A GESTÃO DO TRABALHO E A EDUCAÇÃO PERMANENTE NO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Conteúdo do artigo principal

Solange Emilene Berwig
Monique Bronzoni Damascena
Aline Flach Santos
Luis Fernando Pereira Dalenogare

Resumo

A política de Assistência Social (PNAS) foi alçada a um novo patamar com a aprovação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e para dar conta desta política a sua complexidade também foram instituídos normativas, documentos orientadores para a estruturação da gestão desta política. Na formulação dos aspectos formais da gestão do SUAS, instrumentos como as normas operacionais dão as diretrizes para a implementação e implantação deste. Entre os instrumentos normativos para estruturação do SUAS, destaca-se a gestão do trabalho que determina aspectos essenciais para organização e composição da Assistência Social. Este estudo se dedica a apresentar a sistematização das apreensões teóricas e concepções acerca da gestão do trabalho e a educação permanente no âmbito do SUAS. Trata-se de um estudo de natureza qualitativo, documental, construído à luz da análise crítica dos principais documentos que estabelecem as diretrizes e direções dos temas da gestão do trabalho e da educação permanente no SUAS. A amostra central do estudo são, portanto, a Norma Operacional Básica de recursos Humanos - NOB-RH/SUAS (BRASIL, 2006) e a Política Nacional de Educação Permanente do SUAS - PNEP/SUAS (BRASIL, 2013). As apreensões servem para elucidar os aspectos teóricos e metodológicos dos temas elencados, recuperar sua importância para a estruturação do SUAS e fortalecimento de seus trabalhadores na perspectiva da oferta de qualidade de serviços à população usuária. Ainda, as reflexões tecidas apresentam que as normativas, embora sejam essenciais, não tem um fim em si mesma, demandam de um conjunto de fatores para que se tornem acessíveis e viáveis como instrumento de mudança junto aos trabalhadores, gestores e conselheiros da política de Assistência Social, como: cofinanciamento, participação social, relações e condições de trabalho adequadas.

Detalhes do artigo

Como Citar
BERWIG, S. E.; DAMASCENA, M. B. .; SANTOS, A. F. .; DALENOGARE, L. F. P. . A GESTÃO DO TRABALHO E A EDUCAÇÃO PERMANENTE NO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 3, n. 18, 2024. DOI: 10.56166/remici.v3n18333324. Disponível em: https://remici.editorapublicar.com.br/index.php/revista/article/view/464. Acesso em: 18 jan. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Solange Emilene Berwig, PUC-RS

Doutora em Serviço Social. Docente na Univesidade Federal do Pampa no curso de Serviço Social e nos Programas de pós-grduação em Serviço Social e Proteção Social (PPGSSPS) e Políticas Públicas (PPGPP).

Monique Bronzoni Damascena, PUC-RS

Doutore em Serviço Social, PUC-RS,   http://lattes.cnpq.br/2560981381694082, https://orcid.org/0000-0002-8961-4580. Docente na Unipampa – São Borja/RS.

Aline Flach Santos, Unipampa

Assistente Social, mestranda do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas na Unipampa.

Luis Fernando Pereira Dalenogare, Unipampa

Licenciado em matemática. Servidor público municipal. Mestrando no Progrma de Pós-graduação em Políticas Públicas na Unipampa.

Referências

BERWIG, S. E. A NOB-RH/SUAS e as condições de trabalho na Política de Assistência Social. Qualificado em 2012. 48 páginas. Projeto de pesquisa de mestrado em Serviço Social. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS. Porto Alegre, 2012.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria nacional de Assistência Social. Plano Decenal da Assistência Social. Brasília 2005. Disponível em http://www.mds.gov.br/assistenciasocial/secretaria-nacional-de-assistencia-social-snas/cadernos/pl-ano-decenal-suas-plano-10/plano-decenal-suas-plano-10 Acessado em: Ago. 2024.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria nacional de Assistência Social. Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS – NOB-RH/SUAS. Resolução nº 269, de 13 de dezembro de 2006, publicada no DOU de 26 de dezembro de 2006. Brasília, 2006.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. NOB-RH/SUAS: anotada e comentada. Brasília, DF. Secretaria Nacional de Assistência Social, 2011.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Política Nacional de Educação Permanente do SUAS. 1ª ed. Brasília: MDS, 2013, 57p.

FERNANDES, R. M. C. A gestão do trabalho no Sistema Único de Assistência Social brasileiro: um processo em construção. In: MENDES, J.; PRATES, J.C.; AGUINSKY, B. G. (Orgs). O Sistema Único de Assistência Social: entre a fundamentação e o desafio da implantação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009.

FREIRE. P. Educação e mudança. 12ª. Edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

MALDONADO, M. T. Os construtores da paz: caminhos de prevenção da violência. São Paulo: Moderna, 1997.

NOGUEIRA, M. A. Um Estado para a sociedade civil: temas éticos e políticos da gestão democrática. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.

SARRETA, F. de O.; BERTANI, I. Perspectivas da educação permanente em saúde. Revista Ibero-americana de estudos em educação. 2010. Disponível em https://periodicos.fclar.unesp.br/ibero-americana/article/view/2765/2501. Acessado em: Set. 2024.