ALFABETIZAR E LETRAR NO SÉCULO XXI: DESAFIOS E POSSIBILIDADES CHALLENGES AND POSSIBILITIES
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Resumo
Discussões relacionadas à alfabetização são constantes e uma das vertentes dessas reflexões tem pensado sobre as relações entre “Alfabetização”, “Letramento” e as mídias. O presente artigo é resultado de um trabalho de conclusão de curso e tem como objetivo geral analisar os desafios e as possibilidades geradas pela era digital para o processo de alfabetização e letramento. Como objetivos específicos esperam-se: a) refletir sobre os impactos da era digital na educação; b) entender os desafios gerados para a alfabetização e o letramento; c) destacar as possibilidades geradas para a alfabetização e letramento com o uso da tecnologia. Como metodologia, esse estudo usou da abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e coletou dados em artigos e livros sobre alfabetização e letramento, além de pesquisas já publicadas entre os anos de 2010 e 2020. Foi possível concluir que a alfabetização e o letramento na era digital oferecem desafios a professores, tanto no ensinar quanto no aprender, além de oportunizar a aprendizagem de novas competências e habilidades a discentes e docentes. Por meio das tecnologias, os docentes e alunos vivenciam novas formas de aprender e ensinar no contexto atual, essenciais à inclusão em uma sociedade da era das linguagens dos multiletramentos.
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