TRAJETÓRIA HISTÓRICO NORMATIVA DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO BRASIL

Conteúdo do artigo principal

Renilza Carneiro Disconci
Solange Emilene Berwig

Resumo

O presente artigo é derivado de pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Pampa e apresenta um resgate histórico da construção da Política de Assistência Estudantil (PAE) no Brasil como fruto da luta de movimentos sociais e estudantis, tendo como objetivo central traçar uma linha cronológica destacando as principais ações de assistência estudantil realizadas no âmbito da legislação brasileira no que tange a construção e consolidação da referida política, bem como reconhecer a importância dos atores sociais, que ao longo dos anos atuaram em prol da garantia do direito à educação. A metodologia utilizada fundamentou-se em método dedutivo, pesquisa bibliográfica e documental, tendo como principal referência artigos científicos e marcos legais que abordam a temática ao longo do tempo. Os resultados apontam que, apesar de uma trajetória de descontinuidade, a luta dos movimentos sociais e estudantis buscou ao longo dos anos a construção de regulamentações que reverberem em uma PAE consolidada a fim de garantir não só o acesso, mas a permanência e o êxito dos estudantes.

Detalhes do artigo

Como Citar
DISCONCI, R. C.; BERWIG, S. E. TRAJETÓRIA HISTÓRICO NORMATIVA DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO BRASIL. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 3, n. 18, 2024. DOI: 10.56166/remici.v3n18292924. Disponível em: https://remici.editorapublicar.com.br/index.php/revista/article/view/466. Acesso em: 24 nov. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Renilza Carneiro Disconci, UNIPAMPA

Mestra em Políticas p´´ublicas pela Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA. Servidora do Instituto Federal Farroupilha. 

Solange Emilene Berwig, PUCRS

Doutora e mestra em Serviço Social. Assistente Social. Professora do curso de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Unipampa. Vice-líder do grupo de pesquisa Trabalho, Formação profissional em Serviço Social e Política Social na América Latina - GTFOPPS. Membro do GT Segudirad Social y Sistemas de Pensiones CLACSO.

Referências

BRASIL. Plano Nacional de Assistência Estudantil, PNAES. Decreto nº 7234 de 19 de julho de 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/Link%20para:%20http:/www.planalto.gov.br/c-civil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7234.htm. Acessado em: Ago. 2021.

BRASIL. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, de 16 de julho de 1934. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao34.htm. Acessado em: Ago. 2022.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/cons-tituicao/constituicao.htm. Acessado em: Ago. 2022.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acessado em: Ago. 2022.

BRASIL. Constituição dos Estados Unidos do Brasil, de 18 de setembro de 1946. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao46.htm. Acessado em: Ago. 2022.

BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4024.htm. Acessado em: Ago. 2022.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm. Acessado em: Jul. 2022.

BRASIL. Lei n° 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/L10172.pdf. Acessado em: Ago. 2022.

COSTA, S. G. A equidade na educação superior: uma análise das Políticas de Assistência Estudantil. Dissertação (Mestrado em Sociologia) — Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

CURY, C. R. J. Estado e políticas de financiamento em educação. Educ.soc., Campinas, v. 28, n. 100, Oct 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/DMfv3ZSwQTSFgQ3DVX7qrFJ/?lan-g=pt&format=pdf. Acessado em: Ago. 2022.

DUTRA, N. G. R.; SANTOS, M. F. S. Assistência Estudantil sob múltiplos olhares: A disputa de concepções. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, [S.l.], v. 25, n. 94, p. 148-181, feb. 2017. ISSN 1809-4465. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensa-io/article/view/827. Acessado em: Jul. 2023.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GOHN, M. G. M. Lutas e movimentos pela educação no Brasil a partir de 1970. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 23–38, 2009. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/ec-cos/article/view/1535. Acessado em: Ago. 2023.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Brasileiro de 2023. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/bra-sil/2024/03/6823697-brasil-tem-93-milhoes-de-analfabetos-maioria-com-mais-de-40-anos.html. Acessado em: Fev. 2024.

IMPERATORI, T. K. A trajetória da Assistência Estudantil na educação superior brasileira. Serviço Social & Sociedade, vol. 129, 285-303, ago. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sssoc/a/-dRhv5KmwLcXjJf6H6qB7FsP/abstract/?lang=pt. Acessado em: Fev. 2023.

KOWALSKI, A. V. Os (des) caminhos da política de assistência estudantil e o desafio na garantia de direitos. 179 f. Tese (Doutorado em Serviço Social). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, 2012.

LIMA, K. R. de S. Contra-reforma na educação superior: de FHC a Lula. São Paulo: Xamã, 2007.

LIMA, W. A. S. Elementos avaliativos de políticas públicas na implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil nos institutos federais brasileiros. Tese (doutorado) – Universidade Federal da Bahia, Escola de Administração, Salvador, 2023.

SILVA, L. B. et al. Assistência estudantil em debate: análise dos projetos de lei em tramitação no congresso nacional brasileiro. 1. ed. Curitiba: Brazil Publishing, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5016-362-4. Acessado em: Fev. 2024.

VASCONCELOS, N. B. Programa Nacional de Assistência Estudantil: uma análise da evolução da assistência estudantil ao longo da história da educação superior no Brasil/National Student Assistance Program: an analysis of the evolution of student assistance along the history of. Ensino em Re-Vista. v. 17, n. 2, Jul./Dez. 2010. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/1-1361. Acessado em: Ago. 2022.