PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO E INCLUSÃO DE UMA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO

Conteúdo do artigo principal

Veriana Silva Martins Souza
Michell Pedruzzi Mendes Araújo

Resumo

Esta pesquisa objetiva compreender processos de subjetivação e de inclusão de uma pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ademais, de modo específico, busca conhecer os fatores históricos relacionados às pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento, entender como as superstições influenciam nos processos de inclusão familiar, social, e escolar de uma pessoa com TEA, compreender a importância de  superação das barreiras atitudinais no ambiente educacional e familiar para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com TEA e analisar o processo de inclusão de uma pessoa com TEA no ensino superior. Para atingir esses objetivos, recorreu-se à metodologia pesquisa qualitativa, cujo procedimento de recolha de dados foi a aplicação de um roteiro estruturado a uma pessoa que apresenta o transtorno. Dessa maneira, para analisar os dados obtidos, foram utilizados os pressupostos de Vigotski e colaboradores. Como resultados, destacam-se os empecilhos e obstáculos que as pessoas com autismo enfrentam e enfrentaram para adquirirem os direitos que possuem na contemporaneidade, a necessidade de superar as superstições para que seja possível o avanço coletivo, as limitações ocasionadas pelas barreiras atitudinais e a necessidade emergente da coletividade avançar nos debates e ações acerca das barreiras atitudinais.

Detalhes do artigo

Como Citar
SOUZA, V. S. M.; ARAÚJO, M. P. . M. PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO E INCLUSÃO DE UMA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 2, n. 4, 2023. DOI: 10.56166/remici.2023.5.v2n4.1.33. Disponível em: https://remici.editorapublicar.com.br/index.php/revista/article/view/81. Acesso em: 22 nov. 2024.
Seção
Artigos

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-V; [tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento et al.]. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. Disponível em: http://www.niip.com.br/wpcontent/uploads/2018/06/Manual-Diagnosico-e-Estatistico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5-1-pdf.pdf. Acesso em: 07. ago. 2021.

ARAÚJO, M. P. M. Para além do biológico, o sujeito com a Síndrome de Klinefelter. 2014. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufes.br/handle/10/1135. Acesso em: 10 Jul. 2021.

ARAÚJO, M. P. M.; TRENTO. S. S. M. Processos de subjetivação. In: DRAGO, R.; BRAGA, L. V. da S. (Orgs.). Vigotski: Teoria e prática. Rio de Janeiro: Wak, 2020.

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

FREIRE, P. Ensinar é uma especificidade humana. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996, p. 56-92.

MENDES, E. G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 33, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ rbedu/a/KgF8xDrQfyy5GwyLzGhJ67m/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 04 set. 2021.

NEUROSABER. A importância do diagnóstico precoce do autismo. 2019. Disponível em: https://institutoneurosaber.com.br/importancia-diagnostico-precoce-autismo/?gclid=CjwKCAjwgb6IBhAREiwAgMYKRmE7sBMkj-di9aD2Ch9WTWvfzB4Dutodp6tLH7-3sYVBkBvPPutQ3hoCnyEQAvD_BwE . Acesso em: 08 ago. 2021.

PEREIRA, C. C. V. Autismo e família: participação dos pais no tratamento e desenvolvimento dos filhos autistas. Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, João Pessoa, v. 9, n. 2, p. 52-59, dez. 2011. Disponível em: https://revista.facene.com.br/index.php/revistane/article/view/384. Acesso em: 20 ago. 2021.

PESSOTTI, I. Deficiência Mental: da superstição à ciência. Marília: ABPEE, 2012. 204p.

PRESTES, Z. A sociologia da infância e a teoria histórico-cultural: Algumas considerações. Revista Educação Pública, Cuiabá, v. 22, n. 49, 2013, p. 295-304, jul. 2013. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/916. Acesso em: 10 ago. 2021.

RELVAS, M. P. Neurociência na prática pedagógica. Rio de Janeiro: Walk Editora, 2012. 168p.

SILVEIRA, T. S.; NASCIMENTO, L. M. Educação Inclusiva. Indaial: Uniasselvi, 2013. 221 p.

STEFFEN, B. F. et al. Diagnóstico precoce de autismo: uma revisão literária. FAMP- Faculdade Morgana Potrich. RSM – Revista Saúde Multidisciplinar, Mineiros- GO, 2019. v. 2; n. 6. Disponível em: https://fampfaculdade.com.br/wp-content/uploads/2019/12/12-DIAGNO%CC%81STICO-PRECOCE-DE-AUTISMO-UMA-REVISA%CC%83O-LITERA%CC%81RIA.pdf. Acesso em: 21 ago. 2021.

TISMOO. Conheça a história da primeira pessoa diagnosticada com autismo. 24 out. 2016. Disponível em: https://tismoo.us/comunidade/conheca-a-historia-da-primeira-pessoa-diagnosticada-com-autismo/#:~:text=O%20diagn%C3%B3stico,%C3%A9poca%20de%20%E2%80%9Cautismo%20infantil%E2%80%9D. Acesso em: 13 fev. 2022.

VIGOTSKI, L. S. Obras escogidas V - Fundamentos de Defectologia. Madrid: Visor Distribuiciones, 1997.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001a.

VIGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001b.

ENTREVISTA CONCEDIDA

SANTOS, J. ROTEIRO DE ENTREVISTA PARA UMA EDUCANDA DE PEDAGOGIA NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO- UFG, DIAGNOSTICADA COM AUTISMO. Entrevista concedida a SOUZA, Veriana. Google Forms, 22/08/2021.

ENTREVISTADA A. Perspectivas para a educação de Goiânia. Entrevista concedida a SOUZA, Veriana. Goiânia, Google Forms. 22/08/2021.