DOCENTE FUTURISTA: ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM PARA A ERA DA CONSCIÊNCIA EXPANDIDA

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Álaze Gabriel do Breviário
Gislene de Fátima Benedito
Deusirene Souza da Silva Fróes
Valdimeire Silvestre Lopes
Logan Faedda Rago

Resumo

Esta pesquisa investiga a integração de tecnologias emergentes no ensino, com foco na inteligência artificial (IA) e na realidade aumentada (RA), e seus impactos no aprendizado infantil. Contextualiza-se no cenário educacional do século XXI, caracterizado pela crescente necessidade de personalização, inclusão e desenvolvimento de habilidades socioemocionais em um ambiente altamente tecnológico. O problema central abordado é a lacuna entre a disponibilidade dessas tecnologias e sua aplicação eficaz na educação. O objetivo principal foi analisar como IA e RA podem ser integradas às práticas pedagógicas para promover o aprendizado inclusivo e eficiente. Adotou-se o paradigma neoperspectivista giftedeano, que une epistemologia reflexiva, inclusão e justiça, articulado às teorias da Aprendizagem Socioconstrutivista e das Inteligências Múltiplas. A pesquisa utilizou o método hipotético-dedutivo, complementado por uma Revisão Bibliográfica e Documental Narrativa em bases como Scopus e Web of Science, resultando na análise de 72 trabalhos selecionados. Os principais achados incluem a eficácia da IA na personalização do aprendizado e o impacto da RA no engajamento e retenção de conteúdo, destacando seu potencial para inclusão educacional. Contudo, lacunas como a ausência de infraestrutura tecnológica em escolas desfavorecidas e desafios éticos na implementação foram identificadas. As limitações incluem a falta de dados longitudinais e restrições no acesso a contextos socioeconômicos diversos. A pesquisa contribui ao ampliar o entendimento teórico, metodológico e empírico sobre inovação educacional, agregando valor à ciência, à pós-graduação e à sociedade ao promover inclusão e equidade no aprendizado.

Detalhes do artigo

Como Citar
BREVIÁRIO, Álaze G. do; BENEDITO, G. de F.; FRÓES, D. S. da S.; LOPES, V. S.; RAGO, L. F. DOCENTE FUTURISTA: ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM PARA A ERA DA CONSCIÊNCIA EXPANDIDA. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 4, n. 21, 2025. DOI: 10.56166/remici.v4n21343425. Disponível em: https://remici.editorapublicar.com.br/index.php/revista/article/view/682. Acesso em: 19 abr. 2025.
Seção
Artigos

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