ADAPTAÇÃO DO PROJETO ROSE PARA APLICAÇÃO EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE CARUARU-PE

Conteúdo do artigo principal

Heydson Henrique Brito da Silva
Samuel Victor Bernardo da Silva

Resumo

Com o passar dos anos, a busca por melhorias nos resultados dos alunos vem crescendo cada vez mais. Com isso, são colocados em evidência os conteúdos que mais serão abordados em vestibulares e provas externas, e assim a cada ano que passa muitos conteúdos que são de interesse dos alunos são deixados de lado pelas instituições e professores. Pensando na melhoria do ensino de ciência e tecnologia nas escolas foi-se desenvolvido o Projeto Rose (Relevance of Science Education) na Universidade de Oslo (Noruega), onde os pesquisadores analisaram os temas de interesse de estudantes de 40 países, incluindo o Brasil. Neste trabalho foi elaborado um instrumento de coleta de dados baseado no Projeto Rose, que teve como intuito descobrir se os assuntos os quais os alunos querem ser expostos estão inseridos nas diretrizes que compõem a sua grade curricular e se os próprios sabem se esses assuntos estarão presentes na sua vida acadêmica. Este trabalho foi aplicado em duas escolas no município de Caruaru, situado no estado de Pernambuco: uma escola pública da rede Estadual, EREM Professor Lisboa, e outra da rede privada de ensino, o Colégio Alternativo de Caruaru. Com os dados coletados, foi possível responder essas perguntas nas duas redes de ensino e compará-las para assim saber se mesmo com variação de colégio os alunos ainda têm em média a mesma mentalidade dos assuntos que desejam observar e se eles sabem que assuntos que irão ver esses assuntos em sala de aula.

Detalhes do artigo

Como Citar
HENRIQUE BRITO DA SILVA, H.; VICTOR BERNARDO DA SILVA, S. ADAPTAÇÃO DO PROJETO ROSE PARA APLICAÇÃO EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE CARUARU-PE. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 3, n. 15, 2024. DOI: 10.56166/remici.d2v3n1512524. Disponível em: https://remici.editorapublicar.com.br/index.php/revista/article/view/310. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Portaria nº 250, de 5 de julho de 2021. Brasília 2021.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

INEP. Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb. Acessado em: Out. 2023.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Pisa 2018 revela baixo desempenho escolar em Leitura, Matemática e Ciências no Brasil. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/83191-pisa-2018-revela-baixo-desempenho-escolar-em-leitura-matematica-e-ciencias-no-brasil. Acessado em: Out. 2023.

MOREIRA, M. A. Desafios no ensino da física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, n. Suppl 1, e20200451, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2020-0451. Acessado em: Out. 2023.

MOREIRA, M. A. Uma análise crítica do ensino de Física. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, p. 73-80, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/3JTLwqQNsfWPqr6hjzyLQzs/. Acessado em: Nov. 2022.

MOZENA, E. R.; OSTERMANN, F. Sobre a base nacional comum curricular (BNCC) e o Ensino de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 2, p. 327-332, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2016v33n2p327/32314. Acessado em: Nov. 2022.

SCHREINER, C.; SJØBERG, S. Sowing the seeds of ROSE. Background, Rationale, Questionnaire Development And Data Collection For ROSE (The Relevance Of Science Education) – a comparative study of students’ views of science and science education. Acta Didactica 4/2004. Oslo: Dept.of Teacher Education and School Development, University of Oslo. Disponivel em: https://www.uv.uio.no/ils/forskning/publikasjoner/acta-oslo/AD0404.pdf. Acessado em: Nov. 2022.

TOLENTINO NETO, L. C. B. Os interesses e posturas de jovens alunos frente às ciências: resultados do Projeto ROSE aplicado no Brasil. 2008. 172. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. Disponível em: https://fernandosantiago.com.br/ensbiol12.pdf. Acessado em: Nov. 2022.

YIN, R. K. Estudo de caso – planejamento e métodos. 2 Ed. Porto Alegre: Bookman. 2001.