ACEITABILIDADE E CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DE GELEIA DE PIMENTA “DEDO DE MOÇA” (CAPSICUM BACCATUM)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As geleias são iguarias que têm notoriedade no ramo alimentício por agregar beleza e sabor aos alimentos, além de serem bons acompanhantes em diversos pratos. Entretanto, as geleias são muito mais do que apenas prover sabor, pois suas características químicas revelam propriedades importantes do ponto de vista biológico, e suas caraterísticas físico-químicas são igualmente importantes para ciência e tecnologia de alimentos. O presente trabalho traz um relato de experiência de aplicação da metodologia ativa de aprendizagem por problemas ou projetos (ABP) que engloba a produção, análise físico-química e aceitabilidade da geleia artesanal fabricada com pimenta dedo de moça (Capsicum baccatum), ocorrido durante uma disciplina de graduação de Físico-Química para o curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O projeto consistiu na fabricação artesanal de uma geleia caseira a partir da pimenta dedo de moça, determinação de parâmetros físico químicos para um controle de qualidade em processo: pH, densidade e grau Brix, e avaliação de sua aceitação através de análise sensorial. Para comparação, também foi feita a análise sensorial de uma geleia comercial de composição semelhante de forma a determinar o grau de aceitação da geleia caseira. A avaliação consistiu em um questionário de aceitação composto por escala de 1 a 5 tipo hedônica estruturada, entre desgostei muitíssimo a gostei muitíssimo, respectivamente, com um grupo de onze pessoas, onde foram avaliadas a aparência, aroma, sabor, firmeza, ardência e impressão global de ambas as geleias. A geleia caseira teve melhor aceitação em relação a aroma, sabor, firmeza, ardência e impressão global. No quesito aparência, ambas foram bem avaliadas e assim se chegou a um empate. Com relação à intenção de compra, o resultado foi positivo para geleia caseira, alcançando mais de 50% de aprovação. A partir da avaliação dos dados, conclui-se que o público se mostrou, de um modo geral, mais satisfeito com a geleia caseira do que com a industrializada, o que sugere uma crescente demanda por parte do consumidor por produtos menos industrializados. A ABP se mostrou uma metodologia satisfatória para o Ensino de Físico-Química em nível de graduação. Os alunos demonstraram o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos que, dificilmente, teriam sido vivenciados em sala de aula, a partir de metodologias tradicionais. O projeto permitiu que os alunos relacionassem o conteúdo de uma disciplina com a prática do dia a dia da profissão, aperfeiçoando assim as habilidades científicas necessárias ao pleno desenvolvimento profissional.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Referências
BAGATINI, L.; SCHORR, M.C. Metodologias ativas no Ensino profissionalizante: uma experiência na disciplina de pesquisa e desenvolvimento de produtos. Ensino, Saúde e Ambiente, Niterói, RJ, vol.12, n.1, p. 123142, Abril, 2019. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/download/21531/16621>. Acesso em: Set, 2023.
BONTEMPO, M. Pimenta: e seus benefícios à saúde. São Paulo: Alaúde, 2007. 110 p.
BRASIL. Resolução no 12, de 30 de março de 1978. Aprovação das Normas Técnicas Especiais do Estado de São Paulo, Revistas pela CNNPA, Relativas a Alimentos (e Bebidas). Comissão Nacional de Normas e Padrões para Alimentos. Ministério da Saúde. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cnnpa/1978/res0012_30_03_1978.html>. Acesso em: Jul. 2023.
BRASIL. ResoluçãoRDC no 272, de 2 de setembro de 2005. Aprova o Regulamento Técnico para Produtos de Vegetais, Produtos de Frutas e Cogumelos Comestíveis. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Ministério da Saúde. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2005/rdc0272_22_09_2005.html>. Acesso em: Jun. 2023.
HERBST, M. et al. Ensino de química em tempos de pandemia: experiências, desafios e êxitos do núcleo de residência pedagógica de química da UFRRJ. Revista Debates em Ensino de Química, Pernambuco, Brasil, v. 9, n.2, 264279, Jul. 2023. Disponível em: <https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/5084>. Acessado em: Ago, 2023.
ISHIKAWA, K.; JANOS, T.; SAKAMOTO, S.; NUNOMURA, O. The contents of capsaicinoids and their phenolic intermediates in the various tissues of the plants of Capsicum annum L. Capsicum and Eggplant Newsletter, Turin, Italy, v. 17, p. 2225, 1998. Disponível em: https://webcomm.nmsu.edu/chile/wpcontent/uploads/sites/60/2016/06/cap17.pdf. Acesso em: Jul, 2023.
KROLOW, A. C. R. Preparo Artesanal de Geleias e Geleiadas. Embrapa Clima Temperado, Documentos, 138, PelotasRS. v. 138, p. 139, Dez. 2013. Disponível em: <https://www.infoteca.cnpia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/108391/1/Documento138.pdf>. Acesso em: Jul. 2023.
O QUE É A PECTINA? Food-Info.net, 1999. Disponível em: <http://www.food-info.net/pt/qa/qa-wi6.htm>. Acesso em: Ago, 2023.
PECTINAS AÇÃO E UTILIZAÇÃO NOS ALIMENTOS. Moodle USP: eDisciplinas, 2009. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3275086/mod_resource/content/1/Pectinas_aditivos_e_ingredientes%20365.pdf>. acessado em: Jun, 2023.
PINHEIRO, F.A. et al. Educação CTSA e aprendizagem baseada em problemas: possibilidade metodológica para o curso de bacharelado em ciência e tecnologia de alimentos. Revista IFES Ciência, Vila Velha, ES, vol. 8, n. 1, p. 125, Out, 2022. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1648/967. Acesso em: Set, 2023.
OLIVEIRA, M.D.R. Aprendizagem baseada em problemas/projetos em ambiente online na perspectiva de educadores e educandos da ciência de alimentos. 2013. 238p. Tese (Doutorado em Ciência dos Alimentos; Tecnologia de Alimentos, Engenharia de Alimentos) Universidade Federal de Viçosa, Viçosa,MG. Disponível em: <https://www.locus.ufv.br/bitstream/123456789/477/1/texto%20completo.pdf>. Acesso em: Ago, 2023.
PAIXÃO, M.P.C.P.; AMICHI, K.R. Metodologias ativas como estratégia para desenvolver competências e habilidades em acadêmicos de nutrição em tempos de pandemia: relato de experiência. Revista Thema, Pelotas, RS, v. 22, n. 1, p. 328341, Julho, 2023. Disponível em: <https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2035>. Acesso em: Ago, 2023.
PECTINAS PROPRIEDADES E APLICAÇÕES. Revista.fi.com, 2014. Food Ingredients Brasil n. 29, 2014. Disponível em: <https://revistafi.com/upload_arquivos/201606/2016060026332001464897653.pdf>. Acesso em: Jul, 2023.
PILLING, S. Refratometria. Determinação do índice de refração de líquidos. 2011. Disponível em: <https://www1.univap.br/spilling/FQE2/FQE2_EXP11_Refratometria.pdf>. Acesso em: Jun, 2023.
PINTO, C. M. F.; PINTO, C. L. O.; DONZELES, S. M. L. Pimenta Capsicum: propriedades químicas, nutricionais, farmacológicas e medicinais e seu potencial para o agronegócio. Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável, Viçosa, MG, v. 3, n. 2, p. 108120, Dez. 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufv.br/rbas/article/view/2816>. Acesso em: Jun, 2023.
RIBEIRO, C. S. C.; DE CARVALHO, S. I.C.; LANA, M. M. Pimenta dedo-de moça. Hortaliça não é só salada, 2021. Disponível em: <https://www.embrapa.br/hortalica-nao-e-so-salada/pimenta-dedo-de-moca>. Acesso em: Jul, 2023.
REIFSCHNEIDER, F.J. B. (Org). Capsicum: pimentas e pimentões no Brasil. Brasília: Embrapa Comunicação para Transferência de Tecnologia/Embrapa Hortaliças, 2000. 113 p. Disponível em: <http://livimagens.sct.embrapa.br/amostras/00065390.pdf>. Acesso em: Jun, 2023.
VALVERDE, R.M.V. Composição bromatológica da pimento malagueta in natura e processada em conserva. 2011. 54p. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Processos de Alimentos, Engenharia de Alimentos) UESB, Itapetinga, BA, 2011. Disponível em: <http://www2.uesb.br/ppg/ppgecal/wp content/uploads/2017/04/RENATA-MANGUIN HOS.pdf>. Acesso em: Jul. 2023.
ZACANARO, R. D. Pimentas: tipos, utilização na culinária e funções no organismo. 2008. 43p. Monografia (Especialização em Gastronomia e Saúde) Centro de Excelência em Turismo, Universidade de Brasília, Brasília, 2008. Disponível em: <https://bdm.unb.br/bitstream/10483/361/1/2008_RaquelDaneliczenZancanaro.pdf>. Acesso em: Jul, 2023.
ZEWDIE, Y.; BOSLAND, P. W. Evaluation of genotype, environment, and genotype by environment interaction for capsaicinoid in Capsicum annum. L. Euphytica International Journal of Plant Breeding, Springer Nature Switzerland, v. 111, p. 185190, 2000. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1023/A:1003837314929. Acesso em: Jun, 2023.