POLÍTICA E CIDADANIA: RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA OBSERVADA JUNTO À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

Conteúdo do artigo principal

Carlos Eduardo Candido Pereira
Kellen Rodrigues de Souza
Thalita Rosany de Oliveira França

Resumo

Este estudo buscou conhecer a comunidade do entorno de uma instituição de ensino superior recém-implantada no município de Goiânia, Estado de Goiás. A origem da temática derivou de um trabalho teórico-prático realizado em uma disciplina do curso de Pedagogia que tem por objetivo a formação do Pedagogo Social. O objetivo geral foi o de compreender com os participantes conceitos como a cidadania e a política. Para isso foi utilizada como metodologia o estudo de caso com abordagem exploratória para conhecer e mapear a realidade da comunidade no entorno da mencionada instituição. A pesquisa teve a participação de quinze pessoas que responderam a um questionário estruturado em temas que permitiam conceber três categorias de análise: a) conhecimento e perspectiva da população quanto ao campus da rede federal de ensino; b) conhecimento da população sobre cidadania e formas de participação cidadã na comunidade onde reside e; c) expectativa quando ao curso de Pedagogia na comunidade da rede de ensino federal. A análise dos dados possibilitou compreender as expectativas da comunidade com a nova instituição, bem como, aferir o nível de compreensão em temas relacionados à política e cidadania. Os resultados apontam que a instituição de ensino e o curso de Pedagogia podem contribuir para a promoção de pautas que garantam a efetivação de direitos e deveres da comunidade.  Dado o exposto, é possível concluir que os participantes percebem a presença da instituição de ensino como um benefício para todas as pessoas no entorno, entretanto, necessitam conhecer mais os serviços oferecidos por esta e pelos seus vários cursos e, em especial, pelo de Pedagogia.  Por outro lado, a instituição também precisa atuar de modo mais ativo no entorno onde está inserida.

Detalhes do artigo

Como Citar
PEREIRA, C. E. C.; SOUZA, . K. R. de; FRANÇA, T. R. de O. POLÍTICA E CIDADANIA: RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA OBSERVADA JUNTO À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 2, n. 7, 2023. DOI: 10.56166/remici.238v2n7762. Disponível em: https://remici.editorapublicar.com.br/index.php/revista/article/view/192. Acesso em: 18 jan. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Carlos Eduardo Candido Pereira, Instituto Federal de Goiás

É Doutor em Educação Escolar na área de Política e Gestão Educacional (UNESP/SP) com período "sanduíche" na Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Mestre em Educação Escolar na linha Formação de Professores, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas (UNESP/SP). Graduado em Licenciatura em Pedagogia (UNESP/SP) com habilitação para Educação Especial: Deficiência Intelectual. Também é especialista em Educação Inclusiva, Especial e Políticas de Inclusão (Faculdade Serra Geral/MG), Especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho (UFPI/PI). Especialista em Educação à Distância (Faculdade Iguaçu/PR). É cursista na especialização em Psicopedagogia (Faculdade Iguaçu/PR). Em sua trajetória acadêmica se dedicou especialmente ao tema da Inclusão da Pessoa Com Deficiência na relação escola e mundo do trabalho. Sobre a sua trajetória profissional, está como professor substituto na área de Educação pelo Instituto Federal de Goiás (IFG) Campus de Goiânia Oeste e, em paralelo, também está como Coordenador de Tutores Virtuais no curso de Pedagogia na modalidade a distância pela Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de São Carlos (UAB-UFSCar). Dentre outras experências profissionais já esteve na modalidade presencial em funções como: Coordenador Pedagógico do Ensino Fundamental e Médio; Coordenador do Curso de Graduação em Pedagogia; Professor Auxiliar do Ensino Superior nas disciplinas do curso de Pedagogia e nas disciplinas pedagógicas dos cursos de graduação. Professor no Ensino Médio. Professor em curso Técnico na modalidade de Jovens e Adultos. Foi professor de Educação Especial na Educação Infantil e na Educação Básica. Na modalidade a distância já atuou como docente e coordenador de curso de graduação em Pedagogia, bem como, na prestação de serviços a instituições públicas e particulares com vasta experiência em tutoria, supervisão, elaboração de guias de estudo, desenvolvimento de banco de questões, leitura crítica (revisão/curadoria) para cursos de formação, capacitação e especialização de instituições de nível superior e de qualificação profissional. Enquanto pesquisador dedica-se aos seguintes temas: Educação Especial e Inclusiva, Políticas Educacionais, Organização da Educação, Gestão Educacional, Formação de Professores e Práticas de Ensino; Educação a Distância (EAD).

Referências

BRASIL. Resolução CNE/CP, Nº 1 de 15 de maio de 2006. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 22. Jul. 2022.

INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS. Projeto Pedagógico PP: curso de Pedagogia, Campus Goiânia Oeste. Goiânia: 2014. Disponível em: http://w2.ifg.edu.br/goianiaoeste/images/Arquivos/projetopedagogia.pdf#page=25&zoom=100,109,265 Acesso em: 22.jul.2022.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 2012.

PERRENOUD, P. Escola e Cidadania: o papel da escola na formação para a democracia. Porto Alegre: Artmed, 2004.