O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO DO PROFESSOR E ALUNO

Conteúdo do artigo principal

Hélio Erikson Fontes de Sousa

Resumo

A relação entre o professor-aluno tem sido um dos temas mais importantes na atualidade no tocante ao contexto escolar. Durante as práticas educativas é possível perceber que não tem sido dado a devida atenção a essa temática. Por isso muitas ações planejadas pela comunidade escolar acabam fracassando. Tendo em vista a necessidade de estabelecer uma relação professor-alunos e trazer metodologias que possibilitem esse ato, esse trabalho cogita refletir e reconhecer a relevância da do ensino-aprendizagem e a relação entre professor-aluno no contexto escolar. Esse estudo consiste em uma revisão de literatura para compilar o pensamento de diferentes autores e estudiosos sobre temas relacionados, dividido em três tópicos. O primeiro apresenta uma breve revisão sobre a relação entre professor e aluno. No segundo, os aspectos voltados para as metodologias de ensino e aprendizagem. No terceiro ponto o papel do professor e do aluno no ato de aprender e ensinar.

Detalhes do artigo

Como Citar
SOUSA, H. E. F. de. O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO DO PROFESSOR E ALUNO. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 3, n. 17, 2024. DOI: 10.56166/remici.v3n176624. Disponível em: https://remici.editorapublicar.com.br/index.php/revista/article/view/348. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos

Referências

AQUINO, J. G. A relação professor-aluno: do pedagógico ao institucional. São Paulo: Summus, 1996.

BARBOSA, F. R. M.; CANALLI, M. P. Qual a importância da relação professor-aluno¬no processo ensino-aprendizagem¬? Revista Digital. Buenos Aires. v. 16, n. 160, set. 2011. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/4105/1/TGHN27072017.pdf. Acessado em: Jan. 2024.

BEHRENS, M. A.; JOSÉ, E. M. A. Aprendizagem por projetos e os contratos didáticos. Revista Diálogo Educacional, v. 2, n. 3, p. 77–96, jan./jun. 2001. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189118142006.pdf. Acessado em: Jan. 2024.

BELOTTI, S. H. A.; FARIA, M. A. Relação professor/aluno. Saberes da Educação, v. 1, n. 1, p. 01–12, 2010. Disponível em: https://docs.uninove.br/arte/fac/publicacoes/pdfs/salua.pdf. Acessado em: Jan. 2024.

COELHO, H. S. H. Experiências, emoções e transformações na educação continuada: um estudo de caso. 2011. 76 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguisticos) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/DAJR-8H5QQD. Acessado em: Jan. 2024.

ESPINDOLA, L.; JULIANO, J. M. M. Afetividade nas relações humanas educacionais. Rev. Eletr. Cient. Inov. Tecno., Medianeira, v. 8, n. 16, 2017. Disponpivel em: https://riut.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20751. Acessado em: Jan. 2024.

FREIRE, P. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 19ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia:saberes necessários à prática educativa. 53ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

GOLEMAN, D. Inteligência emoncional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1991.

LOPES, R. C. S. A relação professor aluno e o processo ensino aprendizagem. Obtido A, v. 9, n. 1, p. 1-28, 2011. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1534-8.pdf. Acessado em: Jan. 2024.

MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

NUNES, T. G. H. A relação professor(a)/aluno(a) no processo de ensino aprendizagem. 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (curso de licenciatura em pedagogia plena. Universidade Federal da Paraíba / Centro de Educação. João Pessoa. 2017.

PILÃO, J. M. O Construtivismo. São Paulo: Edições Loyola, 1998.

RODRIGUES, J. P. Efetividade e aprendizagem: a relação professor-aluno em debate. 2023. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro de formação de professores, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande. 2023.

VENÂNCIO, A. A relação professor-aluno no processo de ensino aprendizagem. 2015. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich. Lisboa. 2015. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/12889. Acessado em: Jan. 2024.

VIEIRA, L. B. A importância da relação professor-aluno nos processos de aprendizagem. 2006. 45 f. Monografia (Bacharelado em Psicologia) — Centro Universitário de Brasília, Brasília. 2006.