PLANO TERAPÊUTICO SINGULAR NA ENFERMAGEM ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Contenido principal del artículo

Sidiany Mendes Pimentel
Wany Kellen Macedo

Resumen

Objetivo: apresentar um relato de experiência da elaboração de um Plano terapêutico singular em uma enfermaria escolar. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência que descreve a elaboração de um Plano terapêutico singular em um serviço de assistência à saúde de uma Instituição Federal de ensino do Tocantins durante o segundo semestre de 2022. O desenvolvimento do plano terapêutico singular foi realizado pela equipe de assistência estudantil, sob a perspectiva da Teoria das Relações Interpessoais. Resultados: Foram elencadas metas relacionadas ao desempenho escolar e à assistência à saúde, o processo de construção das metas evidenciou a importância da integralidade e do relacionamento terapêutico na enfermagem escolar. Conclusão: O Plano Terapêutico Singular é uma ferramenta da Enfermagem que pode ser utilizado no contexto educacional para ofertar cuidado integral e continuado aos estudantes, sobretudo aos que apresentam sofrimento mental.

Detalles del artículo

Cómo citar
PIMENTEL, S. M.; MACEDO, W. K. . PLANO TERAPÊUTICO SINGULAR NA ENFERMAGEM ESCOLAR: : RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 2, n. 3, 2023. DOI: 10.56166/remici.2023.5.v2n3.3.17. Disponível em: https://remici.editorapublicar.com.br/index.php/revista/article/view/55. Acesso em: 22 nov. 2024.
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Sidiany Mendes Pimentel, Instituto Federal do Tocantins

Enfermeira e mestra em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Tocantins. 

Wany Kellen Macedo, Instituto Federal do Tocantins

Bacharel em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Citas

ALENCAR, N. E. S. A práxis da enfermagem escolar no contexto da pandemia pelo novo coronavírus. Revista Interdisciplinar, v. 13, n. 1, p. 25, 2020. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7981232. Acesso em: 18 jan. 2023.

BAPTISTA, J. Á. et al. Singular therapeutic project in mental health: an integrative review. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, n. 2, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/BCtyHwC4h9TFqfNKVtfTKLw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 jan. 2023.

BASTOS, P. de O. et al. Atuação do enfermeiro brasileiro no ambiente escolar: Revisão narrativa. Research, Society and Development, v. 10, n. 9, p. e31410918089, 26 jul. 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i9.18089. Acesso em: 18 jan. 2023.

BRASIL. Diretrizes e Base da Educação Nacional. Brasília, 64p, 2005. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf. Acesso em: 18 jan. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto número 7234-2010: Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm. Acesso em: 18 jan. 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html. Acesso em: 18 jan. 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Atenção básica cadernos de núcleo de apoio à saude da família: Ferramentas para a gestão e para o trabalho cotidiano. Cadernos de Atenção Básica, Brasília, 118p, 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/nucleo_apoio_saude_familia_cab39.pdf. Acesso em: 18 jan. 2023.

CAMPELO, L. L. de C. R.; COSTA, S. M. E.; COLVERO, L. de A. Difficulties of familes in caring for children and adolescents with mental disorders: an integrative review. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 48, n. spe, p. 192–198, ago. 2014. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000600027. Acesso em: 18 jan. 2023.

CARVALHO, L. G. P. de et al. A construção de um Projeto Terapêutico Singular com usuário e família: potencialidades e limitações: O Mundo da Saúde, v. 36, n. 3, p. 521–525, 1 jul. 2012. Disponível em: https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/489. Acesso em: 18 jan. 2023.

COSTA, L. S. Atenção à saúde do escolar no Instituto Federal de Brasília: desafios para a consolidação de políticas intersetoriais. 2019. 125p. Escola Fiocruz de Governo, 2019. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/handle/icict/49595/lorena_costa_fiodf_mest_2019.pdf;jsessionid=EE543B497F20EEC99EB44BF616D8A203?sequence=2. Acesso em: 18 jan. 2023.

COUNCIL ON SCHOOL HEALTH. Role of the School Nurse in Providing School Health Services. PEDIATRICS, v. 137, n. 6, p. e20160852–e20160852, 23 maio 2016. Disponível em: https://pediatrics.aappublications.org/content/pediatrics/early/2016/05/19/peds.2016-0852.full.pdf. Acesso em: 18 jan. 2023.

CUNHA, G. T. A construção da clínica ampliada na atenção básica. A construção da clínica ampliada na atenção básica, p. 209–209, 2010. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/cid-63468. Acesso em: 18 jan. 2023.

EGGER, H. L.; COSTELLO, J. E.; ANGOLD, A. School Refusal and Psychiatric Disorders: A Community Study. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, v. 42, n. 7, p. 797–807, jul. 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1097/01.chi.0000046865.56865.79. Acesso em: 18 jan. 2023.

FRANZOI, M. A. H. et al. Teoria das relações interpessoais de Peplau: uma avaliação baseada nos critérios de Fawcett. Revista de Enfermagem UFPE on line, v. 10, n. 4, p. 3653–3661, 8 ago. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/11140. Acesso em: 18 jan. 2023.

KANTORSKI, L. P. et al. Relacionamento terapêutico e ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental: tendências no Estado de São Paulo. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 39, n. 3, p. 317–324, set. 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0080-62342005000300010. Acesso em: 18 jan. 2023.

KIRCHHOFF, S. et al. Organizational Health Literacy in Schools: Concept Development for Health-Literate Schools. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 19, n. 14, p. 8795, 20 jul. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijerph19148795. Acesso em: 18 jan. 2023.

MIURA, P. O. et al. O ambiente escolar como espaço potencial para adolescente: relato de experiência. Pesquisas e Práticas Psicossociais, v. 13, n. 2, p. 1–14, 1 ago. 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-89082018000200013&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 18 jan. 2023.

MUSSI, R. F. de F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, v. 17, n. 48, p. 60–77, 1 set. 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010/6134. Acesso em: 18 jan. 2023.

NÓBREGA, M. do P. S. de S.; FERNANDES, M. F. T.; SILVA, P. de F. Aplicação do relacionamento terapêutico a pessoas com transtorno mental comum. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 38, n. 1, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2017.01.63562. Acesso em: 18 jan. 2023.

PEIXOTO, A. Competências clínicas de comunicação. Porto: Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, 2012. 359 p.

PEPLAU, H. E. Relaciones interpersonales en enfermería: un marco de referencia conceptual para la enfermería psicodinámica. [s.l.] Ediciones Científicas y Técnicas, 1992, 264p.

PEREIRA, M. G. A seção de discussão de um artigo científico. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 22, n. 3, p. 537–538, set. 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742013000300020. Acesso em: 18 jan. 2023.

PIRES, L. M. et al. A enfermagem no contexto da saúde do escolar: revisão integrativa da literatura. Revista Enfermagem UERJ, v. 20, n. 5, p. 668–675, 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/5968. Acesso em: 18 jan. 2023.

PUSKAR, K. R.; MARIE BERNARDO, L. Mental Health and Academic Achievement: Role of School Nurses. Journal for Specialists in Pediatric Nursing, v. 12, n. 4, p. 215–223, out. 2007. Disponível em: https: //doi.org/10.1111/j.1744-6155.2007.00117.x Acesso em: 18 jan. 2023.

RASCHE, A. S.; SANTOS, M. da S. S. dos. Enfermagem escolar e sua especialização: uma nova ou antiga atividade. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 66, p. 607–610, 1 ago. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/3fJ8zrSXSFdJP77s6yw6yyS/?lang=pt. Acesso em: 18 jan. 2023.

ROCHA, E. do N. da; LUCENA, A. de F. Projeto Terapêutico Singular e Processo de Enfermagem em uma perspectiva de cuidado interdisciplinar. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 39, n. 0, 2 jul. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2018.2017-0057. Acesso em: 18 jan. 2023.

SILVA, E. et al. Projeto Terapêutico Singular como Estratégia de Prática da Multiprofissionalidade nas Ações de Saúde. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, v. 17, n. 2, p. 197–202, 30 jun. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/15022. Acesso em: 18 jan. 2023.

SILVA, S. M. da; ROSA, A. R. O impacto da covid-19 na saúde mental dos estudantes e o papel das instituições de ensino como fator de promoção e proteção. Revista Prâksis, v. 2, p. 189–206, 3 maio 2021. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2446/2856. Acesso em: 18 jan. 2023.

ZAIGER, D. School Nursing: A Comprehensive Text - National Association of School Nurses. Disponível em: https://www.nasn.org/nasn-resources/bookstore/a-comprehensive-text. Acesso em: 18 jan. 2023.