CONCEPÇÕES DE BIODIVERSIDADE ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FEIRA DE SANTANA-BA
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente trabalho pretende investigar as concepções e os significados conferidos ao conceito de biodiversidade pelos estudantes do ensino fundamental II de uma escola pública do município de Feira de Santana-BA, buscando compreender como estes estudantes constroem suas concepções sobre biodiversidade, considerando os diversos contextos socioculturais em que estão inseridos. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo descritivo, utilizando questionário como ferramenta de coleta de dados, contendo questões abertas e fechadas. A pesquisa ocorreu em formato remoto, respeitando as medidas de distanciamento para enfrentamento da pandemia da Covid-19, e o questionário elaborado no Google Forms foi aplicado em reunião online via Google Meet. Nos resultados destacou-se a compreensão da biodiversidade como diversidade genética, de ecossistemas e de espécies, atribuindo-se a ela um valor econômico, principalmente pelos vegetais. Percebeu-se ainda o conceito de biodiversidade atrelado às categorias social, cultural, ambiental e ética, evidenciando a influência dos contextos socioculturais, bem como do ambiente escolar e das mídias, permitindo compreender a polissemia do conceito e a importância do ensino de Ciências no diálogo com as diferentes abordagens da biodiversidade.
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Citas
BARBIERI, E. Biodiversidade: a variedade de vida no planeta Terra. Cananéia: APTA, 2010. 19 p. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Edison-Barbieri/publication/339254563_BIO-DIVERSIDADE_A_VARIEDADE_DE_VIDA_NO_PLANETA_TERRA_O_conhecimento_atual_sobre_biodiversidade/links/5f31737da6fdcccc43bd7f00/BIODIVERSIDADE-A-VARIEDADE-D-E-VIDA-NO-PLANETA-TERRA-O-conhecimento-atual-sobre-biodiversidade.pdf?_tp=eyJjb250Z-Xh0Ijp7ImZpcnN0UGFnZSI6InB1YmxpY2F0aW9uIiwicGFnZSI6InB1YmxpY2F0aW9uIn19. Acessado em: Nov. 2024.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2004. 229 p.
DINIZ, E. M.; TOMAZZELO, M. G. C. Crenças e concepções de alunos do ensino médio sobre biodiversidade: um estudo de caso. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 5, 2005, Bauru. Anais do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru: ABRAPEC, 2005. p. 1-12. Disponível em: https://abrapec.com/atas_enpec/venp-ec/conteudo/artigos/1/pdf/p724.pdf. Acessado em: Nov. 2024.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. F. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 120 p. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf. Acessado em: Out. 2024.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 57 p.
KAWASAKI, C. S.; OLIVEIRA, L. B. Biodiversidade e Educação: as concepções de biodiversidade dos formadores de professores de Biologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 4, 2003, Bauru. Anais do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru: ABRAPEC, 2003. p. 1-13. Disponível em: https://fep.if.usp.br/~profis%20/arquivo/encontros/enpec/ivenpec/Arquivos/Orais/ORAL047.pdf. Acessado em: Nov. 2024.
KRZYSCZAK, F. R. As diferentes concepções de meio ambiente e suas visões. Revista de Educação do IDEAU. Getúlio Vargas, RS, v. 11, n. 23, p.1-17, jan.-jun. 2016. Disponível em: https://www.bage.ideau.com.br/wp-content/files_mf/9c9c1925f63120720408c5260bb0080d355_1-.pdf. Acessado em: Nov. 2024.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
LEITÃO, C. Biodiversidade cultural e imaginário do desenvolvimento: políticas públicas para a valorização e proteção integradas do patrimônio cultural e natural brasileiros. Políticas Culturais em Revista, Salvador, BA, v. 3, n. 1, p.5-22, dez. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/4759/3531. Acessado em: Nov. 2024.
LIMA, A. M. O.; OLIVEIRA, H. T. A (re) construção dos conceitos de natureza, meio ambiente e educação ambiental por professores de duas escolas públicas. Ciência & Educação, Bauru, SP, v. 17, n. 2, p. 321-337, abr. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/X9pw-bY7NN8cTdKkt3RgzxMH/?format=pdf&lang=pt. Acessado em: Nov. 2024.
MAGALHÃES, C. E. R.; SILVA, E. F. G.; TERÁN, A. F. O tema da biodiversidade e a educação de ciências. In: Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia, 3, 2012, Ponta Grossa. Anais do III Simpósio Nacional de ensino de Ciências e Tecnologia. Ponta Grossa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2012. p. 1-12 Disponível em: https://cf3f4bd520.clvaw-cdnwnd.com/2c0ba43fff416133889ea9055cb6f97a/200000795-7181f71fe9/2012_O%20tema%20-da%20biodiversidade%20e%20a%20educa%C3%A7%C3%A3o%20em%20ci%C3%AAncias.pdf. Acessado em: Nov. 2024.
MONACO, L. M.; MARANDINO, M. Biodiversidade nos museus: discussões sobre a (in) existência de um discurso relativo à conservação em ações educativas dos museus de ciências. In: MARANDINO, M.; MONACO, L. M.; OLIVEIRA, A. D. (Orgs.). Olhares sobre os diferentes contextos da biodiversidade: pesquisa, divulgação e educação. São Paulo: GEENF/FEUSP/ INCTTOX, 2010. p. 13-29.
NASCIMENTO, M. V. et al. Educomunicação: uma estratégia para a conservação da biodiversidade. In: SEABRA, G. J.; SILVA, J. A. da; MENDONÇA, I. T. (Orgs.) A Conferência da Terra: Aquecimento global, sociedade e biodiversidade. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2010.
OLIVEIRA, L. B.; KAWASAKI, C. S. As concepções de biodiversidade nos professores de biologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5, 2005, Bauru. Anais do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru: ABRAPEC, 2005. p. 1-12. Disponível em: https://abrapec.com/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/3/doc/p30-9.doc. Acessado em: Nov. 2024.
OROZCO, Y. A. O ensino da biodiversidade: tendências e desafios nas experiências pedagógicas. Góndola, Enseñ Aprend Cienc, Bogotá, Colômbia, v. 12, n. 2, p. 173-185, jul.-dez. 2017. Disponível em: https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/GDLA/article/view/11599/pdf. Acessado em: Nov. 2024.
SILVA, M. G.; FERREIRA, H. S. Um panorama conceitual da biodiversidade: subsídios para uma abordagem integral e polissêmica do conceito no ensino de Biologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 12, 2019, Natal. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Natal: ABRAPEC, 2019. p. 1-8. Disponível em: https://abrapec.com/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R0040-1.pdf. Acessado em: Nov. 2024.