ENVELHECIMENTO, VELHICE E ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO BÁSICA: REVISÃO DA LITERATURA

Main Article Content

Vania Aparecida Gurian Varoto
Maria Laura Montanher Pereira da Silva
Carolina Ramos Semensato

Abstract

O objetivo deste artigo é descrever sobre a revisão da literatura do tema envelhecimento, educação básica e estudantes e está integrado a um estudo sobre as percepções de estudantes sobre o envelhecimento. A metodologia é descritiva e narrativa, a partir da base SciELO e Portal CAPES, com a combinação com os descritores envelhecimento, educação básica, estudantes e escola, entre os anos de 2013 e 2024, produções completas, de livre acesso em português e inglês. As produções desse artigo somam, 3 de 2219 produções, sendo excluídas 2216 em virtude de não alinhamento com o tema, após leitura dos títulos. As produções excluídas indicaram resultados de temas da área de saúde, educação para profissionais da saúde e processos de aprendizagem social. As 3 produções que estão integradas ao tema, sendo que uma discute sobre as indicações do Estatuto da Pessoa Idosa e Base Nacional Comum Curricular com as diretrizes de desenvolvimento de conteúdo sobre o envelhecimento nas escolas. A outras duas, discutem as concepções de professores e de crianças da pré-escola ao ensino médio sobre o envelhecimento. Os professores valorizam a possibilidade de experiências intergeracionais e estratégias de aprendizagem. Com as crianças observou-se na literatura escassez de materiais e a necessidade de potencializar os currículos escolares sobre o tema a partir da infância. O tema proposto neste estudo é de relevância social e sinaliza necessidade de expansão.

Article Details

How to Cite
VAROTO, V. A. G.; SILVA, . M. L. M. P. da; SEMENSATO, C. R. ENVELHECIMENTO, VELHICE E ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO BÁSICA: REVISÃO DA LITERATURA. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 3, n. 18, 2024. DOI: 10.56166/remici.v3n18111127. Disponível em: https://remici.editorapublicar.com.br/index.php/revista/article/view/460. Acesso em: 24 nov. 2024.
Section
Artigos

References

ALBUQUERQUE, M. S.; CACHIONI, M. Pensando a Gerontologia no Ensino Fundamental. Revista Kairós Gerontologia, v. 16, n. 5, p. 141-163, 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/view/19001. Acessado em: Jun. 2024.

ALVES, K.; LOPES, A.; PEREIRA, F. Ser um professor experiente não é sempre uma felicidade: perspectivas de professores sobre o envelhecimento. Série-Estudos, Campo Grande, MS, v. 25, n. 55, p. 279-301, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1418. Acessado em: Jun. 2024.

Brasil. Lei n° 10.741, de 1 de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto da Pessoa Idosa e dá outras providências (Redação dada pela Lei n° 14.423 de 2022); Brasil, 2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm. Acessado em: Mar. 2024.

BRASIL. Lei N ̊14.423, de 22 de julho de 2022. Altera a Lei no 10.741, de 1o de outubro de 2003, para substituir, em toda a Lei, as expressões “idoso” e “idosos” pelas expressões “pessoa idosa” e “pessoas idosas”, respectivamente. Brasília: DF, Secretaria Geral- Subchefia para Assuntos Jurídicos. 2022. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2022/Lei/L14423.htm. Acessado em: Mar. 2024.

BRASIL. Pacto Nacional de Implementação dos Direitos da Pessoa Idosa- PNSPI. Compromisso da Década do Envelhecimento 2020 - 2030. Brasília: DF, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/pessoaidosa/CARTILHA_PACTO_ENVELHE-CIMENTO_.pdf. Acessado em: Mar. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofin-al_site.pdf. Acessado em: Mar. 2024.

GOMES, I.; BRITTO, V. Censo 2022: número de pessoas com 65 anos ou mais de idade cresceu 57,4% em 12 anos. In: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Agência de Notícias, 2023. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/38186-censo-2022-numero-de-pessoas-com-65-anos-ou-mais-de-idade-cresceu-57-4-em-12-anos. Acessado em: Mar. 2024.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Características gerais dos domicílios e dos moradores 2022. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua-PNAD, 2023. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv102004_infor-mativo.pdf. Acessado em: Abr. 2024.

MAIA, F. N. O.; CORDEIRO, A. P. Vozes infantis: concepções de crianças da educação infantil acerca do envelhecimento humano e da pessoa idosa. BOITATÁ, Londrina, n. 20, p. 102-123, 2015. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/boitata/article/view/31477/22043. Acessado em: Jun. 2024.

NUNES, B. B. P.; POCAHY, F. A. Velhice e longevidade nos cotidianos da educação: rastreando (im)possibilidades nas (micro)políticas de currículo. PerCursos, Florianópolis, v. 24, p. 1-27, 2023. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/22639/15734. Acessado em: Jun. 2024.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Resumo – Relatório Mundial de Envelhecimento e Saúde. 2015. In: SBGG. Disponível em: https://sbgg.org.br/wp-content/uploads/2015/10/OMS-ENVELHECIMENTO-2015-port.pdf. Acessado em: Jun. 2024.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Guia dos programas nacionais de cidades e comunidades amigas das pessoas idosas. 2023. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/ha-ndle/10665.2/58313/9789275727928_por.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acessado em: Jun. 2024.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS). Década do Envelhecimento Saudável nas Américas (2021-2030). 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/decada-do-envelhecimento-saudavel-nas-americas-2021-2030. Acessado em: Maio. 2024.

SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2023/02/Curriculo_Pau-lista-etapas-Educa%C3%A7%C3%A3o-Infantil-e-Ensino-Fundamental-ISBN.pdf. Acessado em: Jul. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR). Curso de Graduação: Gerontologia - Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos. 2018. Disponível em: https://www.gerontologia.ufscar.br/pt-br/assets/arquivos/graduaca-o/projeto-pedagogico-gerontologia.pdf. Acessado em: Jun. 2024.