ENGAJAMENTO LÚDICO E PERSONALIZADO: EXPLORANDO O USO DO KAHOOT! PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM E A ÉTICA NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Conteúdo do artigo principal

Álaze Gabriel do Breviário
Edilane Ferreira Amorim
Deusirene Souza da Silva Fróes
Valdimeire Silvestre Lopes
Gislene de Fátima Benedito

Resumo

Esta pesquisa propõe uma intervenção baseada no uso do aplicativo Kahoot! para explorar seu potencial em personalizar o ensino, estimular a aprendizagem lúdica e promover o desenvolvimento ético e cognitivo de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. A problemática abordada é como utilizar essa ferramenta de maneira a maximizar o aprendizado e respeitar as especificidades pedagógicas e cognitivas das crianças. O objetivo geral é investigar os impactos do Kahoot! no engajamento, desempenho e desenvolvimento ético dos discentes. A pesquisa propõe uma metodologia de intervenção utilizando metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em jogos e a sala de aula invertida, integrando o Kahoot! como ferramenta central. O estudo será conduzido por meio de entrevistas com professores e alunos, além da aplicação de questionários estruturados para compreender as percepções sobre o uso do aplicativo. A análise dos dados seguirá métodos mistos, com abordagens qualitativas e quantitativas que explorem tanto as experiências subjetivas quanto os impactos objetivos da ferramenta. Espera-se que o Kahoot! contribua para a personalização do aprendizado ao adaptar quizzes às necessidades específicas dos alunos, ao mesmo tempo que promove a ética colaborativa por meio de competições saudáveis. A replicabilidade dessa intervenção será explorada, com o objetivo de ampliar seu uso em diferentes contextos escolares. Contribuições teóricas, metodológicas e empíricas são esperadas, promovendo uma compreensão mais robusta sobre a integração de tecnologias lúdicas na educação básica, com potencial para influenciar políticas públicas voltadas à inovação pedagógica.

Detalhes do artigo

Como Citar
BREVIÁRIO, Álaze G. do; AMORIM, E. F.; FRÓES, D. S. da S.; LOPES, V. S.; BENEDITO, G. de F. ENGAJAMENTO LÚDICO E PERSONALIZADO: EXPLORANDO O USO DO KAHOOT! PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM E A ÉTICA NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 4, n. 21, 2025. DOI: 10.56166/remici.v4n21101025. Disponível em: https://remici.editorapublicar.com.br/index.php/revista/article/view/652. Acesso em: 19 abr. 2025.
Seção
Artigos

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