ALFABETIZAR E LETRAR NO SÉCULO XXI: DESAFIOS E POSSIBILIDADES CHALLENGES AND POSSIBILITIES

Conteúdo do artigo principal

Nair Correia Salgado de Azevedo
Daniela Cristina Magro dos Santos
Jeniffer Tellis Notário
Lauane Luisa Vieira

Resumo

Discussões relacionadas à alfabetização são constantes e uma das vertentes dessas reflexões tem pensado sobre as relações entre “Alfabetização”, “Letramento” e as mídias. O presente artigo é resultado de um trabalho de conclusão de curso e tem como objetivo geral analisar os desafios e as possibilidades geradas pela era digital para o processo de alfabetização e letramento. Como objetivos específicos esperam-se: a) refletir sobre os impactos da era digital na educação; b) entender os desafios gerados para a alfabetização e o letramento; c) destacar as possibilidades geradas para a alfabetização e letramento com o uso da tecnologia. Como metodologia, esse estudo usou da abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e coletou dados em artigos e livros sobre alfabetização e letramento, além de pesquisas já publicadas entre os anos de 2010 e 2020. Foi possível concluir que a alfabetização e o letramento na era digital oferecem desafios a professores, tanto no ensinar quanto no aprender, além de oportunizar a aprendizagem de novas competências e habilidades a discentes e docentes. Por meio das tecnologias, os docentes e alunos vivenciam novas formas de aprender e ensinar no contexto atual, essenciais à inclusão em uma sociedade da era das linguagens dos multiletramentos.

Detalhes do artigo

Como Citar
AZEVEDO, N. C. S. de; SANTOS, D. C. M. dos; NOTÁRIO, J. T.; VIEIRA, L. L. ALFABETIZAR E LETRAR NO SÉCULO XXI: DESAFIOS E POSSIBILIDADES: CHALLENGES AND POSSIBILITIES. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 2, n. 6, 2023. DOI: 10.56166/remici.2023.7.v2n6.2.52. Disponível em: https://remici.editorapublicar.com.br/index.php/revista/article/view/121. Acesso em: 24 nov. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Nair Correia Salgado de Azevedo, Universidade Estadual Paulista

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Campus de Presidente Prudente/SP. Professora Adjunta da Universidade Federal da Frinteira Sul, Campus de Laranjeiras do Sul/PR.

Daniela Cristina Magro dos Santos, Universidade do Oeste Paulista

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE.

Jeniffer Tellis Notário, Universidade do Oeste Paulista

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE.

Lauane Luisa Vieira, Universidade do Oeste Paulista

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE.

Referências

ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

ANJOS, C. I.; PEREIRA, F. H. Educação Infantil em tempos de Pandemia: outros desafios para os direitos, as políticas e as pedagogias das infâncias. Zero-a-seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, Dossiê Especial: Educação Infantil em Tempos de Pandemia, p. 3-20, Jan./ 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/79179/45389. Acessado em: Mai, 2023.

BATES, A. W. Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.

BELLONI, M. L. Escola e Mídias: cenários de mudança. In: BELLONI, M. L. Crianças e mídias no Brasil: cenários de mudança. Campinas: Papirus, p. 321-327.

BRUEL, G. J. Transformação Digital: Como as novas tecnologias vão mudar a forma como aprendemos. 2018. Disponível em: https://transformacaodigital.com/transformacao-digital-na-educacao/. Acessado em: Mai, 2023.

BUCKINGHAM, D. Crescer na Era das Mídias Eletrônicas. Trad. Gilka Girardello e Isabel Orofino. Rio de Janeiro: Loyola, 2007.

BUZATO, M. E. K. Letramento e inclusão: do estado-nação à era das TIC. DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 25, n. 1, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/delta/v25n1/a01v25n1.pdf. Acessado em: Mai.2023.

CALDAS, G. Mídia, escola e leitura crítica do mundo. Educação e sociedade. Campinas, v.27, n. 94, p. 117-130, Jan./ Abr. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v27n94/a06v27n94.pdf. Acessado em: Mai, 2023.

CARVALHO, I. L. P. Alfabetização e letramento: caminhos de conhecimento. 2016. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Nova Cruz, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/41885/2/TCC%20IVANA%20-%20FINAL%20PDF.pdf. Acessado em: Mai, 2023.

CASTELLS, M. A era da informação: economia, sociedade e cultura. v.1, 8ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

DE ARAUJO, E. V. F. Letramento em contexto digital: diferentes práticas de leitura e escrita. In: Anais do XV Congresso Nacional de Linguística e Filologia, n.5, 2011, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF, Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2011, p. 640-646. Disponível em: http://www.filologia.org.br/xv_cnlf/tomo_1/56.pdf. Acessado em: Mai, 2023.

ESTEBAN, M. P. S. Pesquisa qualitativa em Educação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

FEITOSA, E. M. F. Mídia-Educação: possibilidade na formação em serviço de professores em HTPC. 2018, 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Presidente Prudente. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/181009/feitosa_emf_me_prud.pdf?sequence=4&isAllowed=y. Acessado em: Mai, 2023.

FRANCO, G. E. F.; NOGUEIRA, E. M. L.; PRATA, W. M. L. Educação Infantil no contexto amazônico: experiências em tempos de pandemia. Zero-a-seis, v. 23, n. Especial, Dossiê Especial: Educação Infantil em Tempos de Pandemia, p. 244-268, Jan./ 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/78988/45383. Acesso em: 19. Mai. 2021.

FREITAS, M. T. A. Cibercultura e formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de Pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GIRARDELLO, G. Produção Cultural infantil diante da tela: da TV à Internet. Teias, Rio de Janeiro, v.6, n. 11-12, p. 1 – 12, Jan./Dez. 2005. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/23980/16951. Acessado em: Mai, 2023.

GOMES, E. X. Pedagogia da presença na formação de educadoras/es de infância: perspectivas sobre as suas (im)potências no âmbito da Pandemia. Zero-a-seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, Dossiê Especial: Educação Infantil em Tempos de Pandemia, p. 269-290, Jan./ 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/79039/45384. Acessado em: Mai, 2023.

KATO, M. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática, 1986.

KLEIMAN, A. B. Letramento na contemporaneidade. São Paulo, Bakhtiniana, v. 9, n.2, p.72-91, Ago./Dez. 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/19986/15597. Acessado em: Mai, 2023.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2007.

LEMOS, A.; PERL, L. Comunicação e Tecnologia: uma experiência de “classe invertida”. Comunicação e Educação, São Paulo, v. 20, n.1, p. 127-139, Jan/ Jun. 2015. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/84709/96731. Acessado em: Mai, 2023.

LEVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MIYAZAKI, A. R. S. O Uso da Tecnologia para Alfabetizar e Letrar no Século XXl. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, São Paulo, v.4, n.2, p 219-230, Jul./ 2017. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/wp-content/uploads/artigo-cientifico/pdf/alfabetizacao-e-letramento.pdf. Acessado em: Mai, 2023.

PRETTO, N. L. O desafio de educar na era digital. Revista Portuguesa de Educação, Minho, v. 24, n. 1, p. 95-118, 2011. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/3042/2459. Acessado em: Mai, 2023.

PRESKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants. 2001. Disponível em: https://marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. Acessado em: Mai, 2023.

SANTI, V. J. A Sociedade em rede, a geração digital e a crise na imprensa: Para onde caminha o jornalismo. Revista Interamericana de Comunicação Midiática. Santa Maria, v.13, n. 26, p. 1-15, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/15641/pdf. Acessado em: Mai, 2023.

SANTOS, E. M. Pesquisa na internet: copia/cola??? In: ARAÚJO, J. C. (Org.). Internet & Ensino: novos gêneros, outros desafios. Rio de Janeiro: Singular, 2009, p. 268-278.

SOARES, M. Letramento-um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

TFOUNI, L. V. Adultos não alfabetizados: o avesso do avesso. Campinas: Pontes, 1988.

TEZANI, T. C. R. Nativos digitais: considerações sobre os alunos contemporâneos e a possibilidade de se (re) pensar a prática pedagógica. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Bauru, v. 19, n. 2, p. 295-307, 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/10955/7089. Acessado em: Mai, 2023.

YAÑEZ, O. J. Como as diferentes gerações aprendem. [Entrevista concedida a: Mariana Ezenwabasili]. Educação, São Paulo, n.235, 01.Dez.2016. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2016/12/01/como-diferentes-geracoes-aprendem/. Acessado em: Mai, 2023.