MACALA: ENTRE FENDAS DO RESISTIR E AS TRAVESSIAS DO MEMORAR

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Maria Laís Almeida Jesus

Resumen

Examinar a produção poética de Luciany Aparecida é a principal proposta desse trabalho que tem como objetivo compreender os princípios temáticos, estéticos e formais que regem o livro intitulado Macala. Publicado em 2022, a importância dessa obra se deve, entre outras coisas, por se tratar da primeira peça poética da escritora sendo parte integrante do projeto Círculo de Poemas, lançado pelas editoras Fósforo e Luna Parque. Além disso, também é interesse dessa pesquisa entender como as discussões relacionadas à questão da memória, resistência negra e imigração se manifestam na obra, inclusive em termos de sua fisicalidade, uma vez que os elementos estéticos que adornam o livro se valem da edição gráfica de Marina Ambrasas, que inicia a jornada do constante processo de ressignificação do objeto/termo que intitula o livro, Macala ou Makhala. Para tanto, tomando como base teórica as considerações de Reginaldo Prandi (2001), na obra Mitologia dos Orixás; e do estudioso Pierre Fatumbir Verger (2018), em Orixás: deuses e iorubás na África e no Novo Mundo, entre outros. A metodologia empregada é de caráter bibliográfico de cunho qualitativo, uma vez que levanta discussões críticas acerca das ressignificações do termo moçambicano que nomeia a obra, partindo da coleta de textos, leitura e análise de material já publicado, fazendo uso de revisão de literatura. Desse modo, a partir do exame da obra em destaque, pretende-se entender sua importância no cenário da poesia brasileira contemporânea relacionada a questões de luta negra. Conclui-se, com isso, que os versos que integram Macala representam uma poética de combate e exaltação das raízes da cultura afro-brasileira, a partir de suas fendas de significação que levam a compreender a relevância das discussões étnicas que transcendem a literatura e ressoam no resgate da memória por via do culto da ancestralidade.

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Cómo citar
JESUS, M. L. A.; SILVA, S. S.-. MACALA: ENTRE FENDAS DO RESISTIR E AS TRAVESSIAS DO MEMORAR. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 3, n. 18, 2024. DOI: 10.56166/remici.v3n18434324. Disponível em: https://remici.editorapublicar.com.br/index.php/revista/article/view/523. Acesso em: 21 nov. 2024.
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Susana Souto- Silva, UFAL

Professora Associada da Universidade Federal de Alagoas, onde atua na graduação e na pós-graduação da Faculdade de Letras, na linha de pesquisa Literatura: Poéticas, Cultura e Memória. Possui doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Alagoas (2008), com pesquisa sobre Glauco Mattoso, mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1999), com trabalho sobre Clarice Lispector. Fez graduação em Letras Português Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Federal de Alagoas (1993). Integra o GT da ANPOLL Teoria do Texto Poético. Participa como pesquisadora do projeto Memorial Poético dos Anos de Chumbo: Levantamento, Análise e Antologia, aprovado no Edital Pró-Humanidades (CNPq/MCTI/FNDCT). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literatura brasileira moderna e contemporânea, com pesquisas sobre memória, escrita e leitura.

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