ACOLHIMENTO PSICOLÓGICO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA UNESP ANÁLISE DAS QUEIXAS E DO PERFIL PSICOSSOCIAL DURANTE A PANDEMIA

Conteúdo do artigo principal

Luciana Marolla Garcia
Vera Lucia Messias Fialho Capellini
Milena Valenlogo Manente

Resumo

Este estudo buscou analisar informações dos usuários do serviço de Acolhimento em Psicoterapia Breve contidas no banco de dados do Núcleo Técnico de Atenção Psicossocial (NTAPS) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), no momento de inscrição realizada on-line para atendimento. Desse modo, esta pesquisa documental, quantitativa e descritiva teve como finalidade analisar os dados socioeconômicos e as queixas referentes à saúde mental dos discentes que procuraram ajuda no NTAPS, entre 2020 e 2021. Como resultados, em 2020, houve 81 discentes inscritos para Psicoterapia Breve e Acolhimento. Já no ano de 2021, foram 462 discentes inscritos e, entre as queixas mais frequentes, destacam-se os transtornos mentais comuns com sintomatologia ansiosa e/ou deprimida, seguidas por questões relacionadas às vinculações afetivas, luto e sociabilidade agravada com a situação da pandemia da COVID-19. Observou-se ainda, um aumento significativo no número de discentes inscritos no formulário NTPAS-on entre os anos de 2020 e 2021, que declararam receber auxílio socioeconômico provindos dos Programas Assistências da UNESP. No segundo semestre de 2020, 29,4% receberam auxílio financeiro da universidade na época da inscrição. Já os dados de 2021 mostram que este número aumentou para 49,35% do total de inscritos. Em 2021, de acordo com os dados, os grupos minoritários raciais como os indígenas e negros se mostraram pequenos, ou seja, a política de cotas raciais ainda não garante a permanência das minorias raciais nos bancos universitários do país. Destaca-se que o NTAPS vem planejando ações mais efetivas de apoio, visando garantir a promoção de saúde integral ao discente na universidade.

Detalhes do artigo

Como Citar
GARCIA, L. M. .; CAPELLINI, V. L. M. F.; MANENTE, M. V. . ACOLHIMENTO PSICOLÓGICO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA UNESP: ANÁLISE DAS QUEIXAS E DO PERFIL PSICOSSOCIAL DURANTE A PANDEMIA. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 2, n. 3, 2023. DOI: 10.56166/remici.2023.5.v2n3.6.20. Disponível em: https://remici.editorapublicar.com.br/index.php/revista/article/view/77. Acesso em: 22 nov. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Vera Lucia Messias Fialho Capellini, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Professora Pesquisadora Produtividade (CNPQ-2019-2021).Graduada em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1991), Mestrado (2001) e Doutorado (2004) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou em 2012 Pós-Doutorado na Universidade de Alcalá- Espanha, a partir do qual defendeu sua Livre docência em Educação Inclusiva em 2014. Profa. Adjunto do Depto de Educação, do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e do Programa de Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica, da FC/ UNESP- Bauru. Diretora da Faculdade de Ciências - FC/UNESP-Bauru (2021-2025). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação inicial e continuada de professores, prática de ensino, inclusão escolar e avaliação educacional. Líder do Grupo de Pesquisa: A inclusão da pessoa com deficiência, TGD e superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento. É membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação pedagógica (OIIIIPe); ambos cadastrados no CNPQ. É membro do Grupo de Pesquisa Diversidad, Discapacidad e Inclusión Social y Educativa-Diversity, Disability and Social and Educational Inclusion da Universidad de Alcalá - Espanha. Presidente da comissão organizadora do I,II,III,IV e V Congresso Brasileiro de Educação da UNESP de Bauru. Coordenou o Curso de Aperfeiçoamento em Práticas Educacionais Inclusivas em parceria com o Ministério da Educação de 2008 a 2013. Coordenou seis cursos de Especialização da Educação Especial do Redefor, em parceria com SEE/SP e com a SME/SP. Foi Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial- ABPEE (2017-2021) e atualmente é tesoureira suplente. 

Milena Valenlogo Manente, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Psicóloga Clínica, atua no Núcleo Técnico de Atenção Psicossocial da Unesp (NTAPS) com supervisão de estágio não- obrigatório e obrigatório de alunos de graduação Psicologia Unesp Assis e Bauru. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento na Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru-SP. Especialista em Terapia de Casal e Família pelo IBAP. Psicóloga Junguiana formada pelo Instituto de Psicologia Junguiana de Bauru e Região. Especialista em Psicologia Clínica pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Cranio-faciais HRAC-USP. Realizou Aprimoramento Profissional no Instituto Lauro de Souza Lima. Graduação em Psicologia pela Universidade Paulista (2002) e Graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade Paulista (2000). Principais experiências e áreas de formação: Psicologia Perinatal (estresse, depressão pós-parto, rede de apoio, incentivo ao aleitamento); Saúde do Trabalhador; Psicologia Hospitalar; Reabilitação das pessoas com deficiência; Psicoterapia de Casais e Família, Psicologia Clinica na Abordagem Junguiana e Supervisão Clinica de atendimentos. Dedica-se ao tema Maternidade e Rede de Apoio como pesquisadora em futuro projeto de Doutorado e como causa de vida.

Referências

AGRELI, M. S.; BRUNS, M. A. T. A democratização da universidade e as políticas públicas educacionais para a diversidade sexual no brasil. Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 122–130, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8534. Acesso em: 15 fev. 2023.

ALVES, R. F. et al. Gênero e saúde: o cuidar do homem em debate. Psicol. teor. prat., São Paulo, v. 13, n. 3, p. 152-166, dez. 2011 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151636872011000300012&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 21 fev. 2023.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 30 ago. 2012. Seção 1, p. 1.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo da Educação Superior 2018: notas estatísticas. Brasília, 2019.

BOUNTRESS, K.E.; CUSACK, S.E.; CONLEY, A.H.; AGGEN, S.H. The Spit For Science Working Group. In: VASSILEVA, J.; DICK, D. M.; AMSTADTER, A.B. The COVID-19 pandemic impacts psychiatric outcomes and alcohol use among college students. Eur J Psychotraumatol. v.14, n.1, 2022. Disponível em: https://doi.org/ 10.1080/20008198.2021.2022279. Acesso em 06 fev. 2023.

CAMPOS DA ROCHA, A. M.; LEAL DA SILVA, L. Y.; CASTRO SILVA, D.; MAGALHÃES FRANCO DO ESPÍRITO SANTO, P. DO S. Uma Canoa na Tempestade: O Acolhimento Psicológico Emergencial na Pandemia da Covid-19. Revista do Nufen: phenomenology and interdisciplinarity, v. 13, n. 2, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.26823/nufen.v13i2.22531. Acesso em 06 fev. 2023.

GAIOTO, E. M. G. et al. Resposta a necessidades em saúde mental de estudantes universitários: uma revisão rápida. Rev Saúde Pública. v. 55, n. 114, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2021055003363. Acesso em: 08 fev. 2023.

GONÇALVES, T. et al. A saúde mental do estudante de medicina: uma análise durante a graduação. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 5, p. 97- 106, 2018. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/saude/estudante-de-medicina. Acesso em: 06 fev. 2023.

GUNDIM, V. A.; ENCARNAÇÃO, J. P. DA; SANTOS, F. C.; SANTOS, J. E. DOS; VASCONCELLOS, E. A.; SOUZA, R. C. DE. Saúde Mental de estudantes universitários durante a pandemia de COVID-19. Revista Baiana De Enfermagem, v. 35, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.18471/rbe.v35.37293. Acesso em: 06 fev. 2023.

OLIVEIRA, E. N. et al. Covid-19: repercussões na saúde mental de estudantes do ensino superior. Saúde debate, Rio de Janeiro, v. 46, n. spe1, p. 206-220, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-11042022e114p. Acesso em: 06 fev. 2023.

OLIVEIRA, F. et al. O impacto da pandemia de Covid-19 na saúde mental dos discentes de medicina. Brazilian Journal of Development, n.6, p.62028-62037, 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/31784/pdf. Acesso em: 06 fev. 2023.

OLIVEIRA, T.; GARCIA, L. M.; CASTRO, E. O.; CAPELLINI, V. L. M. F. Alcances e desafios nos dois anos e meio de implementação de um núcleo de atenção psicossocial. Saúde e aplicações interdisciplinares 3: Editora e-Publicar, p. 335-348, 2021.

PADOVANI, R. et al. Vulnerabilidade e bem-estar psicológicos do estudante universitário. Revista brasileira de terapias cognitivas, n. 1, p. 2-10, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20140002. Acesso em: 06 fev. 2023.

ALVES, R. F; SILVA, R. P.; ERNESTO, M. V.; LIMA, A. G. B.; SOUZA, F. M. Gênero e saúde: o cuidar do homem em debate. Psicol. teor. prat., São Paulo, v. 13, n. 3, p. 152-166, dez. 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872011000300012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 fev. 2023.

RIBEIRO, A. M. F.; Resiliência e sentimento de pertença: estudo comparativo entre estudantes universitários tradicionais e não tradicionais portugueses e polacos, 2020. 57f. Dissertação (Mestrado). Universidade do Porto. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Porto, Portugal, 2020.

SALDANÃ, P. A Lei de Cotas aumentou inclusão e preservou qualidade de ensino, diz governo. https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2022/08/lei-de-cotas-aumentou-inclusao-e-preservou-qualidade-de-ensino-diz-governo.shtml. Acesso em: 08 fev. 2023

SCHMIDT, B. et al. A quarentena na covid-19: orientações e estratégias de cuidado. In: NOAL, D.; PASSOS, M.; FREITAS, C. Recomendações e orientações em saúde mental e atenção psicossocial na covid-19. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2020. p.112-122.

SILVA, S.; ROSA, A. O impacto da covid-19 na saúde mental dos estudantes e o papel das instituições de ensino como fator de promoção e proteção. Revista Prâksis, n. 2, p. 189-205, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.25112/rpr.v2i0.2446. Acesso em: 06 fev. 2023.

SUNDE; R. M.; GIQUIRA, S.; AUSSENE, M. M. Efeitos da pandemia da COVID-19 na saúde mental dos universitários: caso de estudantes da Universidade Rovuma, Moçambique. Cad. Ibero-amer. Dir. Sanit., Brasília, v. 11, n. 2, 2022 Disponível em: https://doi.org/10.17566/ciads.v11i2.869. Acesso em: 06 fev. 2023.

TASSINARI, M.; DURANGE, W. Clínica da urgência psicológica: a radicalidade do encontro como processo de promoção da saúde. IN: TASSINARI, M.; DURANGE, W. Plantão e a Clínica da Urgência psicológica. Editora CRV: Curitiba, 2019, p. 43-57.