A EXPERIÊNCIA DO CLAP ESPANHOL: LÍNGUA, CULTURA E APRENDIZAGEM INTERACIONAL
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Resumen
Os desafios de formatar e ministrar um curso de idioma, no caso o Espanhol, para alunos em nível iniciante foram amplamente suplantados, ao longo do Clap, por uma metodologia de ensino marcado pela incorporação de material noticioso, cultura dos países hispano-americanos, interação e uso das redes sociais como espaço comunicativo adicional. Percebemos que a exaustão dos nossos alunos-professores, também em decorrência de suas próprias aulas remotas no contexto da pandemia, demandava uma abordagem da língua que mesclasse o caráter didático com o lúdico, o aprendizado de aspectos gramaticais com aportes significativos da cultura e contexto da América Latina. Abordagem plural amplamente amparada em Álvares Méndez (2001), Crystal (2005) e Chiappini (1997), que propõem o trabalho criativo com a língua, aproximando-a dialogicamente da literatura, por exemplo.
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Citas
ÁLVAREZ MÉNDEZ, Juan Manuel. Evaluar para conocer, examinar para excluir. Madrid: Ediciones Morata, 2001.
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