O MÉTODO MONTESSORIANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM ESPAÇOS ESTRUTURADOS E O APRENDIZADO DA AUTONOMIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo apresenta uma investigar sobre espaços estruturados na Educação Infantil e como esses podem ser pensados para promover o aprendizado e a autonomia das crianças, a partir de uma experiencia docente realizada em 2022, em uma escola na cidade Santa Maria/RS, que utiliza do método montessoriano (2020-2021). Em uma abordagem qualitativa, do tipo investigação bibliográfica, constrói-se um referencial bibliográfico com base nos estudos de Maria Montessori e os métodos abordados em sala de aula, pela autora. Destaca-se a importância desta pesquisa no entendimento de melhor compreender sobre os processos de ensino-aprendizagens das crianças, proporcionando autonomia e dispondo seus períodos ao longo da vida.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Referências
BARBOSA, M. C. S. Práticas cotidianas na Educação Infantil: Bases para a Reflexão sobre as Orientações Curriculares. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Básica Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/relat_seb_praticas_cotidianas.pdf. Acessado em: Jan. 2023.
DAVIES, S. A criança Montessori: Guia para educar crianças curiosas e responsáveis. São Paulo: nVersos, 2022.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, I. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.
MONTESSORI, M. II bambino in famiglia (A criança em família). Milano: ed. Garzanti Elefanti, 2020.
MONTESSORI, M. A mente da criança: Mente absorvente. Holanda: Pierson Publishing, 1952.
PIRODDI, C. Laboratório Montessori de emoções. São Paulo: Todo livro, 2020.
THE MONTESSORI FOUNDATION. 2021. Disponível em: metodomontessoriano.com. Acessado em: Abr. 2021.