticas, as atividades que proporcionaram momentos interativos e as iniciativas que envolveram atividades práticas. Como conclusão, se evidenciou que as práticas interativas se mostraram exitosas para o processo de ensino-aprendizagem.

Detalhes do artigo

Como Citar
GALLEGO, E. M. B. EXPERIÊNCIAS COM O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA . Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 2, n. 11, 2023. DOI: 10.56166/remici.2311v2n111073. Disponível em: https://remici.editorapublicar.com.br/index.php/revista/article/view/257. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos

Referências

BRASIL. Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-13.979-de-6-de-fevereiro-de-2020-242078735. Acessado em: Jul. 2023.

GALLEGO, E. M. B. Metodologias ativas no ensino superior: o olhar dos estudantes. 2020. 187 f. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Universidade São Francisco, Itatiba, 2020. Disponível em: https://www.usf.edu.br/galeria/getImage/427/649531959227318.pdf. Acessado em: Jul. 2023.

FRARE, R. E. B.; ANJOS, D. D.; DAINEZ, D. Mediação pedagógica e elaboração conceitual: processos de significação no contexto do ensino de matemática. In: Leituras de Vigotski: repercussões na atividade docente. Campinas-SP: Mercado das Letras, 2017.

FILIPE, A. J. B. S. M.; ORVALHO, J. Blended-Learning e Aprendizagem Colaborativa no Ensino Superior. In: Actas do VII Congresso Iberoamericano de Informática Educativa. Monterrey, México, 2004. Disponível em: http://www.niee.ufrgs.br/eventos/RIBIE/2004/comunicacao/com216-225.pdf. Consulta em: Set. 2023.

GROSSI, M. G. R. Discutindo o Uso das TDIC no Processo de Avaliação no Contexto do Ensino Remoto. 2021. Disponível em: < https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1458.> Acessado em: Jul. 2023.

MEC. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acessado em: Jul. 2023.

MORAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Coleção Mídias Contemporâneas. 2015. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acessado em: Jul. 2023.

OLIVEIRA, M. K. Vigotski: Aprendizado e desenvolvimento: um processo Sócio histórico. São Paulo: Scipione, 2011. (Coleção Pensamento e ação na sala de aula).

SMOLKA, A. L. B. O (im)próprio e o (im)pertinente na apropriação das práticas sociais. Cad. CEDES, Campinas, v. 20, n. 50, p. 26-40, Abr. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622000000100003 &lng=en&nrm=iso. Acessado em: Jul. 2021.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. - São Paulo: Martins Fontes, 2000. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2477794/mod_resource/content/1/A%20construcao%20do%20pensamento%20e%20da%20linguagem.pdf. Acessado em: Jul. 2021.

VIGOTSKI, L. S; LURIA, A. R; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 11 Ed. São Paulo: Ícone, 2010. Disponível em: https://www.unifal-mg.edu.br/humanizacao/wp-content/uploads/sites/14/2017/04/VIGOTSKI-Lev-Semenovitch-Linguagem-Desenvolvimento-e-Aprendizagem.pdf. Acessado em: Jul. 2021.