ECOPEDAGOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR PARA AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS

Main Article Content

Fabiane Carbonari Menegussi
Ana Maria de Oliveira Pereira

Abstract

Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados do levantamento das produções acadêmicas já realizadas, sobre as temáticas Ecopedagogia e Formação de Professores. A busca foi realizada no Banco de Teses e Dissertações da Capes e no Portal de Periódicos da Capes com o acesso CAFe, a partir do recorte temporal de 2011 a 2021. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, caracterizando-se como uma pesquisa de estado do conhecimento. Na primeira parte deste trabalho apresenta-se aspectos relativos à Ecopedagogia e considerações sobre a formação de professores. Após apresenta-se a descrição do resultado da busca, o qual evidencia que são poucas as pesquisas desenvolvidas que contemplam a Ecopedagogia e a formação de professores, o que sugere a relevância de relacionar estas temáticas e pesquisar sobre elas, visto a urgência da ampla conscientização e mudanças de hábitos com enfoque na cidadania/cuidadania ambiental.

Article Details

How to Cite
MENEGUSSI, F. C.; PEREIRA, A. M. de O. ECOPEDAGOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR PARA AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 2, n. 11, 2023. DOI: 10.56166/remici.2311v2n11669. Disponível em: https://remici.editorapublicar.com.br/index.php/revista/article/view/218. Acesso em: 24 nov. 2024.
Section
Artigos

References

BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. 20ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 2014.

COSTA, E. M. D.; SILVEIRA, M. F. Formação docente: uma contribuição da ecopedagogia. Revista Internacional de Apoyo a la Inclusión, Logopedia, Sociedad y Multiculturalidad. [s.l.] v. 3, n. 2, Abril 2017. Disponível em <https://revistaselectronicas.ujaen.es/index.php/riai/article/view/4285>. Acessado em: Fev, 2022.

DICKMANN, I. et al. Ecopedagogia e educação ambiental: entre a essência e a realidade. In: SILVA, J. B.; CAMPOS, M. A. T. (Orgs.). Educação Ambiental: estudos de revisão do campo no Brasil. Curitiba: Appris, 2022.

DICKMANN, I. 30 anos da Ecopedagogia: Breve ensaio sobre origem e reinvenção. RevistAleph, Niterói/RJ, n. 39, Dez. 2022. Disponível em <https://periodicos.uff.br/revistaleph/article/view/55892>. Acessado em: Jul, 2023.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 69ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

GADOTTI, M. Pedagogia da Terra. São Paulo: Peirópolis, 2000.

GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

GUTIÉRREZ, F.; PRADO, C. Ecopedagogia e Cidadania Planetária. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2013.

KOHLS-SANTOS, P.; MOROSINI, M. C. O revisitar da Metodologia do Estado do Conhecimento para além de uma Revisão Bibliográfica. Revista Panorâmica online, [S. l.], v. 33, Mar. 2021. Disponível em: <https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1318>. Acessado em: Ago, 2023.

NEPOMOCENO, T. A. R.; LINDINO, T. C. Práticas Educativas Ambientais Formais sob o olhar da Ecopedagogia. Revista Pleiade, [S. l.] V. 13, N. 28, Jan./Jun. 2019. Disponível em <https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/542/654>. Acessado em: Abr, 2022.

OLIVEIRA, D. R. B. Educação Ambiental e Ecopedagogia no Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade de Pernambuco campus Petrolina. 2017. 56 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares) – Universidade de Pernambuco, Petrolina, 2017. Disponível em: < https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6055070>. Acessado em: Mar, 2022.

RAMOS, B. M. O desenvolvimento da educação ambiental popular: reflexões sobre a ecoformação de professores. 2019. 144 f.

Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria/RS, 2019. Disponível em < https://repositorio.ufsm.br/handle/1/16235>. Acessado em: Mar, 2022.

SILVA, W. M. F; ALMEIDA, M. C. A.; GASPAR, M. M. G. S. de. Relações entre ecopedagogia e a infância: um estudo sobre memórias, experiências e identidades de um professor de geografia. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S. l.], v. 34, n. 1, 2017. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6598>. Acessado em: Mar, 2022.

SOARES, S. R. Desafios das práticas pedagógicas na universidade: experiência e construção de sentido na formação de profissionais. In: RIBEIRO, G. M.; CUNHA, M. I. Práticas pedagógicas na educação superior: desafios dos contextos emergentes. Porto Alegre: ediPUCRS, 2020. Ebook. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br Acesso em 28 de julho de 2023.

SOUZA FILHO, S. M.; LIMA, V. A. A. Horta Pedagógica: uma pesquisa-participante de formação de docentes em educação por projetos. Educação, [S. l.], V. 45, Jan/Dez, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/33426>. Acessado em: Mar, 2022.