REGIANE PEREIRA, BAIANINHA, BAIXINHA E METIDA A CARIOCA NAS REDES SOCIAIS

Conteúdo do artigo principal

Ricardo Santos David

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o fenômeno da utilização de apelidos como “Baixinha” e “Metida” por mulheres nas redes sociais, buscando compreender como essas denominações são percebidas e vivenciadas. Para isso, serão exploradas abordagens da Medicina, Psicologia, Direitos Humanos, História e Estudos Sociais, a fim de contextualizar o tema e compreender o impacto desses apelidos na identidade feminina. Serão discutidos os aspectos relacionados à altura e ao preconceito, tanto na infância quanto na fase adulta. Além disso, serão investigadas as condições socioeconômicas enfrentadas pelas mulheres baianas, com ênfase nas regiões mais pobres e negligenciadas do estado. Serão apresentados estudos históricos e relatos de mulheres que vivem em áreas carentes, onde a fome e a falta de assistência governamental são uma realidade diária. Por fim, será explorado o fenômeno de mulheres se autodenominarem como “Metidas” nas redes sociais, buscando compreender as motivações por trás desse comportamento e seu impacto na construção da identidade feminina.

Detalhes do artigo

Como Citar
SANTOS DAVID, R. REGIANE PEREIRA, BAIANINHA, BAIXINHA E METIDA A CARIOCA NAS REDES SOCIAIS. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 2, n. 8, 2023. DOI: 10.56166/remici.239v2n8265. Disponível em: https://remici.editorapublicar.com.br/index.php/revista/article/view/172. Acesso em: 24 nov. 2024.
Seção
Artigos

Referências

BAUMANN, G. Identity Construction on Facebook: Digital Empowerment in Anchored Relationships. Elsevier: Springer, 2016.

BHABHA, H. K. The location of culture. Londres: Routledge, 1994.

BLOCK, K. R. ‘Anyone Can Be an Illegal’: Color-Blind Ideology and Maintaining Latino/Citizen Borders Critical Sociology, v. 40, n. 01, p. 47-65, 2014. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0896920512466274. Acessado em: Jun. 2023.

BOURDIEU, P. Distinction: A social critique of the judgement of taste. Cambridge: Harvard University Press, 1984.

BOYD, D. Why Youth (Heart) Social Network Sites: The Role of Networked Publics in Teenage Social Life. In: BUCKINGHAM, D. (Ed.). Youth, Identity, and Digital Media. The MIT Press, 2008, p. 119-142. Disponível em: https://www.danah.org/papers/WhyYouthHeart.pdf. Acessado em: Jun. 2023.

BUTLER, J. Problemas de Gênero: Feminismo e a Subversão da Identidade. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1990.

CASTELLS, M. The Rise of the Network Society: The Information Age: Economy, Society and Culture Vol. I. Blackwell, 2000.

CRENSHA, W. K. Demarginalizing the Intersection of Race and Sex: A Black Feminist Critique of Antidiscrimination Doctrine, Feminist Theory and Antiracist Politics. University of Chicago Legal Forum, v. 1989, n. 01, p. 139-167, 1989. Disponível em: https://chicagounbound.uchicago.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1052&context=uclf. Acessado em: Jun. 2023.

FRITH, S. Performing Rites: On the Value of Popular Music. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1996.

GOFFMAN, E. The Presentation of Self in Everyday Life. New York: Anchor Books, 1959.

HALL, S. Introduction: Who needs identity? In: HALL, S.; DU GAY, P. (Eds.). Questions of cultural identity. The Open University, UK: SAGE Publications, 1996.

HERSOVITS, M. J. The Myth of the Negro Past. Revista del CESLA. International Latin American Studies Review, n. 07, p. 339-350, 1941. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/000271624222200175. Acessado em: Jun. 2023.

JENKINS, H. Convergence culture: Where old and new media collide. Nova York: New York University Press, 2006.

JOINSON, A. N. Looking at, looking up or keeping up with people?: Motives and use of Facebook. In: Proceedings of the SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems. ACM, 2008, p. 1027-1036. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/221516145_Looking_at_looking_up_or_keeping_up_with_people_Motives_and_Use_of_Facebook. Acessado em: Jun. 2023.

LEFEBVRE, H. The production of space. Tradução de Donald Nicholson-Smith. Oxford, UK; Cambridge, USA: Blackwell, 1991.

MARWICK, A. Status Update: Celebrity, Publicity, and Branding in the Social Media Age. New Haven: Yale University Press, 2013.

MEADOWS, S. O. F. R. Height, body size, and socioeconomic outcomes in the Indonesian Family Life Survey. Economics and Human Biology, Washington (DC): National Academies Press (US), 2012. Disponível em: https://www.rand.org/well-being/social-and-behavioral-policy/data/FLS/IFLS/study.html. Acessado em: Jan. 2012.

MELTZER, L. A. et al. Women Can Benefit From Sexual and Physical Valuation in the Context of a Romantic Relationship. Personality and Social Psychology Bulletin, v. 46, n. 02, p.243-257, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0146167219854443. Acessado em: Jun. 2023.

MINTZ, S W. P. R. The Birth of African-American Culture: An Anthropological Perspective. Boston: Beacon Press, 1992.

OLIVEIRA, R. M. de. et al. An effectiveness of Programs to Promote Scientific Initiation: An analysis on the PIBIC of the Bahia State Research Foundation. Research, Society and Development, v. 09, n. 07. p.01-25, Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4432/3980. Acessado em: Jan. 2020.

PAPACHARISSI, Z. Affective publics and structures of storytelling: Sentiment, events and mediality. Information, Communication & Society, v. 19, n. 03, p. 307-324, 2016. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/1369118X.2015.1109697?journalCode=rics20&cookieSet=1. Acessado em: Jun. 2023.

PORTO, R. L. M. H. O sistema urbano da Bahia no contexto da emergência de novas hierarquias urbano-regionais. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, v. 22, n. 01, p. 01-24, 2020. Disponível em: https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/6350/5332. Acessado em: Dez. 2020.

RECUERO, R. Redes Sociais: Estrutura, linguagem e emoção. São Paulo: Sulina, 2018.

RUELAS, L. A Redes sociales digitales y participación. El movimiento “No al alza del transporte urbano en Culiacán”. Revista Razón y Palabra, v. 20, n. 02, p. 279-299, 2016. Disponível em: https://www.revistarazonypalabra.org/index.php/ryp/article/view/18/pdf. Acessado em: Jun. 2023.

YANG, J. F. J. W. Y. et al. Selfie-Viewing and Facial Dissatisfaction among Emerging Adults: A Moderated Mediation Model of Appearance Comparisons and Self-Objectification. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 17, n. 02, p. 02-16. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31968671/. Acessado em: Jan. 2020.