FAMÍLIA, ESCOLA E SOCIEDADE: UM TRIÂNGULO DE TRANSFORMAÇÃO EDUCACIONAL

Conteúdo do artigo principal

Álaze Gabriel do Breviário
Rita de Cássia Bastos da Silva
Deusirene Souza da Silva Fróes
Valdimeire Silvestre Lopes
João Batista Lucena

Resumo

Esta pesquisa investigou a integração entre família, escola e sociedade como pilares essenciais para o desenvolvimento integral das crianças. Contextualizada nos desafios contemporâneos de desigualdades socioeconômicas e rápidas transformações culturais, a pesquisa abordou a problemática de como a falta de interação entre esses três elementos compromete o desempenho acadêmico e socioemocional dos estudantes. O objetivo principal foi analisar como essas interações podem ser promovidas para criar redes de apoio educacional inclusivas e eficazes. A pesquisa adotou o paradigma neoperspectivista giftedeano, fundamentando-se em teorias como a Bioecológica do Desenvolvimento Humano, Coeducação, Psicologia Positiva, Comunicação Humana e Equidade Educacional. Utilizou o método hipotético-dedutivo e realizou uma Revisão Bibliográfica e Documental Narrativa, consultando bases de dados como Scopus, Web of Science e SciELO. Foram analisados 72 trabalhos selecionados dentre 1.356 inicialmente identificados. Os principais achados indicaram que a comunicação eficaz, a inclusão educacional e o uso de tecnologias mediadoras promovem melhores resultados acadêmicos e socioemocionais. No entanto, identificaram-se lacunas, como a escassez de dados empíricos em contextos rurais e em países em desenvolvimento. As limitações envolveram a ausência de padronização metodológica e restrições na literatura disponível. As contribuições incluem a integração interdisciplinar de conceitos e metodologias, com valor agregado para políticas públicas, práticas pedagógicas e formação de redes educacionais mais equitativas e inclusivas. A pesquisa reforça a importância de estratégias transformadoras para uma educação mais justa e sustentável.

Detalhes do artigo

Como Citar
BREVIÁRIO, Álaze G. do; SILVA, R. de C. B. da; FRÓES, D. S. da S.; LOPES, V. S.; LUCENA, J. B. FAMÍLIA, ESCOLA E SOCIEDADE: UM TRIÂNGULO DE TRANSFORMAÇÃO EDUCACIONAL. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 4, n. 21, 2025. DOI: 10.56166/remici.v4n21363625. Disponível em: https://remici.editorapublicar.com.br/index.php/revista/article/view/685. Acesso em: 19 abr. 2025.
Seção
Artigos

Referências

ANDERSON, T.; COLEMAN, R.; DAVIS, K. Family-school-community partnerships in low-income areas: Effects on academic achievement. Journal of Educational Research, v. 116, n. 2, p. 123-140, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.3102/000218732311616.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BARTLETT, S. et al. Family-school partnerships: Strategies for transformative education. Educational Researcher, v. 51, n. 2, p. 145-159, 2022. Disponível em: https://doi.org.br/10.3102/00346543211046734.

BATESON, G. Steps to an ecology of mind. Chicago: University of Chicago Press, 2000.

BREVIÁRIO, A. G. Os três pilares da metodologia da pesquisa científica: o estado da arte. Curitiba PR: Editora e Livraria Appris, 2021.

BREVIÁRIO, Á. G. Fluxo de caixa descontado aplicado a operações de fusões e aquisições: uma revisão sistemática da produção científica nacional. Aten@ - Revista Digital de Gestão e Negócios, v. 2, p. 67-88, 2022a.

BREVIÁRIO, Á. G. As dimensões micro e macroeconômicas da fusão de ações Itaú-Unibanco. Revista Aten@, v. 2, n. 4, p. 47-66, 2022b. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual. com.br/index.php/gestaoenegocios/article/view/1067. Acessado em: Jun. 2024.

BREVIÁRIO, Á. G. Bases fundantes das principais abordagens paradigmáticas nos EO. In: Anais... Congresso Brasileiro de Administração, CONVIBRA. 2023a. Disponível em: https://convibra.org/publicacao/28304/. Acessado em: Jun. 2024.

BREVIÁRIO, A. G. O Uso Da Estatística Na Pesquisa Educacional Brasileira. Ágor@ Revista Acadêmica De Formação De Professores, v. 6, p. 1-12, 2023b.

BREVIÁRIO, Á. G. Fusões e aquisições: uma revisão da literatura. Aten@ - Revista Digital de Gestão e Negócios, v. 1, p. 1-26, 2023c.

BREVIÁRIO, A. G. Altas Habilidades/Superdotação: Procedimentos De Identificação. Ágor@ Revista Acadêmica De Formação De Professores, v. 7, p. 1-15, 2024.

BREVIÁRIO, A. G., et al. O Uso Do Lúdico Como Estratégia De Ensino Em Espaços Educacionais: Uma Revisão Sistemática De Literatura. Revista Fisio e Terapia, v. 28, p. 63, 2024a.

BREVIÁRIO, A. G., et al. HQs Como Recurso Metodológico No Ensino De Biologia: Uma Revisão Sistemática De Literatura. In: Anais… PUBLICATION: Instituto Thetona, a ciência que impulsiona, 2024, São Paulo. São Paulo: Instituto Thetona, 2024b.

BREVIÁRIO, A. G., et al. Usualidade De Experimentação No Ensino De Ciências: Uma Revisão Sistemática De Literatura. In: Anais… PUBLICATION: Instituto Thetona, a ciência que impulsiona, 2024, São Paulo. São Paulo: Instituto Thetona, 2024c.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Tipos-níveis de superdotação: uma proposta teórica. Revista Observatório De La Economía Latinoamericana, [S. l.], v. 22, n. 6, p. e5249, 2024. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/oelv22n6-130. Acessado em: Nov. 2024d.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Funções de um bom docente no ensino superior: uma revisão da literatura. Revista Observatório De La Economía Latinoamericana, [S. l.], v. 22, n. 6, p. e5502, 2024. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/oelv22n6-250. Acessado em: Nov. 2024e.

BREVIÁRIO, A. G., et al. Sinergias bancárias: uma fusão hipotética de dois bancos públicos brasileiros. REAd – Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), v. 30, n. 2, p. 1127-1161, 2024f. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-2311.408.136176.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Big data e inteligência artificial na administração pública: avanços e desafios na formulação e análise de políticas públicas. In: REBELLO, F. A. S.; BRANCO, F. A. C. (Org.). Iniciativas e boas práticas na administração pública. 1ed. CARIACICA-ES: Editora Manual, 2024g, v. 1, p. 65-79.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Disparidades regionais e políticas públicas na identificação de superdotados: uma análise estatística sobre fatores determinantes e desafios educacionais. In: Building bridges to learning: Innovation and pedagogical practices. 1ed. CURITIBA-PR: Editora Observatório de la Economía Latino Americano, 2024h, v. 1, p. 150-180.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Metas físicas e o aprimoramento do controle de entregas no orçamento público. In: REBELLO, F. A. S.; BRANCO, F. A. C. (Org.). Iniciativas e boas práticas na administração pública. 1ed. CARIACICA-ES: Editora Manual, 2024i, v. 1, p. 48-64.

BREVIÁRIO, Á. G.; PEREIRA, B. S. Fluxo de caixa descontado: valoração de um supermercado hipotético de capital fechado. Revista Organização Sistêmica, v. 10, p. 40-57, 2021.

BREVIÁRIO, Á. G.; OLIVEIRA, I. M. C. Produção científica mundial sobre os impactos ao compliance em razão do home office: uma busca na Scopus (1987-2023). Revista Organização Sistêmica, v. 12, p. 1-16, 2024.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de instrumentos para avaliação da superdotação metafísico-espiritual: desenvolviento, aplicação e análise psicométrica no contexto educacional brasileiro. No prelo. Cariacica-ES: Editora Manual, 2025a.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de instrumentos psicossociais para avaliação e diagnóstico da superdotação sexual no contexto educacional brasileiro. No prelo. Cariacica-ES: Editora Manual, 2025b.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de um instrumento multidimensional para avaliação e diagnóstico de superdotação: uma abordagem integrativa para os tipos acadêmico, criativo-produtivo, metafísico-espiritual, sexual e bulk. No prelo. Cariacica-ES: Editora Manual, 2025c.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica da teoria da predestinação: estratégias metodológicas, instrumentos psicoterapêuticos e análise de confiabilidade. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e14425, 2025d. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv. 18n.1-103. Acessado em: Fev. 2025d.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Teoria da predestinação: uma abordagem multidimensional sobre destino, livre-arbítrio e previsibilidade. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e14426, 2025e. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv.18n.1-104. Acessado em: Fev. 2025.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Diretrizes para a exploração científica da predestinação, previsibilidade e imutabilidade da vida humana e suas implicações cognitivas e sociais: hipóteses e protocolos. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e14427, 2025f. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv.18n.1-105. Acessado em: Fev. 2025.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de instrumentos para avaliação da superdotação metafísico-espiritual: desenvolvimento, aplicação e análise psicométrica no contexto educacional brasileiro. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 2, p. e15623, 2025g. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv.18n.2-280. Acessado em: Fev. 2025.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Horizontes Da Superdotação: O Marco Bulk E A Evolução Das Altas Habilidades. ARACÊ, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 2786–2801, 2025h. Disponível em: 10.56238/arev7n1-170. Acessado em: Fev. 2025.

BRONFENBRENNER, U. The bioecological model of human development. In: Making Human Beings Human. Thousand Oaks: SAGE Publications, 2005.

CRESWELL, J. W. Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Thousand Oaks: SAGE Publications, 2021.

DOE, J.; SMITH, L.; TAYLOR, A. Coeducation and inclusive practices in multicultural settings. Journal of Global Education Studies, v. 15, n. 4, p. 562-580, 2021. Disponível em: https://doi.org.br/10.1177/22332367211037890.

FERRARI, A.; SILVA, R. M. Inclusive education and emancipatory practices: A Freirean approach. International Journal of Educational Development, v. 92, n. 1, p. 102-118, 2022. Disponível em: https://doi.org.br/10.1016/j.ijedudev.2022.101023.

FERREIRA, A.; OLIVEIRA, L. M. Freirean pedagogy in the modern classroom: The coeducation model. Educational Philosophy and Theory, v. 55, n. 1, p. 77-91, 2022. Disponível em: https://doi.org.br/10.1080/00131857.2022.2034856.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

GARCIA, M.; SANTOS, P.; MARTINS, C. Inclusive schools as community hubs: A systemic approach to equity in education. International Journal of Inclusive Education, v. 27, n. 3, p. 415-432, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1080/13603116.2023.12345.

GARCIA, P. L. et al. School environments as mediators in family-society interactions: A systemic analysis. Educational Psychology Review, v. 33, n. 2, p. 347-361, 2021. Disponível em: https://doi.org.br/10.1007/s10648-020-09592-4.

GIFTED, Á. G. Os três pilares da metodologia da pesquisa científica: uma revisão da literatura. Ágor@ - Revista Acadêmica de Formação de Professores, v. 1, p. 1-25, 2015.

GIFTED, Á. G. Os três pilares da docência no ensino superior: o ensino, a pesquisa e a extensão. Ágor@ - Revista Acadêmica de Formação de Professores, v. 2, p. 1-20, 2016.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2019.

JOHNSON, R.; MARTINS, C.; LIU, K. Digital coeducation: Bridging parental engagement gaps through technology. Computers e Education, v. 173, n. 1, p. 104239, 2021. Disponível em: https://doi.org.br/10.1016/j.compedu.2021.104239.

JOHNSON, R.; WILSON, E.; HARRIS, T. Emotional well-being in schools: Integrating positive psychology into the curriculum. Educational Psychology Review, v. 35, n. 4, p. 567-586, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1007/s10648-023-09675-4.

KAPPOS, D. et al. Socioeconomic diversity and educational equity: Challenges and solutions. International Journal of Education, v. 43, n. 3, p. 302-320, 2020. Disponível em: https://doi.org.br/10.1080/01421592011000489.

KIM, Y.; CHOI, S. Equity-based educational policies: Lessons from comparative studies. Comparative Education Review, v. 67, n. 1, p. 78-97, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1086/721234.

LEE, H.; JOHANSSON, L. Building family-school relationships: A Finnish perspective. Scandinavian Journal of Educational Research, v. 67, n. 2, p. 201-219, 2022. Disponível em: https://doi.org.br/10.1080/00313831.2022.2051564.

LEE, M. Collaborative learning frameworks in early childhood education. Child Development Quarterly, v. 49, n. 1, p. 45-60, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1002/cdq.12345.

LEE, S.; KIM, J. Family-school partnerships during the pandemic: A Korean perspective. Asian Journal of Education and Development, v. 24, n. 3, p. 345-362, 2022. Disponível em: https://doi.org.br/10.5430/ajed2022.24003.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2017.

MEIRELLES, S.; RODRIGUES, A. Parental involvement in education: Theoretical and practical approaches. Educação e Sociedade, v. 41, n. 4, p. 1045-1065, 2020. Disponível em: https://doi.org.br/10.1590/ES123456.

MILLER, T.; COOPER, L.; FISHER, A. Communication technologies in coeducation: A critical review. Technology, Pedagogy and Education, v. 32, n. 1, p. 65-78, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1080/1475939.2023.1029384.

MILLER, T.; TAYLOR, D. Circles of inclusion: Transforming diverse urban classrooms. Urban Education, v. 58, n. 3, p. 345-363, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1177/0042085923115765.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: Pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2021.

MORALES, J.; SANCHEZ, P. Cultural responsiveness in inclusive education: Lessons from Hispanic communities. Journal of Multicultural Education, v. 17, n. 4, p. 472-485, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1108/JME-01-2023-0012.

OCDE. Education at a Glance 2018: Indicators. Paris: OECD Publishing, 2018. Disponível em: https://doi.org.br/10.1787/19991487.

OCDE. Education at a Glance 2023: Indicators. Paris: OECD Publishing, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1787/2023educl003.

PEREZ, A.; GARFIELD, J. Welcoming schools: An ecological model for student support. Canadian Journal of Education, v. 46, n. 1, p. 65-83, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1080/1200235723.10256.

PEREZ, R.; OLIVEIRA, T. Equity in education: Challenges and pathways for justice. Revista Brasileira de Educação, v. 29, n. 1, p. 45-62, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1590/S0100-730723.

RAWLS, J. Uma teoria da justiça. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

RODRIGUES, M.; SANTOS, J. Bridging the gap: Digital platforms for rural education. Revista Brasileira de Educação, v. 28, n. 4, p. 435-452, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1590/S0100-730723.

RODRIGUEZ, M.; DAVIS, E.; SANTOS, L. Mixed-methods approaches in family-school partnerships research. International Journal of Educational Research, v. 109, n. 1, p. 101790, 2022. Disponível em: https://doi.org.br/10.1016/j.ijer.2022.101790.

SANTOS, C.; FERREIRA, P. Culturally responsive teaching in Brazilian indigenous schools. Educação e Pesquisa, v. 49, n. 2, p. 201-221, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1590/S1517-970220230002.

SANTOS, J. et al. Emotional and academic outcomes in inclusive education. Brazilian Journal of Educational Psychology, v. 37, n. 2, p. 142-157, 2019. Disponível em: https://doi.org.br/10.1590/2237-133202.

SCHMIDT, K.; TAYLOR, D.; LI, H. Emotional wellbeing in inclusive schools: New perspectives. Journal of Educational Psychology, v. 113, n. 3, p. 420-435, 2021. Disponível em: https://doi.org.br/10.1037/edu0000735.

SELIGMAN, M. E. P. Positive psychology: The science of well-being. American Psychologist, v. 73, n. 3, p. 213-230, 2018. Disponível em: https://doi.org.br/10.1037/amp0000207.

SHARMA, R.; PATEL, V.; KUMAR, S. Empowering girls through education in rural India: A cultural approach. Asian Journal of Education, v. 43, n. 1, p. 101-119, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1108/AJE-01-2023-0051.

SILVA, C. et al. Education for the future: Challenges and possibilities. Revista Brasileira de Educação, v. 28, n. 1, p. 45-70, 2022. Disponível em: https://doi.org.br/10.1590/S0100736-2022.

SILVA, L.; RIBEIRO, F. Emotional inclusion in multicultural classrooms. Revista Psicologia Escolar e Educacional, v. 27, n. 3, p. 397-415, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1590/S1413-8557230311.

STEVENS, J.; MORGAN, P. Emotional connections and academic success: Findings from recent studies. Learning and Individual Differences, v. 94, n. 1, p. 102090, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1016/j.lindif.2023.102090.

STEVENSON, M.; WANG, H.; LIU, Y. Positive education and academic achievement: A longitudinal study. Learning and Individual Differences, v. 94, n. 1, p. 102089, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1016/j.lindif.2023.102089.

UNESCO. Reimagining our futures together: A new social contract for education. Paris: UNESCO Publishing, 2022. Disponível em: https://doi.org.br/10.5860/unesc023.

VYGOTSKY, L. S. Thought and Language. Cambridge: MIT Press, 1986.

WALKER, L.; JONES, M. Systemic family-school partnerships: Evidence from low-income contexts. Journal of Family Studies, v. 28, n. 1, p. 1-19, 2022. Disponível em: https://doi.org.br/10.1080/13229400.2022.10932.

WATZLAWICK, P. Pragmatics of human communication. New York: W. W. Norton, 1983.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>