METODOLOGIAS ATIVAS OPERACIONALIZADAS POR SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA AULAS DE QUÍMICA NO ENSINO PROFISSIONAL

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Leandro José Dias Gonçalves de Oliveira

Resumo

Uma sequência didática contempla um conjunto de atividades que se articulam entre si, tendo como propósito formar um
conceito sólido sobre o conteúdo que está sendo trabalhado ou que será introduzido. Por meio dessa prática pedagógica
o docente é capaz de oportunizar aos estudantes uma assimilação gradual e sistematizada de conceitos, tornando a
aprendizagem significativa, a qual pode ser potencializada com a aplicação de metodologias ativas e mesmo a
interdisciplinaridade. O presente artigo tem como objetivo discutir sobre a utilização de sequências didáticas no ensino
profissional, tendo como base relatos de experiência da utilização de metodologias ativas operacionalizadas por atividades
sequenciais e orientadas em aulas de diferentes disciplinas do curso técnico de química de uma escola pública estadual
do interior de Minas Gerais. Em síntese, as sequências didáticas foram propostas para introduzir conteúdos por meio da
experimentação, antes da teoria. Com tal prática foi perceptível o engajamento dos estudantes no laboratório e a facilidade
com a qual compreenderam o conteúdo apresentado nas aulas teóricas posteriores. Constatou-se que a aplicação das
atividades correspondeu às necessidades dos estudantes e expectativas do docente, oportunizando uma aprendizagem
mais significativa pela união teoria-prática. Também, com base em experiências anteriores ao estudo, observou-se que os
estudantes assimilaram melhor os conteúdos quando a experimentação precedeu as aulas teóricas.

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Como Citar
DIAS GONÇALVES DE OLIVEIRA, L. J. METODOLOGIAS ATIVAS OPERACIONALIZADAS POR SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA AULAS DE QUÍMICA NO ENSINO PROFISSIONAL. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 3, n. 14, 2024. DOI: 10.56166/remici.243v3n141469. Disponível em: https://remici.editorapublicar.com.br/index.php/revista/article/view/367. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos

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