DA ANÁLISE MICROSCÓPICA PARA AS VITRINES DE UM MUSEU: A FORMAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DAS CIÊNCIAS NAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA DE MINAS DE OURO PRETO
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Resumo
Este trabalho tem como principal campo de estudo o Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia e tem como objetivo estudar a trajetória das coleções científicas presentes no Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (EMOP). O conjunto de objetos que compõe parte desta coleção é proveniente do processo de formação e consolidação da Escola de Minas de Ouro Preto, inaugurada por Claude Henri Gorceix, em 1876. Optou-se por trazer inicialmente neste trabalho a formação e a institucionalização da maior coleção catalogada na Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto: a coleção de mineralogia. No desenvolvimento deste trabalho, considerou-se o percurso da Escola de Minas de Ouro Preto, sua fundação e relação com o primeiro processo de musealização detectado institucionalmente nas décadas de 1930. Posteriormente, analisou-se a formação e ampliação da coleção, que deu origem ao Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP, em 1997. Nesse contexto, buscou-se um cruzamento de informações entre os objetos que compõem a coleção com a documentação encontrada no processo de pesquisa e levantamento de fontes. Pode-se observar que a formação das coleções científicas na EMOP contribuiu para o ensino das engenharias na instrução superior no Brasil e consequentemente para o reconhecimento desses objetos enquanto um bem cultural.
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