EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DA EJA EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO FEDERAL

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Nicolle de Carvalho Ribeiro
Marilene Nunes de Matos

Resumen

Possibilitar o entendimento sobre questões ambientais nos dias atuais pode ser uma importante ação educativa. Os assuntos que envolvem essa temática precisam ser ampliados para todo público principalmente para aqueles da educação de jovens e adultos (EJA), a fim de melhor contextualizar e difundir nos alunos uma concepção mais crítica e participativa aos quesitos que interferem na qualidade de vida de todos. Assim, este trabalho objetivou identificar o interesse e o conhecimento dos alunos da EJA sobre questões ambientais no âmbito doméstico e escolar. A pesquisa teve caráter de estudo exploratório, do tipo pesquisa-ação e bibliográfica, com caráter descritivo e de abordagem qualitativa. Foi desenvolvida com os alunos da EJA, curso técnico em administração, e consistiu na aplicação de um questionário via google forms que consistia de 30 perguntas envolvendo a temática social, ações do meio ambiente, conhecimento sobre educação ambiental e participação da instituição para interação do alunado na temática. Os respondentes foram maioria mulheres e com idade entre 18 e 25 anos. Dos participantes da pesquisa, 74% priorizam meios que reduzam o acúmulo de lixo, poluição e uso abusivo de recursos naturais; 84% consideram necessária a discussão sobre educação ambiental e; para o ambiente escolar, foi perceptível ser ampliada a temática ambiental e a inserção dos alunos em projetos locais, podendo ser trabalhados de forma interdisciplinar. Diante disso, tornou-se necessário entender a percepção da temática ambiental para o público da EJA e assim possibilitar atitudes com ações mais sustentáveis e conscientes no ambiente doméstico e escolar.

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Cómo citar
RIBEIRO, N. de C.; MATOS, M. N. de. EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DA EJA EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO FEDERAL. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 2, n. 7, 2023. DOI: 10.56166/remici.238v2n7863. Disponível em: https://remici.editorapublicar.com.br/index.php/revista/article/view/182. Acesso em: 22 nov. 2024.
Sección
Artigos

Citas

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