PLANO TERAPÊUTICO SINGULAR NA ENFERMAGEM ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivo: apresentar um relato de experiência da elaboração de um Plano terapêutico singular em uma enfermaria escolar. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência que descreve a elaboração de um Plano terapêutico singular em um serviço de assistência à saúde de uma Instituição Federal de ensino do Tocantins durante o segundo semestre de 2022. O desenvolvimento do plano terapêutico singular foi realizado pela equipe de assistência estudantil, sob a perspectiva da Teoria das Relações Interpessoais. Resultados: Foram elencadas metas relacionadas ao desempenho escolar e à assistência à saúde, o processo de construção das metas evidenciou a importância da integralidade e do relacionamento terapêutico na enfermagem escolar. Conclusão: O Plano Terapêutico Singular é uma ferramenta da Enfermagem que pode ser utilizado no contexto educacional para ofertar cuidado integral e continuado aos estudantes, sobretudo aos que apresentam sofrimento mental.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Referências
ALENCAR, N. E. S. A práxis da enfermagem escolar no contexto da pandemia pelo novo coronavírus. Revista Interdisciplinar, v. 13, n. 1, p. 25, 2020. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7981232. Acesso em: 18 jan. 2023.
BAPTISTA, J. Á. et al. Singular therapeutic project in mental health: an integrative review. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, n. 2, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/BCtyHwC4h9TFqfNKVtfTKLw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 jan. 2023.
BASTOS, P. de O. et al. Atuação do enfermeiro brasileiro no ambiente escolar: Revisão narrativa. Research, Society and Development, v. 10, n. 9, p. e31410918089, 26 jul. 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i9.18089. Acesso em: 18 jan. 2023.
BRASIL. Diretrizes e Base da Educação Nacional. Brasília, 64p, 2005. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf. Acesso em: 18 jan. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto número 7234-2010: Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm. Acesso em: 18 jan. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html. Acesso em: 18 jan. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Atenção básica cadernos de núcleo de apoio à saude da família: Ferramentas para a gestão e para o trabalho cotidiano. Cadernos de Atenção Básica, Brasília, 118p, 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/nucleo_apoio_saude_familia_cab39.pdf. Acesso em: 18 jan. 2023.
CAMPELO, L. L. de C. R.; COSTA, S. M. E.; COLVERO, L. de A. Difficulties of familes in caring for children and adolescents with mental disorders: an integrative review. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 48, n. spe, p. 192–198, ago. 2014. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000600027. Acesso em: 18 jan. 2023.
CARVALHO, L. G. P. de et al. A construção de um Projeto Terapêutico Singular com usuário e família: potencialidades e limitações: O Mundo da Saúde, v. 36, n. 3, p. 521–525, 1 jul. 2012. Disponível em: https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/489. Acesso em: 18 jan. 2023.
COSTA, L. S. Atenção à saúde do escolar no Instituto Federal de Brasília: desafios para a consolidação de políticas intersetoriais. 2019. 125p. Escola Fiocruz de Governo, 2019. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/handle/icict/49595/lorena_costa_fiodf_mest_2019.pdf;jsessionid=EE543B497F20EEC99EB44BF616D8A203?sequence=2. Acesso em: 18 jan. 2023.
COUNCIL ON SCHOOL HEALTH. Role of the School Nurse in Providing School Health Services. PEDIATRICS, v. 137, n. 6, p. e20160852–e20160852, 23 maio 2016. Disponível em: https://pediatrics.aappublications.org/content/pediatrics/early/2016/05/19/peds.2016-0852.full.pdf. Acesso em: 18 jan. 2023.
CUNHA, G. T. A construção da clínica ampliada na atenção básica. A construção da clínica ampliada na atenção básica, p. 209–209, 2010. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/cid-63468. Acesso em: 18 jan. 2023.
EGGER, H. L.; COSTELLO, J. E.; ANGOLD, A. School Refusal and Psychiatric Disorders: A Community Study. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, v. 42, n. 7, p. 797–807, jul. 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1097/01.chi.0000046865.56865.79. Acesso em: 18 jan. 2023.
FRANZOI, M. A. H. et al. Teoria das relações interpessoais de Peplau: uma avaliação baseada nos critérios de Fawcett. Revista de Enfermagem UFPE on line, v. 10, n. 4, p. 3653–3661, 8 ago. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/11140. Acesso em: 18 jan. 2023.
KANTORSKI, L. P. et al. Relacionamento terapêutico e ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental: tendências no Estado de São Paulo. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 39, n. 3, p. 317–324, set. 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0080-62342005000300010. Acesso em: 18 jan. 2023.
KIRCHHOFF, S. et al. Organizational Health Literacy in Schools: Concept Development for Health-Literate Schools. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 19, n. 14, p. 8795, 20 jul. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijerph19148795. Acesso em: 18 jan. 2023.
MIURA, P. O. et al. O ambiente escolar como espaço potencial para adolescente: relato de experiência. Pesquisas e Práticas Psicossociais, v. 13, n. 2, p. 1–14, 1 ago. 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-89082018000200013&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 18 jan. 2023.
MUSSI, R. F. de F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, v. 17, n. 48, p. 60–77, 1 set. 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010/6134. Acesso em: 18 jan. 2023.
NÓBREGA, M. do P. S. de S.; FERNANDES, M. F. T.; SILVA, P. de F. Aplicação do relacionamento terapêutico a pessoas com transtorno mental comum. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 38, n. 1, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2017.01.63562. Acesso em: 18 jan. 2023.
PEIXOTO, A. Competências clínicas de comunicação. Porto: Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, 2012. 359 p.
PEPLAU, H. E. Relaciones interpersonales en enfermería: un marco de referencia conceptual para la enfermería psicodinámica. [s.l.] Ediciones Científicas y Técnicas, 1992, 264p.
PEREIRA, M. G. A seção de discussão de um artigo científico. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 22, n. 3, p. 537–538, set. 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742013000300020. Acesso em: 18 jan. 2023.
PIRES, L. M. et al. A enfermagem no contexto da saúde do escolar: revisão integrativa da literatura. Revista Enfermagem UERJ, v. 20, n. 5, p. 668–675, 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/5968. Acesso em: 18 jan. 2023.
PUSKAR, K. R.; MARIE BERNARDO, L. Mental Health and Academic Achievement: Role of School Nurses. Journal for Specialists in Pediatric Nursing, v. 12, n. 4, p. 215–223, out. 2007. Disponível em: https: //doi.org/10.1111/j.1744-6155.2007.00117.x Acesso em: 18 jan. 2023.
RASCHE, A. S.; SANTOS, M. da S. S. dos. Enfermagem escolar e sua especialização: uma nova ou antiga atividade. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 66, p. 607–610, 1 ago. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/3fJ8zrSXSFdJP77s6yw6yyS/?lang=pt. Acesso em: 18 jan. 2023.
ROCHA, E. do N. da; LUCENA, A. de F. Projeto Terapêutico Singular e Processo de Enfermagem em uma perspectiva de cuidado interdisciplinar. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 39, n. 0, 2 jul. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2018.2017-0057. Acesso em: 18 jan. 2023.
SILVA, E. et al. Projeto Terapêutico Singular como Estratégia de Prática da Multiprofissionalidade nas Ações de Saúde. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, v. 17, n. 2, p. 197–202, 30 jun. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/15022. Acesso em: 18 jan. 2023.
SILVA, S. M. da; ROSA, A. R. O impacto da covid-19 na saúde mental dos estudantes e o papel das instituições de ensino como fator de promoção e proteção. Revista Prâksis, v. 2, p. 189–206, 3 maio 2021. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2446/2856. Acesso em: 18 jan. 2023.
ZAIGER, D. School Nursing: A Comprehensive Text - National Association of School Nurses. Disponível em: https://www.nasn.org/nasn-resources/bookstore/a-comprehensive-text. Acesso em: 18 jan. 2023.