POLÍTICA E CIDADANIA: RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA OBSERVADA JUNTO À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo buscou conhecer a comunidade do entorno de uma instituição de ensino superior recém-implantada no município de Goiânia, Estado de Goiás. A origem da temática derivou de um trabalho teórico-prático realizado em uma disciplina do curso de Pedagogia que tem por objetivo a formação do Pedagogo Social. O objetivo geral foi o de compreender com os participantes conceitos como a cidadania e a política. Para isso foi utilizada como metodologia o estudo de caso com abordagem exploratória para conhecer e mapear a realidade da comunidade no entorno da mencionada instituição. A pesquisa teve a participação de quinze pessoas que responderam a um questionário estruturado em temas que permitiam conceber três categorias de análise: a) conhecimento e perspectiva da população quanto ao campus da rede federal de ensino; b) conhecimento da população sobre cidadania e formas de participação cidadã na comunidade onde reside e; c) expectativa quando ao curso de Pedagogia na comunidade da rede de ensino federal. A análise dos dados possibilitou compreender as expectativas da comunidade com a nova instituição, bem como, aferir o nível de compreensão em temas relacionados à política e cidadania. Os resultados apontam que a instituição de ensino e o curso de Pedagogia podem contribuir para a promoção de pautas que garantam a efetivação de direitos e deveres da comunidade. Dado o exposto, é possível concluir que os participantes percebem a presença da instituição de ensino como um benefício para todas as pessoas no entorno, entretanto, necessitam conhecer mais os serviços oferecidos por esta e pelos seus vários cursos e, em especial, pelo de Pedagogia. Por outro lado, a instituição também precisa atuar de modo mais ativo no entorno onde está inserida.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Referências
BRASIL. Resolução CNE/CP, Nº 1 de 15 de maio de 2006. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 22. Jul. 2022.
INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS. Projeto Pedagógico PP: curso de Pedagogia, Campus Goiânia Oeste. Goiânia: 2014. Disponível em: http://w2.ifg.edu.br/goianiaoeste/images/Arquivos/projetopedagogia.pdf#page=25&zoom=100,109,265 Acesso em: 22.jul.2022.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 2012.
PERRENOUD, P. Escola e Cidadania: o papel da escola na formação para a democracia. Porto Alegre: Artmed, 2004.