POLÍTICA E CIDADANIA: RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA OBSERVADA JUNTO À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

Main Article Content

Carlos Eduardo Candido Pereira
Kellen Rodrigues de Souza
Thalita Rosany de Oliveira França

Abstract

This study is about to know the community surrounding a federal educational institution. The origin of the theme derived from a discipline present in the curriculum of the Pedagogy course of a federal educational institution located in Goiânia, State of Goiás. The training provided at this institution is aimed at promoting Social Pedagogy. Given the above, academics are constantly encouraged and motivated to scientific production. Thus, in view of the result of the production of the final work in a discipline, this study, part of a larger production, gives voice and opinion to society regarding the presence of a new physical campus inserted in its surroundings and the expectations of access and participation. In addition, among other objectives, we sought to understand with the participants the understanding of concepts of citizenship and politics. In view of this, the case study was used as a methodology in order to know and map the reality of the surroundings to enable the institution's actions with the community, in particular, derived from the undergraduate course in Pedagogy. The research had the participation of fifteen participants who answered a questionnaire that included the expectations with the new institution in their coexistence and the understanding about politics and citizenship and the possible actions to be demanded by the Pedagogy course. After applying the questionnaire to individuals, members of the local community, the data were analyzed and the results were presented in three categories of analysis. In conclusion, it was observed that most people have little knowledge regarding the services provided and offered by the federal educational institution and the Pedagogy course. On the other hand, the community perceives the presence of the institution as a benefit for all people in the surroundings.

Article Details

How to Cite
PEREIRA, C. E. C.; SOUZA, . K. R. de; FRANÇA, T. R. de O. POLÍTICA E CIDADANIA: RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA OBSERVADA JUNTO À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 2, n. 7, 2023. DOI: 10.56166/remici.238v2n7762. Disponível em: https://remici.editorapublicar.com.br/index.php/revista/article/view/192. Acesso em: 22 nov. 2024.
Section
Artigos
Author Biography

Carlos Eduardo Candido Pereira, Instituto Federal de Goiás

É Doutor em Educação Escolar na área de Política e Gestão Educacional (UNESP/SP) com período "sanduíche" na Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Mestre em Educação Escolar na linha Formação de Professores, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas (UNESP/SP). Graduado em Licenciatura em Pedagogia (UNESP/SP) com habilitação para Educação Especial: Deficiência Intelectual. Também é especialista em Educação Inclusiva, Especial e Políticas de Inclusão (Faculdade Serra Geral/MG), Especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho (UFPI/PI). Especialista em Educação à Distância (Faculdade Iguaçu/PR). É cursista na especialização em Psicopedagogia (Faculdade Iguaçu/PR). Em sua trajetória acadêmica se dedicou especialmente ao tema da Inclusão da Pessoa Com Deficiência na relação escola e mundo do trabalho. Sobre a sua trajetória profissional, está como professor substituto na área de Educação pelo Instituto Federal de Goiás (IFG) Campus de Goiânia Oeste e, em paralelo, também está como Coordenador de Tutores Virtuais no curso de Pedagogia na modalidade a distância pela Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de São Carlos (UAB-UFSCar). Dentre outras experências profissionais já esteve na modalidade presencial em funções como: Coordenador Pedagógico do Ensino Fundamental e Médio; Coordenador do Curso de Graduação em Pedagogia; Professor Auxiliar do Ensino Superior nas disciplinas do curso de Pedagogia e nas disciplinas pedagógicas dos cursos de graduação. Professor no Ensino Médio. Professor em curso Técnico na modalidade de Jovens e Adultos. Foi professor de Educação Especial na Educação Infantil e na Educação Básica. Na modalidade a distância já atuou como docente e coordenador de curso de graduação em Pedagogia, bem como, na prestação de serviços a instituições públicas e particulares com vasta experiência em tutoria, supervisão, elaboração de guias de estudo, desenvolvimento de banco de questões, leitura crítica (revisão/curadoria) para cursos de formação, capacitação e especialização de instituições de nível superior e de qualificação profissional. Enquanto pesquisador dedica-se aos seguintes temas: Educação Especial e Inclusiva, Políticas Educacionais, Organização da Educação, Gestão Educacional, Formação de Professores e Práticas de Ensino; Educação a Distância (EAD).

References

BRASIL. Resolução CNE/CP, Nº 1 de 15 de maio de 2006. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 22. Jul. 2022.

INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS. Projeto Pedagógico PP: curso de Pedagogia, Campus Goiânia Oeste. Goiânia: 2014. Disponível em: http://w2.ifg.edu.br/goianiaoeste/images/Arquivos/projetopedagogia.pdf#page=25&zoom=100,109,265 Acesso em: 22.jul.2022.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 2012.

PERRENOUD, P. Escola e Cidadania: o papel da escola na formação para a democracia. Porto Alegre: Artmed, 2004.