O RENASCIMENTO DA EDUCAÇÃO: UM RETORNO A EDUCAÇÃO CLÁSSICA? a return to classical education?

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Hélio Erikson Fontes de Sousa
Jully Silva de Melo Fontes

Resumo

É fato que a educação apresenta um descompasso não só no Brasil, mas em todo o mundo. Atualmente os alunos apresentam-se desinteressados e agressivos juntamente com professores desmotivados com o processo de ensino-aprendizagem e muitos desses são despreparados para lidar com as questões educacionais e com o perfil dos alunos. A educação clássica utilizada como ferramenta de ensino na idade média, com base no trivium e no quadrivium, apresentou um importante passo para a formação de grandes tecnólogos, cientistas, gênios e polímatas. A eloquência das Artes Liberais no processo e ensino-aprendizagem garantiu o aprendizado das ciências complexas principalmente devido à presença da linguagem e da gramatica em todas as camadas de ensino. Na busca por reverter o cenário atual, os pesquisadores e os responsáveis pela educação têm buscado inúmeras propostas para que o processo de ensino aprendizagem se torne mais eficaz, evitando a formação dos denominados “analfabetos funcionais”. Alguns pesquisadores da área d educação tem buscado entender a educação clássica das “artes liberais” para retornar as ideias e a forma de ensinar. Na história, a utilização do trivium e do quadrivium como modelos de ensino eram utilizados de modo satisfatório, apresentando resultados significantes. Tendo em vista as lacunas que se apresentam na educação moderna, esse estudo pretende revisitar o modelo de educação clássica e vislumbrar um renascimento da educação. O estudo foi realizado pelo método de revisão de literatura. Através da busca em bancos dados científicos, que tem como finalidade reunir o conhecimento científico, antes produzido sobre o tema investigado.

Detalhes do artigo

Como Citar
SOUSA, H. E. F. de; FONTES, J. S. de M. O RENASCIMENTO DA EDUCAÇÃO: UM RETORNO A EDUCAÇÃO CLÁSSICA? a return to classical education?. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 2, n. 11, 2023. DOI: 10.56166/remici.2311v2n11265. Disponível em: https://remici.editorapublicar.com.br/index.php/revista/article/view/239. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos

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