NOUVELLE HISTOIRE: QUESTÕES CONCEITUAIS E METODOLÓGICAS APRESENTADAS À HISTÓRIA

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Júlio Resende Costa
Sônia Maria dos Santos

Resumen

Neste texto apresentamos uma síntese dos principais pontos discutidos em uma mesa redonda realizada em 1977, na França, com a participação de renomados historiadores da historiografia francesa, em especial os annalistas da terceira geração da École des Annales. Optamos pela pesquisa bibliográfica, tendo como base a obra “A nova história”, um compêndio que reuniu as principais questões e argumentações teórico-metodológicas de Jacques Le Goff, Emmanuel Le Roy Ladurie, Georges Duby, Michel de Certeau, Paul Veyne, Philippe Ariès e Pierre Nora apresentadas à história. O grande debate que se instaurou durante a terceira geração (1968-1989) da École des Annales discutiu os fundamentos, conceitos e métodos da História. A Nouvelle Histoire procurou se afastar do método positivista adotado pela história tradicional, ao passo que se aproximou cada vez mais do método qualitativo e etnológico. A Nouvelle Histoire, defendida pelos terceiros annalistas, propôs uma nova perspectiva de abordagem do fenômeno histórico. Trouxe para o cenário da discussão alguns elementos desconsiderados pela história positivista: diversificação de objetos de estudo, a micro-história (em oposição à história totalizante do projeto original) de grupos sociais descartados pela história oficial clássica, a história das mentalidades, a análise dos fenômenos sob diferentes recortes espaço-temporais e a valorização de fontes não documentais, como a história oral e a iconografia. A partir desses condicionantes, a Nouvelle Histoire se propôs analisar, compreender e explicar a realidade social em sua complexidade histórica e distintas dimensões (humana, social, cultural, política, econômica) e manifestações de linguagem (semiótica e significado).

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Cómo citar
COSTA, J. R.; SANTOS, S. M. dos . NOUVELLE HISTOIRE: QUESTÕES CONCEITUAIS E METODOLÓGICAS APRESENTADAS À HISTÓRIA. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 2, n. 1, 2023. DOI: 10.56166/remici.2023.2.v2n1.5.6. Disponível em: https://remici.editorapublicar.com.br/index.php/revista/article/view/57. Acesso em: 22 nov. 2024.
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Júlio Resende Costa, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/FACED/UFU). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA, 2016) e Mestre em Ciencias de la Educación (UAA, 2010), com especialização Lato Sensu em: 1) Mídias na Educação (UFSJ, 2022); 2) Planejamento, Implementação e Gestão da EAD (UFF, 2019); 3) Práticas de Letramento e Alfabetização (UFSJ, 2018); 4) Tecnologias, Formação de Professores e Sociedade (UNIFEI, 2018); 5) Produção de Material Didático Utilizando Linux Educacional (UFLA, 2016); 6) Informática e Comunicação na Educação (UCAM-RJ, 2012); 7) Design Instrucional para EaD Virtual (UNIFEI, 2011); 8) Geografia Humana (PUC-MG, 1995); 9) Metodologia e Didática do Ensino (CLARETIANAS, 1993). Atualização em Ciência e Tecnologia (FGV, 2016). Aperfeiçoamento em: 1) Educação Ambiental (UFMG, 2014) e 2) Educação de Jovens e Adultos na Diversidade (UFMG, 2012). Licenciado em: 1) Estudos Sociais (UNIFOR-MG, 1990) e 2) Geografia (UNIFOR-MG, 1991). Integrante dos grupos de pesquisa: 1. História da Alfabetização: lugares de formação, cartilhas e modos de fazer (FACED/UFU), na linha de pesquisa História e Historiografia da Educação; e 2: Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Tecnologias, Educação em Ciências e Inclusão (IFQ/UNIFEI). Professor Adjunto 1-A na Faculdade Presidente Antônio Carlos (FUPAC, 2017). Professor Formador I na Especialização em Docência na Educação Infantil - Universidade Federal de Uberlândia (Bolsista do Sistema UAB-Capes, 2018-2019). Professor Formador I na Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Bolsista do Sistema UAB-Capes, 2020-2022). Tutor a Distância na Especialização em Tecnologias, Formação de Professores e Sociedade - Universidade Federal de Itajubá (Bolsista do Sistema UAB-Capes). Orientador de TCC e Tutor a Distância na Graduação em Pedagogia - Universidade Federal de Lavras (Bolsista do Sistema UAB-Capes/UFLA, 2012-2021). Docente na Licenciatura em Educação Especial do Grupo PROMINAS-Faculdade Única. Professor Nível IV, Grau P (SEE-MG) e Professor Nível VI, Grau D (Prefeitura Municipal de Arcos-MG). Com 35 anos de docência, interessa pelos seguintes temas: História e Historiografia da Educação, Grupos Escolares, Alfabetização, Educação Especial, Formação Docente e Tecnologias Aplicadas à Educação.

Sônia Maria dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

É Professora Titular aposentada na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia/UFU. É licenciada em Educação Artística (1983) e Pedagogia (1987) pela UFU. Realizou o curso de Mestrado em Educação na Universidade Federal de Uberlândia (1995) e o de Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Fez pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atuou como professora do estado de Minas Gerais (1992),Foi contratada pela Prefeitura Municipal de Uberlândia(1993) foi professora, supervisora, Diretora, criou em conjunto com outros professores o Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais/CEMEPE, (1990). Foi aprovada no primeiro concurso público da Prefeitura Municipal de Uberlândia (1990). Foi aprovada em 1º lugar no concurso público da UFU.(1993), onde atuou como professora de Políticas Públicas, Alfabetização, Educação Infantil, Metodologia da Língua Portuguesa e EJA - Educação de Jovens e Adultos, no Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação. Atua como voluntaria no Mestrado, Doutorado e pós doutorado do PPGED/FACED\UFU. É membro da Diretoria da Associação Brasileira de Alfabetização. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores das áreas de Alfabetização de crianças e EJA. Pesquisa e estuda principalmente os seguintes temas: História e Memória da Alfabetização; EJA; Grupos Escolares; Formação de Alfabetizadoras Brasileiras. Coordenou o COMFOR/REDE/UFU de formação de professores na região do Triângulo Mineiro. Coordenou o Pacto do Ensino Médio nos polos da UFU e UNIMONTES. Coordenou cursos de pós-graduação, com ênfase na Diversidade e EJA, Na Juventude e EJA e no Ensino Médio e EJA. Na Docência e Educação Infantil. Desde de 2004, coordena o grupo de pesquisa do CNPQ História da Alfabetização: Lugares de formação, Cartilhas e Modos de fazer". Coordenou a coletânea EJA na Diversidade, (2010, 2013, 2015) e o livro História Alfabetização e suas Fontes, (2018), ambos da EDUFU. Neste ano organizou o livro "História da Formação das Alfabetizadoras em Minas Gerais"(2020), Editora Navegando. Coordenou o TRIEJA - Fórum de EJA do Triângulo Mineiro. Coordenou o Fórum Mineiro de EJA. Foi Conselheira da EDUFU. Foi Conselheira do CONSEX. Foi diretora eleita da FACED. Orientou 15 dissertações de mestrado, 10 teses de doutorado e 5 pós-doc.

Citas

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