ENGAJAMENTO LÚDICO E PERSONALIZADO: EXPLORANDO O USO DO KAHOOT! PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM E A ÉTICA NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esta pesquisa propõe uma intervenção baseada no uso do aplicativo Kahoot! para explorar seu potencial em personalizar o ensino, estimular a aprendizagem lúdica e promover o desenvolvimento ético e cognitivo de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. A problemática abordada é como utilizar essa ferramenta de maneira a maximizar o aprendizado e respeitar as especificidades pedagógicas e cognitivas das crianças. O objetivo geral é investigar os impactos do Kahoot! no engajamento, desempenho e desenvolvimento ético dos discentes. A pesquisa propõe uma metodologia de intervenção utilizando metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em jogos e a sala de aula invertida, integrando o Kahoot! como ferramenta central. O estudo será conduzido por meio de entrevistas com professores e alunos, além da aplicação de questionários estruturados para compreender as percepções sobre o uso do aplicativo. A análise dos dados seguirá métodos mistos, com abordagens qualitativas e quantitativas que explorem tanto as experiências subjetivas quanto os impactos objetivos da ferramenta. Espera-se que o Kahoot! contribua para a personalização do aprendizado ao adaptar quizzes às necessidades específicas dos alunos, ao mesmo tempo que promove a ética colaborativa por meio de competições saudáveis. A replicabilidade dessa intervenção será explorada, com o objetivo de ampliar seu uso em diferentes contextos escolares. Contribuições teóricas, metodológicas e empíricas são esperadas, promovendo uma compreensão mais robusta sobre a integração de tecnologias lúdicas na educação básica, com potencial para influenciar políticas públicas voltadas à inovação pedagógica.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Referências
ALMEIDA, M. E. B.; SILVA, M. Tecnologias digitais na educação: práticas e reflexões. São Paulo: Cortez, 2022.
BIONI, B. R. Proteção de dados pessoais: a função e os limites do consentimento. São Paulo: Forense, 2020.
BREVIÁRIO, A. G. Os três pilares da metodologia da pesquisa científica: o estado da arte. Curitiba PR: Editora e Livraria Appris, 2021.
BREVIÁRIO, Á. G... Fluxo de caixa descontado aplicado a operações de fusões e aquisições: uma revisão sistemática da produção científica nacional. Aten@ - Revista Digital de Gestão & Negócios, v. 2, p. 67-88, 2022a.
BREVIÁRIO, Á. G. As dimensões micro e macroeconômicas da fusão de ações Itaú-Unibanco. Revista Aten@, v. 2, n. 4, p. 47-66, 2022b. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual. com.br/index.php/gestaoenegocios/article/view/1067. Acessado em: Jun. 2024.
BREVIÁRIO, Á. G. Bases fundantes das principais abordagens paradigmáticas nos EO. In: Anais... Congresso Brasileiro de Administração, CONVIBRA. 2023a. Disponível em: https://convibra.org/publicacao/28304/. Acessado em: Jun. 2024.
BREVIÁRIO, A. G. O Uso Da Estatística Na Pesquisa Educacional Brasileira. Ágor@ Revista Acadêmica De Formação De Professores, v. 6, p. 1-12, 2023b.
BREVIÁRIO, Á. G. Fusões e aquisições: uma revisão da literatura. Aten@ - Revista Digital de Gestão & Negócios, v. 1, p. 1-26, 2023c.
BREVIÁRIO, A. G. Altas Habilidades/Superdotação: Procedimentos De Identificação. Ágor@ Revista Acadêmica De Formação De Professores, v. 7, p. 1-15, 2024.
BREVIÁRIO, A. G. et al. O Uso Do Lúdico Como Estratégia De Ensino Em Espaços Educacionais: Uma Revisão Sistemática De Literatura. Revista Fisio&Terapia, v. 28, p. 63, 2024a.
BREVIÁRIO, A. G. et al. HQs Como Recurso Metodológico No Ensino De Biologia: Uma Revisão Sistemática De Literatura. In: Anais… PUBLICATION: Instituto Thetona, a ciência que impulsiona, 2024, São Paulo. São Paulo: Instituto Thetona, 2024b.
BREVIÁRIO, A. G. et al. Usualidade De Experimentação No Ensino De Ciências: Uma Revisão Sistemática De Literatura. In: Anais… PUBLICATION: Instituto Thetona, a ciência que impulsiona, 2024, São Paulo. São Paulo: Instituto Thetona, 2024c.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Tipos-níveis de superdotação: uma proposta teórica. Revista Observatório De La Economía Latinoamericana, [S. l.], v. 22, n. 6, p. e5249, 2024. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/oelv22n6-130. Acessado em: Nov. 2024d.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Funções de um bom docente no ensino superior: uma revisão da literatura. Revista Observatório De La Economía Latinoamericana, [S. l.], v. 22, n. 6, p. e5502, 2024. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/oelv22n6-250. Acessado em: Nov. 2024e.
BREVIÁRIO, A. G. et al. Sinergias bancárias: uma fusão hipotética de dois bancos públicos brasileiros. REAd – Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), v. 30, n. 2, p. 1127-1161, 2024f. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-2311.408.136176.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Big data e inteligência artificial na administração pública: avanços e desafios na formulação e análise de políticas públicas. In: REBELLO, F. A. S.; BRANCO, F. A. C. (Org.). Iniciativas e boas práticas na administração pública. 1ed. CARIACICA-ES: Editora Manual, 2024g, v. 1, p. 65-79.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Disparidades regionais e políticas públicas na identificação de superdotados: uma análise estatística sobre fatores determinantes e desafios educacionais. In: Building bridges to learning: Innovation and pedagogical practices. 1ed. CURITIBA-PR: Editora Observatório de la Economía Latino Americano, 2024h, v. 1, p. 150-180.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Metas físicas e o aprimoramento do controle de entregas no orçamento público. In: REBELLO, F. A. S.; BRANCO, F. A. C. (Org.). Iniciativas e boas práticas na administração pública. 1ed. CARIACICA-ES: Editora Manual, 2024i, v. 1, p. 48-64.
BREVIÁRIO, Á. G.; PEREIRA, B. S. Fluxo de caixa descontado: valoração de um supermercado hipotético de capital fechado. Revista Organização Sistêmica, v. 10, p. 40-57, 2021.
BREVIÁRIO, Á. G. do; OLIVEIRA, I. M. C. Produção científica mundial sobre os impactos ao compliance em razão do home office: uma busca na Scopus (1987-2023). Revista Organização Sistêmica, v. 12, p. 1-16, 2024.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de instrumentos para avaliação da superdotação metafísico-espiritual: desenvolviento, aplicação e análise psicométrica no contexto educacional brasileiro. No prelo. Cariacica-ES: Editora Manual, 2025a.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de instrumentos psicossociais para avaliação e diagnóstico da superdotação sexual no contexto educacional brasileiro. No prelo. Cariacica-ES: Editora Manual, 2025b.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de um instrumento multidimensional para avaliação e diagnóstico de superdotação: uma abordagem integrativa para os tipos acadêmico, criativo-produtivo, metafísico-espiritual, sexual e bulk. No prelo. Cariacica-ES: Editora Manual, 2025c.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica da teoria da predestinação: estratégias metodológicas, instrumentos psicoterapêuticos e análise de confiabilidade. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e14425, 2025d. Disponível em: https://doi.org.br/10.55-905/revconv.18n.1-103. Acessado em: Fev. 2025d.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Teoria da predestinação: uma abordagem multidimensional sobre destino, livre-arbítrio e previsibilidade. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e14426, 2025e. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv.18n.1-104. Acessado em: Fev. 2025.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Diretrizes para a exploração científica da predestinação, previsibilidade e imutabilidade da vida humana e suas implicações cognitivas e sociais: hipóteses e protocolos. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e14427, 2025f. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv.18n.1-105. Acessado em: Fev. 2025.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de instrumentos para avaliação da superdotação metafísico-espiritual: desenvolvimento, aplicação e análise psicométrica no contexto educacional brasileiro. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 2, p. e15623, 2025g. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv.18n.2-280. Acessado em: Fev. 2025.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Horizontes Da Superdotação: O Marco Bulk E A Evolução Das Altas Habilidades. ARACÊ, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 2786–2801, 2025h. Disponível em: 10.56238/arev7n1-170. Acessado em: Fev. 2025.
CARVALHO, M. S.; NOGUEIRA, L. T. Jogos digitais e o aprendizado significativo no ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação Básica, v. 19, n. 3, p. 87-102, 2023.
CRESWELL, J. W. Pesquisa de métodos mistos. Porto Alegre: Penso, 2017.
FERRARI, J. Pesquisa e revisão bibliográfica: métodos e práticas. São Paulo: Cortez, 2015.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GOMES, R. F.; SILVA, T. R.; LIMA, C. S. Algoritmos e desigualdade educacional: um estudo sobre as plataformas digitais. Educação e Sociedade, v. 44, n. 3, p. 121-138, 2023.
KENKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. São Paulo: Paulus, 2021.
LAKATOS, I. Falsificação e metodologia dos programas de pesquisa científica. Lisboa: Edições 70, 1970.
LIMA, R. A.; SOUZA, P. A. Conformidade com a LGPD no ambiente educacional: desafios e perspectivas. Cadernos de Educação Básica, v. 18, n. 2, p. 45-63, 2022.
MENDES, A.; OLIVEIRA, T. Impactos da gamificação no ensino fundamental: possibilidades e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 28, n. 4, p. 121-139, 2023.
MENDES, A.; OLIVEIRA, T. O impacto dos aplicativos educacionais no desenvolvimento cognitivo de crianças. Cadernos de Pedagogia Contemporânea, v. 15, n. 2, p. 45-63, 2023.
MORAN, J. M. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação contemporânea. Porto Alegre: Penso, 2022.
NUNES, M.; BARRETO, L. O impacto das tecnologias educacionais no ensino fundamental: uma abordagem mista. Revista Brasileira de Educação, v. 28, n. 2, p. 123-140, 2023.
OLIVEIRA, R.; NOGUEIRA, L. Inclusão digital e equidade no uso de tecnologias educacionais. Educação em Foco, v. 15, n. 1, p. 34-49, 2023.
POPPER, K. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 2005.
SANTOS, L. M.; ALMEIDA, R. F. O uso de aplicativos interativos no ensino fundamental: um estudo de caso com o Kahoot!. Educação e Tecnologia em Foco, v. 12, n. 1, p. 67-81, 2021.
SANTOS, P.; MOREIRA, G. Ética e transparência no uso de tecnologias educacionais: fundamentos e práticas. Educação e Pesquisa, v. 49, n. 2, p. 123-138, 2023.
SANTOS, P.; MOREIRA, G. Gamificação e personalização na educação: fundamentos e práticas. Revista Brasileira de Educação, v. 28, n. 4, p. 67-81, 2023.
SANTOS, P.; RODRIGUES, T. A personalização do ensino por meio das tecnologias digitais. Revista Brasileira de Educação, v. 28, n. 4, p. 121-139, 2023.
SANTOS, P.; RODRIGUES, T. Ética e privacidade no uso de plataformas educacionais digitais. Revista Brasileira de Educação Digital, v. 10, n. 1, p. 89-103, 2023.
SANTOS, P.; RODRIGUES, T. Gamificação e engajamento no contexto educacional brasileiro. Educação em Rede, v. 32, n. 1, p. 45-63, 2023.
SANTOS, P.; RODRIGUES, T. Políticas públicas e privacidade na educação digital. Educação em Rede, v. 32, n. 1, p. 78-94, 2023.
SILVA, M. E.; ALMEIDA, M. E. B. Tecnologias digitais na educação: práticas e reflexões. São Paulo: Cortez, 2022.
SOUZA, L.; OLIVEIRA, R. Disparidades no acesso às tecnologias educacionais: desafios e políticas públicas. Educação e Sociedade, v. 43, n. 3, p. 78-94, 2022.
TASHAKKORI, A.; TEDDLIE, C. Pesquisa de métodos mistos: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Bookman, 2010.
VALENTE, J. A. Formação de professores e tecnologias digitais: tendências e desafios. Campinas: Papirus, 2019.
VIEIRA, C. A.; RIBEIRO, J. S.; MARTINS, E. G. Ferramentas digitais no ensino fundamental: potencialidades do Kahoot! para engajamento e aprendizagem. Educação em Revista, v. 29, n. 4, p. 201-218, 2023.