INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: ANALISANDO DADOS DA TEMPERATURA DO AR E DA PLUVIOSIDADE NA ESCOLA, NO MUNICÍPIO DE COLÍDER - MT
Main Article Content
Abstract
Esse trabalho discorre sobre desenvolvimento de um projeto de iniciação científica com alunos do ensino médio. Os jovens pesquisadores fizeram o monitoramento da temperatura do ar e da pluviosidade em uma escola pública de Ensino Médio no município de Colíder-MT. Foi utilizado um termohigrômetro digital para registro da temperatura do ar, e um pluviômetro de acrílico do tipo cunha e os dados foram coletados no período de 01/01/2023 a 31/12/2023. O trabalho fez uma análise dos elementos climáticos da cidade, podendo contribuir com o conhecimento da comunidade escolar e de diversos setores de atividades econômicas, tendo em vista que o município não possui uma estação meteorológica oficial.
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
References
ALBUQUERQUE, G. S.; SILVA, M. O.; ESTEVÃO, G. S. Contribuição à compreensão do campo térmico da cidade de Juazeiro do Norte (CE) pela metodologia de transectos móveis. Revista da Casa da Geografia de Sobral, Sobral/CE, v. 21, n. 2, Dossiê: Estudos da Geografia Física do Nordeste brasileiro, p. 1363-1373, Set. 2019. Disponível em: https://rcgs.uvanet.br/index.php/RCG-S/article/view/616. Acessado em: Fev. 2024.
ARANTES, S. L. F.; SIMÃO, D. A.; ARANTES, B. O. Estudo com egressos da iniciação científica no ensino médio - BIC Jr UEMG: desdobramentos sobre as escolhas profissionais e de carreira. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 2, p. 13580-13601 feb. 2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24364. Acessado em: Fev. 2024.
ARAÚJO, L. F. et al. A variação espacial da ilha de calor e sua associação com as características paisagísticas em Sinop-MT. Revista Brasileira de Climatologia, Dourados, MS, v. 31, Jul./Dez. 2022. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/rbclima/article/view/15470. Acessado em: Fev. 2024.
BACK, A. J.; CADORIN, S. B. Chuvas máximas diárias e equações intensidade-duração-frequência para o estado do Amapá, Brasil. Revista Brasileira de Climatologia. Ano 16, vol. 26, jan/jun 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5380/abclima.v26i0.69844. Acessado em: Mar. 2024.
CARDOSO, M. R. D.; MARCUZZO, F. F. N.; BARROS, J. R. Caracterização da temperatura do ar no estado de Goiás e no Distrito Federal. Revista Brasileira de Climatologia. Ano 8, vol. 11, jul/dez 2012. Disponível em: https://rigeo.cprm.gov.br/bitstream/doc/18874/1/caracterizacao_temperat-ura_ar_goias_df.pdf. Acessado em: Jan. 2024.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades e Estados. 2023. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/mt/colider.html. Acessado em: Jan. 2024.
INMET. Instituto Nacional de Meteorologia. Inverno de 2023 foi um dos mais quentes desde 1961. Ministério da Agricultura e da Pecuária. 2023. Disponível em: https://portal.inmet.gov.br/nota-sTecnicas#. Acessado em: Set. 2023.
MONTEIRO, M.; CARVALHO, C. C.; GARLET, J. Escolitíneos (curculionidae: scolytinae) associados a plantio de Eucalyptus urophylla x Eucalyptus grandis na Amazônia Meridional em Alta Floresta, Mato Grosso. Ciência Florestal, Santa Maria, v. 28, n. 3, p. 913-923, jul.- set., 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5902/1980509833355. Acessado em: Mar. 2024.
PADILHA, R. M. Bacia hidrográfica do rio Carapá, Mato Grosso: Caracterização ambiental, uso da terra e dinâmica fluvial. Cáceres: UNEMAT Editora, 2020.
RIBEIRO, A. G. As escalas do clima. Boletim de geografia teorética, vol. 23(46-46):288-294, 1993. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7626091/mod_folder/content/0/referência-s%20bibliográficas/RIBEIRO_Antonio_Giacomini_As_escalas_do_clima.pdf. Acessado em: Jan. 2024.
SILVA, M. S.; CARDOSO C. Desafios e perspectivas para o ensino de climatologia geográfica na escola. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 20, p. 1-17, jan./abr. 2019. Disponível em: https://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/691/700. Acessado em: Dez. 2023.