A EXPERIÊNCIA DO CLAP ESPANHOL: LÍNGUA, CULTURA E APRENDIZAGEM INTERACIONAL

Conteúdo do artigo principal

Maria Stella Galvão Santos

Resumo

Os desafios de formatar e ministrar um curso de idioma, no caso o Espanhol, para alunos em nível iniciante foram amplamente suplantados, ao longo do Clap, por uma metodologia de ensino marcado pela incorporação de material noticioso, cultura dos países hispano-americanos, interação e uso das redes sociais como espaço comunicativo adicional. Percebemos que a exaustão dos nossos alunos-professores, também em decorrência de suas próprias aulas remotas no contexto da pandemia, demandava uma abordagem da língua que mesclasse o caráter didático com o lúdico, o aprendizado de aspectos gramaticais com aportes significativos da cultura e contexto da América Latina. Abordagem plural amplamente amparada em Álvares Méndez (2001), Crystal (2005) e Chiappini (1997), que propõem o trabalho criativo com a língua, aproximando-a dialogicamente da literatura, por exemplo.

Detalhes do artigo

Como Citar
SANTOS, M. S. G. A EXPERIÊNCIA DO CLAP ESPANHOL: LÍNGUA, CULTURA E APRENDIZAGEM INTERACIONAL. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 1, n. 1, p. 1–11, 2022. DOI: 10.56166/remici.2022.2.n1v1.1.0. Disponível em: https://remici.editorapublicar.com.br/index.php/revista/article/view/5. Acesso em: 24 nov. 2024.
Seção
Artigo temático

Referências

ÁLVAREZ MÉNDEZ, Juan Manuel. Evaluar para conocer, examinar para excluir. Madrid: Ediciones Morata, 2001.

CHIAPPINI, L. (Org.). Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. São Paulo: Cortez, 1997.

CRYSTAL, David. El lenguaje e Internet. Traducción española de Pedro Tena. Madrid: Cambrigde University Press, 2005.

DANTAS, Cristiane Monteiro; GARCÍA, Giselle Sanabria; LOPES, Marcia Eliane Zarabra. Español sinfronteras: módulo 01, cuaderno 02. 1. ed. rev. e atual. Pelotas: IFSUL, 2015.

GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. Cascavel (PR): Assoeste, 1984.

SILVA, Bruno Rafael Costa Venâncio; ALVES, Luanna Melo; LUSTOSA, Wigna Eriony de Morais. Español sinfronteras: módulo 01, cuaderno 01. 1. ed. rev. e atual. Pelotas: IFSUL, 2015.