IMPACTOS DE UM CIBERATAQUE EM UM CENTRO UNIVERSITÁRIO: ESTUDO DE CASO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo a seguir visa analisar um incidente real que se refere a um ataque de ransomware em um centro universitário, em que o funcionamento da instituição foi afetado. Diversos aspectos deste incidente serão explorados, incluindo a análise da infraestrutura tecnológica, vulnerabilidades que deram abertura para o ataque e os impactos que ocorreram em diferentes níveis, como, por exemplo, a paralisação dos sistemas, perda dos dados administrativos e acadêmicos e o comprometimento da segurança da informação. O artigo também pretende investigar os danos causados não apenas a instituição, mas aos funcionários e alunos, cujos dados acadêmicos foram comprometidos. Serão apresentados os desafios enfrentados pela equipe de tecnologia da informação (TI), assim como as ações tomadas para tentar minimizar os efeitos devastadores do ataque e discutidos os impactos legais e financeiros, considerando desde a perda dos dados até possíveis penalidades legais, além da perda de credibilidade da instituição perante a comunidade acadêmica. Por fim, serão apresentados estudos e exemplos de medidas preventivas e de proteção cibernética que poderiam ter evitado ou minimizado os danos do ataque, com a intenção de oferecer uma análise crítica sobre as lições aprendidas a partir desse incidente e de como outras instituições podem se preparar para mitigar riscos semelhantes no futuro.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Referências
ALECRIM, E. Servidor Samba: o que é. 04 set. 2005. Disponível em: https://www.infowes-ter.com/linuxsamba.php. Acessado em: Set. 2024.
BARREIROS, C. C. Redes de computadores: SAMBA. 2001. Disponível em: https://www.gta.ufr-j.br/grad/01_2/samba/samba.htm. Acessado em: Set. 2024.
BRASIL. Constituição Federal. Regulação e supervisão da educação superior. Brasília, 1988.
BRASIL. Ministério da Defesa. Portaria Normativa n.º 840, de 24 de agosto de 2018. Aprova as normas gerais para a organização e o funcionamento das atividades relacionadas à segurança da informação. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. xx, 27 ago. 2018.
BRANDI, E. Como configurar o CUPS no FreeBSD. 2023. Disponível em: https://docs.freebsd.org/pt-br/articles/cups/. Acessado em: Set. 2024.
FLEURY, A. Não é uma questão de 'se', e sim de quando você será atacado. Forbes Brasil. 2023. Disponível em: https://forbes.com.br/carreira/2023/05/seus-funcionarios-podem-tornar-a-empresa-menos-vulneravel-a-ciberataques/. Acessado em: Nov. 2024.
GUIDO, G. Como os funcionários podem tornar uma empresa menos vulnerável a ciberataques. 2023. Disponível em: https://forbes.com.br/carreira/2023/05/seus-funcionarios-podem-tornar-a-empresa-menos-vulneravel-a-ciberataques/. Acessado em: Nov. 2024.
LIMA, A. Entenda a diferença entre dark web e deep web. 2021. Disponível em: https://segredosdomundo.r7.com/dark-web/. Acessado em: Set. 2024.
LUCARELLI, B. Ataque cibernético: como identificar e evitá-lo. 2023. Disponível em: https://blog.brq.com/ataque-cibernetico/. Acessado em: Out. 2024.
MARASCIULO, M. Conheça Karen Sparck Jones, criadora do conceito dos sites de busca. 2019. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2019/02/conheca-karen-sparck-jones-criadora-do-conceito-dos-sites-de-busca.html/. Acessado em: Set. 2024.
ROHR, A. Tamanho da Deep Web e antivírus no acesso a banco no Android. 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/tecnologia/blog/seguranca-digital/post/tamanho-da-deep-web-e-antivirus-no-acesso-banco-no-android.html. Acessado em: Set. 2024.
SIMPLÍCIO, M. Brasil sofreu mais de 100 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos no último ano. 2023. Disponível em: https://jornal.usp.br/radio-usp/brasil-sofreu-mais-de-100-bilhoes-de-ten-tativas-de-ataques-ciberneticos-no-ultimo-ano/. Acessado em: Nov. 2024.