EXATAS MAIS: O CANAL DO CONHECIMENTO

Contenido principal del artículo

Henrique Martins Barros
Ítalo das Virgens Barros

Resumen

Este trabalho mostra o uso de vídeos através do canal Exatas mais disponibilizados  no YouTube para fins pedagógicos, abordando conteúdos de Química  na perspectiva de auxiliar os  alunos como estudo complementar. Percebendo os desafios enfrentados por alunos no processo da construção da aprendizagem na modalidade de aulas remotas, foi criado o Exatas mais - o canal do conhecimento, voltado para alunos do Ensino Médio, que através de experimentos investigativos, curiosidades e resolução de questões do Vestibular e Enem, procurou-se ajudar esses discentes com dificuldades. Diante desse cenário, o Exatas mais,  tem como objetivo realizar experimentos de forma lúdica, utilizando materiais alternativos com o intuito de ensinar Química e tirar dúvidas sobre conteúdos dessa disciplina e assim contribuir com o aprendizado de vários estudantes. A partir de uma pesquisa online, pelo chat do canal Exatas mais, feita com estudantes do Ensino Médio, vários experimentos foram usados para elaboração dos vídeos experimentais, com conteúdos escolhidos por eles  e postados no You Tube. Alguns deles foram: Bateria com forma de gelo, Fazendo cristal de NaCl, Fazendo prata e Produzindo gás Hidrogênio. Através dos experimentos , os conteúdos eram abordados. Percebemos através das interações com os alunos, que os vídeos foram de suma importância, pois através do chat, os mesmos tiravam dúvidas e sugeriam questões a serem resolvidas com experimentos investigativos.

Detalles del artículo

Cómo citar
MARTINS BARROS, H.; DAS VIRGENS BARROS, Ítalo. EXATAS MAIS: O CANAL DO CONHECIMENTO. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 3, n. 15, 2024. DOI: 10.56166/remici.d2v3n1516924. Disponível em: https://remici.editorapublicar.com.br/index.php/revista/article/view/333. Acesso em: 24 nov. 2024.
Sección
Artigos

Citas

ARROIO, A.; GIORDAN, M. O Vídeo educativo: aspectos da organização do ensino. Química Nova na Escola. São Paulo. n. 24. Nov. 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/324759123_O_video_educativo_aspectos_da_organizacao_do_ensino. Acessado em: Nov. 2023.

COSCARELLI, C.; RIBEIRO, A. E. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Educação do Vale dos Arinos. Belo Horizonte. n. 1. Out. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.30681/relva.v3i1.1468. Acessado em: Out. 2023.

DUARTE, J. D.; SILVA, A. P. de P. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Educação do Vale dos Arinos. Belo Horizonte. n. 1. Jul. 2016. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/relva/article/view/1468/1444. Acessado em: Out. 2023.

GIORDAN, M. Análise e reflexões sobre os artigos de educação em química e multimídia publicados entre 2005 e 2014. Química Nova na Escola. São Paulo. n. 37. Dez. 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/289571966_Analise_e_Reflexoes_sobre_os_Artigos_ de_Educacao_em_Quimica_e_Multimidia_Publicados_entre_2005_e_2014. Acessado em: Nov. 2023.

LEITE, B. S. Discussões sobre ambientes pessoais de aprendizagem. EducaOnline. Rio de Janeiro. n.1. Jan. 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/308021092_Discus soes_sobre_Ambientes_Pessoais_de_Aprendizagem. Acessado em: Out. 2023.

LIMA, F. H. Um método de transcrições e análise de vídeos: a evolução de uma estratégia. In: Encontro Mineiro de Educação Matemática. n. 7.2015. São João Del Rei. Anais do VII Encontro Mineiro de Educação Matemática. UFSJ. 2015.p.1-11. Disponível em: https://docplayer.com.br/15960139-Um-metodo-de-transcricoes-e-analise-de-videos-a-evolucao-de-uma-estrategia-fernando-henrique-de-lima-1.html. Acessado em: Out. 2023.

OLIVEIRA, C. B. et al. A utilização de vídeo no ensino de Química para uma aprendizagem significativa. In: Congresso Ibero-Americano sobre Educação e Tecnologia. n.6. 2009.Manaus. XIII Congresso Ibero-Americano sobre Educação e Tecnologia. UEA. 2009.p.1-10. Disponível em: https://www.academia.edu/33871279/a_utiliza%c3%87%c3%83o_de_v%c3%8ddeo_no_ensino_de_qu%c3%8dmica_para_uma_aprendizagem_significativa. Acessado em: Out. 2023.

PEREIRA, M. V.; BARROS, S. S. Análise da produção de vídeos por estudantes como uma estratégia alternativa de laboratório de física no Ensino Médio. Ensino de Física. São Paulo. n. 4. Dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/3H7WBW8X4YYqxthj4wbqcLt/?lang=pt. Acessado em: Out. 2023.

RIBAS, C. P. UHMANN, R. I. M. Aulas práticas/teóricas em ciências: uma memória reflexiva na formação docente. In: Encontro Regional de Ensino de Biologia. n. 6. 2013. Natal. V Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste. UFRN. 2013. p.20-28. Disponível em:https://www.sbenbio.org.br/geral/ix-enebio-encontro-nacional-de-ensino-de-biologia/. Acessado em: Set. 2023.

RIBEIRO, O. J. Nos bosques da educação e das novas tecnologias: um olhar para além da técnica. 2002. 206 f. Dissertação de Mestrado. Tecnologia Educacional. Universidade Federal de Santa Catarina. UFSC. Belo Horizonte. 2002. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/83212?show=full. Acessado em: Out. 2023.

TEIXEIRA, P. M.; NETO, J. M. Uma proposta de tipologia para pesquisas de natureza interventiva. Ciência e Educação. Bauru. n. 4. Dez.2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320170040013. Acessado em: Nov. 2023.