PARADIGMA NEOPERSPECTIVISTA GIFTEDEANO: UM NOVO OLHAR SOBRE A DINÂMICA ORGANIZACIONAL, INOVAÇÃO E ÉTICA NAS CIÊNCIAS SOCIAIS
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Resumo
Esta pesquisa explora a aplicação do paradigma neoperspectivista giftedeano nas áreas de Administração, Ciências Contábeis e Educação, com foco na integração de múltiplas perspectivas teóricas e metodológicas para uma análise mais holística das organizações. A contextualização aborda a necessidade crescente de abordagens inovadoras que considerem a complexidade e a dinâmica dos contextos organizacionais e educacionais. A problemática central é a eficácia de paradigmas tradicionais frente às demandas atuais de adaptação e inclusão. Os objetivos da pesquisa incluem a análise da eficácia do paradigma neoperspectivista giftedeano, a exploração de suas premissas e a avaliação de sua aplicabilidade prática. A metodologia adotada inclui o uso do paradigma neoperspectivista giftedeano, o método hipotético-dedutivo e uma Revisão Bibliográfica e Documental Narrativa (RBDN). Estas metodologias foram fundamentais para oferecer uma visão detalhada e crítica das práticas organizacionais e acadêmicas. Os principais achados revelam a importância da multidimensionalidade, da contextualização dinâmica e da inclusão de diversas perspectivas para promover inovação e eficácia. Contudo, foram identificadas lacunas como a necessidade de mais estudos em diferentes contextos culturais e setoriais. As contribuições teóricas incluem uma ampliação do entendimento sobre o paradigma, enquanto as contribuições metodológicas e empíricas oferecem orientações valiosas para a prática e pesquisa futura. O valor científico, tecnológico e social da pesquisa está na promoção de práticas mais inclusivas e adaptativas, enriquecendo a discussão acadêmica e prática sobre gestão e educação.
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