PANORAMA DOS ESTUDANTES ESTRANGEIROS NA ESCOLA MUNICIPAL CECÍLIA MEIRELES

Main Article Content

Lenir Saraiva Gallo
Jefferson Batistella
Marta Aparecida Abraão Batistella
Neusa Aparecida de Paula da Silva

Abstract

This article is the result of qualitative research, with the aim of analyzing and understanding the process of insertion and adaptation of foreign students to Escola Municipal Cecília Meireles de Lucas do Rio Verde - MT, as well as pointing out the difficulties and elements facilitators in relations between foreigners and teachers and other students at the school. Articles, books, dissertations from the CAPES and Google Scholar databases were used for theoretical basis on the topic. The results indicate that the difficulties faced concern learning the Portuguese language or understanding the mother tongue of the environment in which they find themselves, triggering factors for other academic difficulties. The effort of teachers, coordination and management of the school in the process of welcoming foreign students is evident, to try to overcome difficulties in literacy, understanding fundamental concepts and understanding various curricular components of primary education, possibly some deficits in reception It is partly associated with the lack of public policies and training that guide and provide mechanisms and structures for schools and education professionals to adequately integrate immigrants so that an effective educational process can occur.

Article Details

How to Cite
GALLO, L. S.; BATISTELLA, J.; BATISTELLA, M. A. A.; SILVA, N. A. de P. da. PANORAMA DOS ESTUDANTES ESTRANGEIROS NA ESCOLA MUNICIPAL CECÍLIA MEIRELES. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 3, n. 18, 2024. DOI: 10.56166/remici.v3n18363624. Disponível em: https://remici.editorapublicar.com.br/index.php/revista/article/view/513. Acesso em: 21 nov. 2024.
Section
Artigos
Author Biographies

Lenir Saraiva Gallo, FAVENI

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Paulista (2015) e em Letras pelo Centro Universitário FAVENI- UNIFAVENI (2022). É especialista pela UNIFAVENI em Orientação Educacional (2024). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Lucas do Rio Verde, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Cecília Meireles em Lucas do Rio Verde-MT.

Jefferson Batistella, IFMT

Mestre em Ensino (IFMT); Graduação em Ciências Biológicas (UFMT); Especialização em Metodologia do Ensino de Biologia e Química (Faculdade Internacional de Curitiba); Especialização em Redes e Computação (IFMT); Especialização em Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia (Faculdade Futura). Docente de Ciências, lotado na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC) e na Secretaria Municipal de Educação de Lucas do Rio Verde-MT.

Marta Aparecida Abraão Batistella, FAVENI

Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia pela FAVENI, Segunda Licenciatura em Pedagogia pela FAEL, Licenciada em Letras - Português e Espanhol pela UFMT, Professora Pedagoga do ensino fundamental I, lotada na Secretaria Municipal de Educação de Lucas do Rio Verde-MT.

Neusa Aparecida de Paula da Silva, UNIC

Graduada em Pedagogia, Especialista em Práticas Pedagógicas de Supervisão Escolar e Orientação Educacional, e Especialista em Educação Profissional e Tecnológica com Práticas no Ensino da Docência.

References

BALZAN, C. F. P.; KANITZ, A. Língua portuguesa para imigrantes e refugiados: relato de uma experiência no IFRS – Campus Bento Gonçalves. LínguaTec, Bento Gonçalves, RS, v. 5, n. 1, p. 273-284, jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/vi-ew/4012. Acessado em: Fev. 2024.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União, Brasília, 5 out. 1988.

BRASIL. Lei n. 13.445, de 24 de maio de 2017. Institui a Lei de Migração. Diário Oficial da União, Brasília, 25 de maio de 2017a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13445.htm. Acessado em: Nov. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov. br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acessado em: Jan. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acessado em: Jun. 2024.

BRASIL. Resolução do Conselho Nacional de Educação nº 1/2020. Ministério da Educação, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-n-1-de-13-de-novembro-de2020-288317152. Acessado em: Jan. 2024.

CANDAU, V. M. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação [online]. 2008, v. 13, n. 37, pp. 45-56. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782008000100005. Acessado em: Mar. 2024.

CURSINO, C. A. Formação de professores numa perspectiva plurilíngue para o acolhimento linguístico de estudantes migrantes/ refugiados. Calidoscópio, v. 18, n. 2, p. 415-434, 2020. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&profile=ehost&scope=site&-authtype=crawler&jrnl=16798740&AN=146921673&h=qA6C5rwkwinzNdz0JD4IX2bVm6A56AdPFO%2FpWceNgAYmQlkVBWfgXJXRebQk4mXb%2F0D4MTK4dPpL8hB9WXnOjw%3D%3D&crl=c. Acessado em: Mar. 2024.

LOPEZ, A. P. D. A.; DINIZ, L. R. A. Iniciativas jurídicas e acadêmicas para o acolhimento no Brasil de deslocados forçados. Revista da Sociedade Internacional Português Língua Estrangeira, v. 28, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/330635043_Iniciativas_Juri-dicas_e_Academicas_Brasileiras_para_o_Acolhimento_de_Imigrantes_Deslocados_Forcados. Acessado em: Set. 2024.

PORTELA, P. H. G. Direito internacional público e privado: incluindo noções de direitos humanos e direito comunitário. 9. ed. Salvador: JusPODIVM, 2017.

ROLDÃO, S. F.; SOUZA, S. A inserção escolar de imigrantes haitianos na cidade de Joinville (SC). Revista Científica Interdisciplinar Interlogos, v. 6, n. 1, p. 103 – 116, 2019. Disponível em: http://infopguaifpr.com.br/revistas/index.php/Interlogos/article/view/212. Acessado em: Set. 2024.

SÃO BERNARDO, M. A. D. Português como língua de acolhimento: um estudo com imigrantes e pessoas em situação de refúgio no Brasil. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Linguística, UFSCar: São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufsc-ar/8126. Acessado em: Set. 2024.

VISCARDI, N. A intervenção psicopedagógica na instrução bilíngue: uma ação ética de responsabilidade universal na educação do século XXI. Construção psicopedagógica. São Paulo, v. 18, n. jun. 2010, p. 55-65. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_artte-xt&pid=S141569542010000100006&lng=pt&nrm=iso. Acessado em: Set. 2024.