FAMÍLIA, ESCOLA E SOCIEDADE: UM TRIÂNGULO DE TRANSFORMAÇÃO EDUCACIONAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esta pesquisa investigou a integração entre família, escola e sociedade como pilares essenciais para o desenvolvimento integral das crianças. Contextualizada nos desafios contemporâneos de desigualdades socioeconômicas e rápidas transformações culturais, a pesquisa abordou a problemática de como a falta de interação entre esses três elementos compromete o desempenho acadêmico e socioemocional dos estudantes. O objetivo principal foi analisar como essas interações podem ser promovidas para criar redes de apoio educacional inclusivas e eficazes. A pesquisa adotou o paradigma neoperspectivista giftedeano, fundamentando-se em teorias como a Bioecológica do Desenvolvimento Humano, Coeducação, Psicologia Positiva, Comunicação Humana e Equidade Educacional. Utilizou o método hipotético-dedutivo e realizou uma Revisão Bibliográfica e Documental Narrativa, consultando bases de dados como Scopus, Web of Science e SciELO. Foram analisados 72 trabalhos selecionados dentre 1.356 inicialmente identificados. Os principais achados indicaram que a comunicação eficaz, a inclusão educacional e o uso de tecnologias mediadoras promovem melhores resultados acadêmicos e socioemocionais. No entanto, identificaram-se lacunas, como a escassez de dados empíricos em contextos rurais e em países em desenvolvimento. As limitações envolveram a ausência de padronização metodológica e restrições na literatura disponível. As contribuições incluem a integração interdisciplinar de conceitos e metodologias, com valor agregado para políticas públicas, práticas pedagógicas e formação de redes educacionais mais equitativas e inclusivas. A pesquisa reforça a importância de estratégias transformadoras para uma educação mais justa e sustentável.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Referências
ANDERSON, T.; COLEMAN, R.; DAVIS, K. Family-school-community partnerships in low-income areas: Effects on academic achievement. Journal of Educational Research, v. 116, n. 2, p. 123-140, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.3102/000218732311616.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BARTLETT, S. et al. Family-school partnerships: Strategies for transformative education. Educational Researcher, v. 51, n. 2, p. 145-159, 2022. Disponível em: https://doi.org.br/10.3102/00346543211046734.
BATESON, G. Steps to an ecology of mind. Chicago: University of Chicago Press, 2000.
BREVIÁRIO, A. G. Os três pilares da metodologia da pesquisa científica: o estado da arte. Curitiba PR: Editora e Livraria Appris, 2021.
BREVIÁRIO, Á. G. Fluxo de caixa descontado aplicado a operações de fusões e aquisições: uma revisão sistemática da produção científica nacional. Aten@ - Revista Digital de Gestão e Negócios, v. 2, p. 67-88, 2022a.
BREVIÁRIO, Á. G. As dimensões micro e macroeconômicas da fusão de ações Itaú-Unibanco. Revista Aten@, v. 2, n. 4, p. 47-66, 2022b. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual. com.br/index.php/gestaoenegocios/article/view/1067. Acessado em: Jun. 2024.
BREVIÁRIO, Á. G. Bases fundantes das principais abordagens paradigmáticas nos EO. In: Anais... Congresso Brasileiro de Administração, CONVIBRA. 2023a. Disponível em: https://convibra.org/publicacao/28304/. Acessado em: Jun. 2024.
BREVIÁRIO, A. G. O Uso Da Estatística Na Pesquisa Educacional Brasileira. Ágor@ Revista Acadêmica De Formação De Professores, v. 6, p. 1-12, 2023b.
BREVIÁRIO, Á. G. Fusões e aquisições: uma revisão da literatura. Aten@ - Revista Digital de Gestão e Negócios, v. 1, p. 1-26, 2023c.
BREVIÁRIO, A. G. Altas Habilidades/Superdotação: Procedimentos De Identificação. Ágor@ Revista Acadêmica De Formação De Professores, v. 7, p. 1-15, 2024.
BREVIÁRIO, A. G., et al. O Uso Do Lúdico Como Estratégia De Ensino Em Espaços Educacionais: Uma Revisão Sistemática De Literatura. Revista Fisio e Terapia, v. 28, p. 63, 2024a.
BREVIÁRIO, A. G., et al. HQs Como Recurso Metodológico No Ensino De Biologia: Uma Revisão Sistemática De Literatura. In: Anais… PUBLICATION: Instituto Thetona, a ciência que impulsiona, 2024, São Paulo. São Paulo: Instituto Thetona, 2024b.
BREVIÁRIO, A. G., et al. Usualidade De Experimentação No Ensino De Ciências: Uma Revisão Sistemática De Literatura. In: Anais… PUBLICATION: Instituto Thetona, a ciência que impulsiona, 2024, São Paulo. São Paulo: Instituto Thetona, 2024c.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Tipos-níveis de superdotação: uma proposta teórica. Revista Observatório De La Economía Latinoamericana, [S. l.], v. 22, n. 6, p. e5249, 2024. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/oelv22n6-130. Acessado em: Nov. 2024d.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Funções de um bom docente no ensino superior: uma revisão da literatura. Revista Observatório De La Economía Latinoamericana, [S. l.], v. 22, n. 6, p. e5502, 2024. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/oelv22n6-250. Acessado em: Nov. 2024e.
BREVIÁRIO, A. G., et al. Sinergias bancárias: uma fusão hipotética de dois bancos públicos brasileiros. REAd – Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), v. 30, n. 2, p. 1127-1161, 2024f. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-2311.408.136176.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Big data e inteligência artificial na administração pública: avanços e desafios na formulação e análise de políticas públicas. In: REBELLO, F. A. S.; BRANCO, F. A. C. (Org.). Iniciativas e boas práticas na administração pública. 1ed. CARIACICA-ES: Editora Manual, 2024g, v. 1, p. 65-79.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Disparidades regionais e políticas públicas na identificação de superdotados: uma análise estatística sobre fatores determinantes e desafios educacionais. In: Building bridges to learning: Innovation and pedagogical practices. 1ed. CURITIBA-PR: Editora Observatório de la Economía Latino Americano, 2024h, v. 1, p. 150-180.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Metas físicas e o aprimoramento do controle de entregas no orçamento público. In: REBELLO, F. A. S.; BRANCO, F. A. C. (Org.). Iniciativas e boas práticas na administração pública. 1ed. CARIACICA-ES: Editora Manual, 2024i, v. 1, p. 48-64.
BREVIÁRIO, Á. G.; PEREIRA, B. S. Fluxo de caixa descontado: valoração de um supermercado hipotético de capital fechado. Revista Organização Sistêmica, v. 10, p. 40-57, 2021.
BREVIÁRIO, Á. G.; OLIVEIRA, I. M. C. Produção científica mundial sobre os impactos ao compliance em razão do home office: uma busca na Scopus (1987-2023). Revista Organização Sistêmica, v. 12, p. 1-16, 2024.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de instrumentos para avaliação da superdotação metafísico-espiritual: desenvolviento, aplicação e análise psicométrica no contexto educacional brasileiro. No prelo. Cariacica-ES: Editora Manual, 2025a.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de instrumentos psicossociais para avaliação e diagnóstico da superdotação sexual no contexto educacional brasileiro. No prelo. Cariacica-ES: Editora Manual, 2025b.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de um instrumento multidimensional para avaliação e diagnóstico de superdotação: uma abordagem integrativa para os tipos acadêmico, criativo-produtivo, metafísico-espiritual, sexual e bulk. No prelo. Cariacica-ES: Editora Manual, 2025c.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica da teoria da predestinação: estratégias metodológicas, instrumentos psicoterapêuticos e análise de confiabilidade. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e14425, 2025d. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv. 18n.1-103. Acessado em: Fev. 2025d.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Teoria da predestinação: uma abordagem multidimensional sobre destino, livre-arbítrio e previsibilidade. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e14426, 2025e. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv.18n.1-104. Acessado em: Fev. 2025.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Diretrizes para a exploração científica da predestinação, previsibilidade e imutabilidade da vida humana e suas implicações cognitivas e sociais: hipóteses e protocolos. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e14427, 2025f. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv.18n.1-105. Acessado em: Fev. 2025.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de instrumentos para avaliação da superdotação metafísico-espiritual: desenvolvimento, aplicação e análise psicométrica no contexto educacional brasileiro. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 2, p. e15623, 2025g. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv.18n.2-280. Acessado em: Fev. 2025.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Horizontes Da Superdotação: O Marco Bulk E A Evolução Das Altas Habilidades. ARACÊ, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 2786–2801, 2025h. Disponível em: 10.56238/arev7n1-170. Acessado em: Fev. 2025.
BRONFENBRENNER, U. The bioecological model of human development. In: Making Human Beings Human. Thousand Oaks: SAGE Publications, 2005.
CRESWELL, J. W. Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Thousand Oaks: SAGE Publications, 2021.
DOE, J.; SMITH, L.; TAYLOR, A. Coeducation and inclusive practices in multicultural settings. Journal of Global Education Studies, v. 15, n. 4, p. 562-580, 2021. Disponível em: https://doi.org.br/10.1177/22332367211037890.
FERRARI, A.; SILVA, R. M. Inclusive education and emancipatory practices: A Freirean approach. International Journal of Educational Development, v. 92, n. 1, p. 102-118, 2022. Disponível em: https://doi.org.br/10.1016/j.ijedudev.2022.101023.
FERREIRA, A.; OLIVEIRA, L. M. Freirean pedagogy in the modern classroom: The coeducation model. Educational Philosophy and Theory, v. 55, n. 1, p. 77-91, 2022. Disponível em: https://doi.org.br/10.1080/00131857.2022.2034856.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
GARCIA, M.; SANTOS, P.; MARTINS, C. Inclusive schools as community hubs: A systemic approach to equity in education. International Journal of Inclusive Education, v. 27, n. 3, p. 415-432, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1080/13603116.2023.12345.
GARCIA, P. L. et al. School environments as mediators in family-society interactions: A systemic analysis. Educational Psychology Review, v. 33, n. 2, p. 347-361, 2021. Disponível em: https://doi.org.br/10.1007/s10648-020-09592-4.
GIFTED, Á. G. Os três pilares da metodologia da pesquisa científica: uma revisão da literatura. Ágor@ - Revista Acadêmica de Formação de Professores, v. 1, p. 1-25, 2015.
GIFTED, Á. G. Os três pilares da docência no ensino superior: o ensino, a pesquisa e a extensão. Ágor@ - Revista Acadêmica de Formação de Professores, v. 2, p. 1-20, 2016.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2019.
JOHNSON, R.; MARTINS, C.; LIU, K. Digital coeducation: Bridging parental engagement gaps through technology. Computers e Education, v. 173, n. 1, p. 104239, 2021. Disponível em: https://doi.org.br/10.1016/j.compedu.2021.104239.
JOHNSON, R.; WILSON, E.; HARRIS, T. Emotional well-being in schools: Integrating positive psychology into the curriculum. Educational Psychology Review, v. 35, n. 4, p. 567-586, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1007/s10648-023-09675-4.
KAPPOS, D. et al. Socioeconomic diversity and educational equity: Challenges and solutions. International Journal of Education, v. 43, n. 3, p. 302-320, 2020. Disponível em: https://doi.org.br/10.1080/01421592011000489.
KIM, Y.; CHOI, S. Equity-based educational policies: Lessons from comparative studies. Comparative Education Review, v. 67, n. 1, p. 78-97, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1086/721234.
LEE, H.; JOHANSSON, L. Building family-school relationships: A Finnish perspective. Scandinavian Journal of Educational Research, v. 67, n. 2, p. 201-219, 2022. Disponível em: https://doi.org.br/10.1080/00313831.2022.2051564.
LEE, M. Collaborative learning frameworks in early childhood education. Child Development Quarterly, v. 49, n. 1, p. 45-60, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1002/cdq.12345.
LEE, S.; KIM, J. Family-school partnerships during the pandemic: A Korean perspective. Asian Journal of Education and Development, v. 24, n. 3, p. 345-362, 2022. Disponível em: https://doi.org.br/10.5430/ajed2022.24003.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2017.
MEIRELLES, S.; RODRIGUES, A. Parental involvement in education: Theoretical and practical approaches. Educação e Sociedade, v. 41, n. 4, p. 1045-1065, 2020. Disponível em: https://doi.org.br/10.1590/ES123456.
MILLER, T.; COOPER, L.; FISHER, A. Communication technologies in coeducation: A critical review. Technology, Pedagogy and Education, v. 32, n. 1, p. 65-78, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1080/1475939.2023.1029384.
MILLER, T.; TAYLOR, D. Circles of inclusion: Transforming diverse urban classrooms. Urban Education, v. 58, n. 3, p. 345-363, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1177/0042085923115765.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: Pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2021.
MORALES, J.; SANCHEZ, P. Cultural responsiveness in inclusive education: Lessons from Hispanic communities. Journal of Multicultural Education, v. 17, n. 4, p. 472-485, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1108/JME-01-2023-0012.
OCDE. Education at a Glance 2018: Indicators. Paris: OECD Publishing, 2018. Disponível em: https://doi.org.br/10.1787/19991487.
OCDE. Education at a Glance 2023: Indicators. Paris: OECD Publishing, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1787/2023educl003.
PEREZ, A.; GARFIELD, J. Welcoming schools: An ecological model for student support. Canadian Journal of Education, v. 46, n. 1, p. 65-83, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1080/1200235723.10256.
PEREZ, R.; OLIVEIRA, T. Equity in education: Challenges and pathways for justice. Revista Brasileira de Educação, v. 29, n. 1, p. 45-62, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1590/S0100-730723.
RAWLS, J. Uma teoria da justiça. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
RODRIGUES, M.; SANTOS, J. Bridging the gap: Digital platforms for rural education. Revista Brasileira de Educação, v. 28, n. 4, p. 435-452, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1590/S0100-730723.
RODRIGUEZ, M.; DAVIS, E.; SANTOS, L. Mixed-methods approaches in family-school partnerships research. International Journal of Educational Research, v. 109, n. 1, p. 101790, 2022. Disponível em: https://doi.org.br/10.1016/j.ijer.2022.101790.
SANTOS, C.; FERREIRA, P. Culturally responsive teaching in Brazilian indigenous schools. Educação e Pesquisa, v. 49, n. 2, p. 201-221, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1590/S1517-970220230002.
SANTOS, J. et al. Emotional and academic outcomes in inclusive education. Brazilian Journal of Educational Psychology, v. 37, n. 2, p. 142-157, 2019. Disponível em: https://doi.org.br/10.1590/2237-133202.
SCHMIDT, K.; TAYLOR, D.; LI, H. Emotional wellbeing in inclusive schools: New perspectives. Journal of Educational Psychology, v. 113, n. 3, p. 420-435, 2021. Disponível em: https://doi.org.br/10.1037/edu0000735.
SELIGMAN, M. E. P. Positive psychology: The science of well-being. American Psychologist, v. 73, n. 3, p. 213-230, 2018. Disponível em: https://doi.org.br/10.1037/amp0000207.
SHARMA, R.; PATEL, V.; KUMAR, S. Empowering girls through education in rural India: A cultural approach. Asian Journal of Education, v. 43, n. 1, p. 101-119, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1108/AJE-01-2023-0051.
SILVA, C. et al. Education for the future: Challenges and possibilities. Revista Brasileira de Educação, v. 28, n. 1, p. 45-70, 2022. Disponível em: https://doi.org.br/10.1590/S0100736-2022.
SILVA, L.; RIBEIRO, F. Emotional inclusion in multicultural classrooms. Revista Psicologia Escolar e Educacional, v. 27, n. 3, p. 397-415, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1590/S1413-8557230311.
STEVENS, J.; MORGAN, P. Emotional connections and academic success: Findings from recent studies. Learning and Individual Differences, v. 94, n. 1, p. 102090, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1016/j.lindif.2023.102090.
STEVENSON, M.; WANG, H.; LIU, Y. Positive education and academic achievement: A longitudinal study. Learning and Individual Differences, v. 94, n. 1, p. 102089, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1016/j.lindif.2023.102089.
UNESCO. Reimagining our futures together: A new social contract for education. Paris: UNESCO Publishing, 2022. Disponível em: https://doi.org.br/10.5860/unesc023.
VYGOTSKY, L. S. Thought and Language. Cambridge: MIT Press, 1986.
WALKER, L.; JONES, M. Systemic family-school partnerships: Evidence from low-income contexts. Journal of Family Studies, v. 28, n. 1, p. 1-19, 2022. Disponível em: https://doi.org.br/10.1080/13229400.2022.10932.
WATZLAWICK, P. Pragmatics of human communication. New York: W. W. Norton, 1983.