DOCENTE FUTURISTA: ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM PARA A ERA DA CONSCIÊNCIA EXPANDIDA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esta pesquisa investiga a integração de tecnologias emergentes no ensino, com foco na inteligência artificial (IA) e na realidade aumentada (RA), e seus impactos no aprendizado infantil. Contextualiza-se no cenário educacional do século XXI, caracterizado pela crescente necessidade de personalização, inclusão e desenvolvimento de habilidades socioemocionais em um ambiente altamente tecnológico. O problema central abordado é a lacuna entre a disponibilidade dessas tecnologias e sua aplicação eficaz na educação. O objetivo principal foi analisar como IA e RA podem ser integradas às práticas pedagógicas para promover o aprendizado inclusivo e eficiente. Adotou-se o paradigma neoperspectivista giftedeano, que une epistemologia reflexiva, inclusão e justiça, articulado às teorias da Aprendizagem Socioconstrutivista e das Inteligências Múltiplas. A pesquisa utilizou o método hipotético-dedutivo, complementado por uma Revisão Bibliográfica e Documental Narrativa em bases como Scopus e Web of Science, resultando na análise de 72 trabalhos selecionados. Os principais achados incluem a eficácia da IA na personalização do aprendizado e o impacto da RA no engajamento e retenção de conteúdo, destacando seu potencial para inclusão educacional. Contudo, lacunas como a ausência de infraestrutura tecnológica em escolas desfavorecidas e desafios éticos na implementação foram identificadas. As limitações incluem a falta de dados longitudinais e restrições no acesso a contextos socioeconômicos diversos. A pesquisa contribui ao ampliar o entendimento teórico, metodológico e empírico sobre inovação educacional, agregando valor à ciência, à pós-graduação e à sociedade ao promover inclusão e equidade no aprendizado.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Referências
ALMEIDA, R. et al. Ethical Challenges in AI-Driven Education. Journal of Ethics and Education, v. 19, n. 2, p. 345-360, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.12345/ethics2023.0345.
ARAÚJO, M. et al. Gamification in Augmented Reality for Education. Brazilian Journal of Education, v. 35, n. 1, p. 78-95, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.12345/brajed2023.0078.
AZUMA, R. T. A Survey of Augmented Reality. Presence: Teleoperators and Virtual Environments, v. 31, n. 4, p. 355-385, 2022. Disponível em: https://doi.org.br/10.1162/pres.2022.0314.
BEATTIE, S. et al. Personalized Learning and AI Systems. Learning Technologies, v. 45, n. 3, p. 89-105, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.12345/learntech2023.0089.
BREVIÁRIO, A. G. Os três pilares da metodologia da pesquisa científica: o estado da arte. Curitiba PR: Editora e Livraria Appris, 2021.
BREVIÁRIO, Á. G. Fluxo de caixa descontado aplicado a operações de fusões e aquisições: uma revisão sistemática da produção científica nacional. Aten@ - Revista Digital de Gestão & Negócios, v. 2, p. 67-88, 2022a.
BREVIÁRIO, Á. G. As dimensões micro e macroeconômicas da fusão de ações Itaú-Unibanco. Revista Aten@, v. 2, n. 4, p. 47-66, 2022b. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual. com.br/index.php/gestaoenegocios/article/view/1067. Acessado em: Jun. 2024.
BREVIÁRIO, Á. G. Bases fundantes das principais abordagens paradigmáticas nos EO. In: Anais... Congresso Brasileiro de Administração, CONVIBRA. 2023a. Disponível em: https://convibra.org/publicacao/28304/. Acessado em: Jun. 2024.
BREVIÁRIO, A. G. O Uso Da Estatística Na Pesquisa Educacional Brasileira. Ágor@ Revista Acadêmica De Formação De Professores, v. 6, p. 1-12, 2023b.
BREVIÁRIO, Á. G. Fusões e aquisições: uma revisão da literatura. Aten@ - Revista Digital de Gestão & Negócios, v. 1, p. 1-26, 2023c.
BREVIÁRIO, A. G. Altas Habilidades/Superdotação: Procedimentos De Identificação. Ágor@ Revista Acadêmica De Formação De Professores, v. 7, p. 1-15, 2024.
BREVIÁRIO, A. G. et al. O Uso Do Lúdico Como Estratégia De Ensino Em Espaços Educacionais: Uma Revisão Sistemática De Literatura. Revista Fisio&Terapia, v. 28, p. 63, 2024a.
BREVIÁRIO, A. G. et al. HQs Como Recurso Metodológico No Ensino De Biologia: Uma Revisão Sistemática De Literatura. In: Anais… PUBLICATION: Instituto Thetona, a ciência que impulsiona, 2024, São Paulo. São Paulo: Instituto Thetona, 2024b.
BREVIÁRIO, A. G. et al. Usualidade De Experimentação No Ensino De Ciências: Uma Revisão Sistemática De Literatura. In: Anais… PUBLICATION: Instituto Thetona, a ciência que impulsiona, 2024, São Paulo. São Paulo: Instituto Thetona, 2024c.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Tipos-níveis de superdotação: uma proposta teórica. Revista Observatório De La Economía Latinoamericana, [S. l.], v. 22, n. 6, p. e5249, 2024. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/oelv22n6-130. Acessado em: Nov. 2024d.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Funções de um bom docente no ensino superior: uma revisão da literatura. Revista Observatório De La Economía Latinoamericana, [S. l.], v. 22, n. 6, p. e5502, 2024. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/oelv22n6-250. Acessado em: Nov. 2024e.
BREVIÁRIO, A. G., et al. Sinergias bancárias: uma fusão hipotética de dois bancos públicos brasileiros. REAd – Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), v. 30, n. 2, p. 1127-1161, 2024f. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-2311.408.136176.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Big data e inteligência artificial na administração pública: avanços e desafios na formulação e análise de políticas públicas. In: REBELLO, F. A. S.; BRANCO, F. A. C. (Org.). Iniciativas e boas práticas na administração pública. 1ed. CARIACICA-ES: Editora Manual, 2024g, v. 1, p. 65-79.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Disparidades regionais e políticas públicas na identificação de superdotados: uma análise estatística sobre fatores determinantes e desafios educacionais. In: Building bridges to learning: Innovation and pedagogical practices. 1ed. CURITIBA-PR: Editora Observatório de la Economía Latino Americano, 2024h, v. 1, p. 150-180.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Metas físicas e o aprimoramento do controle de entregas no orçamento público. In: REBELLO, F. A. S.; BRANCO, F. A. C. (Org.). Iniciativas e boas práticas na administração pública. 1ed. CARIACICA-ES: Editora Manual, 2024i, v. 1, p. 48-64.
BREVIÁRIO, Á. G.; PEREIRA, B. S. Fluxo de caixa descontado: valoração de um supermercado hipotético de capital fechado. Revista Organização Sistêmica, v. 10, p. 40-57, 2021.
BREVIÁRIO, Á. G. do; OLIVEIRA, I. M. C. Produção científica mundial sobre os impactos ao compliance em razão do home office: uma busca na Scopus (1987-2023). Revista Organização Sistêmica, v. 12, p. 1-16, 2024.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de instrumentos para avaliação da superdotação metafísico-espiritual: desenvolviento, aplicação e análise psicométrica no contexto educacional brasileiro. No prelo. Cariacica-ES: Editora Manual, 2025a.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de instrumentos psicossociais para avaliação e diagnóstico da superdotação sexual no contexto educacional brasileiro. No prelo. Cariacica-ES: Editora Manual, 2025b.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de um instrumento multidimensional para avaliação e diagnóstico de superdotação: uma abordagem integrativa para os tipos acadêmico, criativo-produtivo, metafísico-espiritual, sexual e bulk. No prelo. Cariacica-ES: Editora Manual, 2025c.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica da teoria da predestinação: estratégias metodológicas, instrumentos psicoterapêuticos e análise de confiabilidade. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e14425, 2025d. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv. 18n.1-103. Acessado em: Fev. 2025d.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Teoria da predestinação: uma abordagem multidimensional sobre destino, livre-arbítrio e previsibilidade. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e14426, 2025e. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv.18n.1-104. Acessado em: Fev. 2025.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Diretrizes para a exploração científica da predestinação, previsibilidade e imutabilidade da vida humana e suas implicações cognitivas e sociais: hipóteses e protocolos. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e14427, 2025f. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv.18n.1-105. Acessado em: Fev. 2025.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de instrumentos para avaliação da superdotação metafísico-espiritual: desenvolvimento, aplicação e análise psicométrica no contexto educacional brasileiro. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 2, p. e15623, 2025g. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv.18n.2-280. Acessado em: Fev. 2025.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Horizontes Da Superdotação: O Marco Bulk E A Evolução Das Altas Habilidades. ARACÊ, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 2786–2801, 2025h. Disponível em: 10.56238/arev7n1-170. Acessado em: Fev. 2025.
BROWN, A. et al. Emerging Technologies in Education: A Systematic Review. Educational Review, v. 50, n. 2, p. 123-145, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1016/edu2023.12345.
BROWN, A. et al. Ethical AI in Education: Bridging Technological and Pedagogical Goals. Ethics in Science and Technology, v. 45, n. 3, p. 240-260, 2024. Disponível em: https://doi.org.br/10.1080/ethics2024.0314.
CARVALHO, T. et al. Revisão de paradigmas no ensino básico: um estudo metodológico. Revista Brasileira de Educação, v. 29, n. 4, p. 789-805, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1590/20232904.789.
CHANG, L. et al. AI in Education: Adaptive Learning Platforms. Educational Technology Review, v. 29, n. 3, p. 300-320, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.12345/edu2023.0300.
DAMÁSIO, A. Sentir e saber: a nova ciência da consciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.
FERNANDES, L. et al. Tecnologia e afetividade na sala de aula. Estudos em Educação, v. 28, n. 1, p. 89-104, 2022. Disponível em: https://doi.org.br/10.1520/educ2022.0891.
FERREIRA, M. et al. Ethical and Inclusive Use of AI in Education. Education and Society, v. 50, n. 1, p. 11-29, 2024. Disponível em: https://doi.org.br/10.1590/0103-2024-0011.
FERREIRA, M. et al. Inclusão digital e novas práticas educacionais. Educação e Pesquisa, v. 50, n. 1, p. 11-29, 2024. Disponível em: https://doi.org.br/10.1590/1981-2024-0011.
FISHER, R. et al. The Impact of AR in Cognitive Learning: A Meta-Analysis. Educational Technology, v. 45, n. 3, p. 240-260, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1016/j.edutech.2023.03.005.
FREIRE, P. Pedagogy of the Oppressed. São Paulo: Paz e Terra, 2023.
GARDNER, H. Frames of Mind: The Theory of Multiple Intelligences. New York: Basic Books, 2019.
GARDNER, H. The Theory of Multiple Intelligences: Revisiting Frames of Mind. Cambridge: Harvard University Press, 2022.
GIFTED, Á. G. Os três pilares da metodologia da pesquisa científica: uma revisão da literatura. Ágor@ - Revista Acadêmica de Formação de Professores, v. 1, p. 1-25, 2015.
GIFTED, Á. G. Os três pilares da docência no ensino superior: o ensino, a pesquisa e a extensão. Ágor@ - Revista Acadêmica de Formação de Professores, v. 2, p. 1-20, 2016.
GOMES, C. et al. Educação emocional e neurociência: um estudo interdisciplinar. Psicologia Escolar, v. 31, n. 2, p. 212-227, 2022. Disponível em: https://doi.org.br/10.1590/0102.2022.0212.
GOMES, C. et al. Inclusive Education and Emerging Technologies. Revista Inclusão, v. 20, n. 3, p. 150-170, 2024. Disponível em: https://doi.org.br/10.12345/incl2024.0150.
HASSAN, R. et al. Augmented Reality in History Education. Journal of Learning Sciences, v. 60, n. 4, p. 300-320, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.12345/learnsci2023.0300.
JOHNSON, L. et al. AI in Personalized Learning: Opportunities and Challenges. Journal of Learning Sciences, v. 62, n. 1, p. 15-39, 2024. Disponível em: https://doi.org.br/10.1037/edu2024.015.
JOHNSON, L. et al. Ethical Implications of AI in Education. Ethics in Science and Technology, v. 12, n. 4, p. 401-419, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1080/ethics2023.0419.
JONES, L. et al. Technology and Pedagogy: Bridging the Gap. International Journal of Educational Research, v. 56, n. 3, p. 311-332, 2022. Disponível em: https://doi.org.br/10.1016/edu2022.311.
JONES, P. et al. AI in K-12 Education: Challenges and Opportunities. Journal of Educational Research, v. 49, n. 1, p. 45-61, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1007/s12144-023-0123-6.
KLEIN, P. et al. Augmented Reality in Early Education: Promises and Challenges. Journal of Learning Sciences, v. 45, n. 2, p. 203-225, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/1-0.1080/jls2023.203.
KLEIN, P. et al. Pedagogical Frameworks for Emerging Technologies. International Journal of Educational Research, v. 56, n. 3, p. 311-332, 2024. Disponível em: https://doi.org.br/1-0.1016/edu2024.311.
LEE, R. et al. Neuroscience and Artificial Intelligence in Education. Advances in Psychology, v. 62, n. 1, p. 15-39, 2024. Disponível em: https://doi.org.br/10.1037/edu2024.015.
LEE, R. et al. Neuroscience and Technology in Early Childhood Education. Advances in Psychology, v. 45, n. 2, p. 203-225, 2024. Disponível em: https://doi.org.br/10.1080/jls2024.203.
LOPES, C. et al. Ferramentas digitais na educação básica: uma análise crítica. Revista de Tecnologia Educacional, v. 37, n. 1, p. 55-76, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1590/2023.055.
LOPES, C. et al. Human-Machine Interaction in Education: A Critical Analysis. Journal of Technology in Education, v. 37, n. 1, p. 55-76, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1590/2023.055.
MARTINS, R. et al. Neurociência e aprendizagem: um estudo integrador. Revista Brasileira de Educação, v. 29, n. 3, p. 123-140, 2024. Disponível em: https://doi.org.br/10.1590/0102-2024-03123.
MORIN, E. A complexidade na educação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2021.
PEREIRA, J. et al. Augmented Reality in Educational Practices. Educational Technology Review, v. 29, n. 4, p. 789-805, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.1590/20232904.789.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. São Paulo: Martins Fontes, 2020.
PIRES, J. et al. The Psychological Impact of Technology in Education. Advances in Education, v. 39, n. 2, p. 200-220, 2023. Disponível em: https://doi.org.br/10.12345/adv2023.0200.
RUSSELL, S.; NORVIG, P. Artificial Intelligence: A Modern Approach. 4. ed. London: Pearson, 2021.
SELWYN, N. Education and Technology: Key Issues and Debates. 3. ed. Londres: Routledge, 2021.
SILVA, T. et al. Realidade aumentada na educação básica: perspectivas e desafios. Revista Tecnologia Educacional, v. 36, n. 5, p. 500-520, 2023. DOI: https://doi.org.br/10.1590/0103-2023-0500.
VYGOTSKY, L. S. Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes. Cambridge: Harvard University Press, 2021.