NEUROCIÊNCIA EDUCACIONAL: PRINCÍPIOS DE APRENDIZAGEM COMO BASE PARA A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA
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Resumo
Em meio aos variados recursos tecnológicos digitais desenvolvidos com vistas à aprendizagem escolar, o planejamento e implementação das atividades de ensino passam – ou deveriam passar – a ser pensados com mais cautela. A utilização de um recurso digital não impacta, necessariamente, positivamente na aprendizagem, podendo causar, por outro lado, desorientação. O objetivo desta pesquisa foi apresentar dispositivos teóricos e metodológicos que justificam a utilização de recursos tecnológicos digitais com base em princípios de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo levantamento bibliográfico acerca da aprendizagem e sua relação com as ciências cognitivas foi a principal estratégia de coleta de dados. Inicialmente, aborda-se a noção da “atenção” enquanto função cognitiva primordial para a seleção de informações relevantes, associando-a a tarefas educativas importantes para a aquisição de conhecimentos. Na sequência, 10 princípios de aprendizagem baseados em evidências científicas são apresentados para subsidiar a proposição de estratégias de ensino a partir da utilização diferentes recursos tecnológicos digitais. Os resultados apontam para a importância das tecnologias digitais como parte de um conjunto de estratégias fundamentadas em princípios de aprendizagem. É fundamental que docentes estejam preparados para utilizar tais recursos de forma consciente, considerando seus impactos na aprendizagem. Evidenciou-se que o uso das tecnologias digitais pode ser uma estratégia eficiente, desde que esteja fundamentado em uma abordagem pedagógica coerente e em princípios de aprendizagem bem estabelecidos.
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