A CRIMINALIZAÇÃO DA GENIALIDADE: O PANORAMA DA PATOLOGIZAÇÃO E INDUÇÃO AO DESVIO DE CONDUTA EM SUPERDOTADOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esta pesquisa abordou a patologização das altas habilidades/superdotação (AH/SD) e seus impactos, investigando como indivíduos superdotados são frequentemente induzidos a comportamentos inadequados, estigmatizados e excluídos socialmente. O contexto educacional e social brasileiro, marcado por preconceitos e falta de suporte adequado, revela um cenário onde a superdotação é frequentemente mal interpretada, resultando em diagnósticos equivocados e exclusão. O objetivo principal foi compreender os mecanismos que perpetuam a criminalização e a exclusão de superdotados, bem como propor estratégias inclusivas baseadas em evidências. A pesquisa adotou o paradigma neoperspectivista giftedeano, integrando teorias como a Teoria da Predestinação, Psicologia Positiva, Neurociência Educacional, Teoria da Justiça e Teoria da Ação Comunicativa. O método hipotético-dedutivo guiou as análises, enquanto uma Revisão Bibliográfica e Documental Narrativa foi realizada com base em 112 trabalhos selecionados em bases como Scopus, Web of Science e PubMed. Os principais achados incluem a identificação de falhas em políticas públicas e práticas institucionais, a análise do impacto psicológico e social da exclusão e o reconhecimento de estratégias eficazes para promover a inclusão. As lacunas encontradas incluem a falta de dados longitudinais e estudos regionais. As limitações envolvem restrições metodológicas e a ausência de dados empíricos complementares. As contribuições teóricas, metodológicas e práticas incluem o refinamento do conceito de patologização, o fortalecimento do arcabouço interdisciplinar e a proposição de medidas inclusivas. O valor agregado está na ampliação do debate científico, educacional e social sobre a valorização das altas habilidades.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Referências
ARAÚJO, M. P.; SOUSA, C. L.; SILVA, A. J. Indução ao desvio e exclusão de superdotados: Uma análise crítica. Revista Brasileira de Psicologia, v. 40, n. 2, p. 102-119, 2022.
BREVIÁRIO, A. G. Os três pilares da metodologia da pesquisa científica: o estado da arte. Curitiba PR: Editora e Livraria Appris, 2021.
BREVIÁRIO, Á. G. Fluxo de caixa descontado aplicado a operações de fusões e aquisições: uma revisão sistemática da produção científica nacional. Aten@ - Revista Digital de Gestão e Negócios, v. 2, p. 67-88, 2022a.
BREVIÁRIO, Á. G. As dimensões micro e macroeconômicas da fusão de ações Itaú-Unibanco. Revista Aten@, v. 2, n. 4, p. 47-66, 2022b. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual. com.br/index.php/gestaoenegocios/article/view/1067. Acessado em: Jun. 2024.
BREVIÁRIO, Á. G. Bases fundantes das principais abordagens paradigmáticas nos EO. In: Anais... Congresso Brasileiro de Administração, CONVIBRA. 2023a. Disponível em: https://convibra.org/publicacao/28304/. Acessado em: Jun. 2024.
BREVIÁRIO, A. G. O Uso Da Estatística Na Pesquisa Educacional Brasileira. Ágor@ Revista Acadêmica De Formação De Professores, v. 6, p. 1-12, 2023b.
BREVIÁRIO, Á. G... Fusões e aquisições: uma revisão da literatura. Aten@ - Revista Digital de Gestão e Negócios, v. 1, p. 1-26, 2023c.
BREVIÁRIO, A. G. Altas Habilidades/Superdotação: Procedimentos De Identificação. Ágor@ Revista Acadêmica De Formação De Professores, v. 7, p. 1-15, 2024.
BREVIÁRIO, A. G., et al. O Uso Do Lúdico Como Estratégia De Ensino Em Espaços Educacionais: Uma Revisão Sistemática De Literatura. Revista Fisio&Terapia, v. 28, p. 63, 2024a.
BREVIÁRIO, A. G., et al. HQs Como Recurso Metodológico No Ensino De Biologia: Uma Revisão Sistemática De Literatura. In: Anais… PUBLICATION: Instituto Thetona, a ciência que impulsiona, 2024, São Paulo. São Paulo: Instituto Thetona, 2024b.
BREVIÁRIO, A. G., et al. Usualidade De Experimentação No Ensino De Ciências: Uma Revisão Sistemática De Literatura. In: Anais… PUBLICATION: Instituto Thetona, a ciência que impulsiona, 2024, São Paulo. São Paulo: Instituto Thetona, 2024c.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Tipos-níveis de superdotação: uma proposta teórica. Revista Observatório De La Economía Latinoamericana, [S. l.], v. 22, n. 6, p. e5249, 2024. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/oelv22n6-130. Acessado em: Nov. 2024d.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Funções de um bom docente no ensino superior: uma revisão da literatura. Revista Observatório De La Economía Latinoamericana, [S. l.], v. 22, n. 6, p. e5502, 2024. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/oelv22n6-250. Acessado em: Nov. 2024e.
BREVIÁRIO, A. G., et al. Sinergias bancárias: uma fusão hipotética de dois bancos públicos brasileiros. REAd – Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), v. 30, n. 2, p. 1127-1161, 2024f. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-2311.408.136176.
BREVIÁRIO, Á. G., et al. Big data e inteligência artificial na administração pública: avanços e desafios na formulação e análise de políticas públicas. In: REBELLO, F. A. S.; BRANCO, F. A. C. (Org.). Iniciativas e boas práticas na administração pública. 1ed. CARIACICA-ES: Editora Manual, 2024g, v. 1, p. 65-79.
BREVIÁRIO, Á. G., et al. Disparidades regionais e políticas públicas na identificação de superdotados: uma análise estatística sobre fatores determinantes e desafios educacionais. In: Building bridges to learning: Innovation and pedagogical practices. 1ed. CURITIBA-PR: Editora Observatório de la Economía Latino Americano, 2024h, v. 1, p. 150-180.
BREVIÁRIO, Á. G., et al. Metas físicas e o aprimoramento do controle de entregas no orçamento público. In: REBELLO, F. A. S.; BRANCO, F. A. C. (Org.). Iniciativas e boas práticas na administração pública. 1ed. CARIACICA-ES: Editora Manual, 2024i, v. 1, p. 48-64.
BREVIÁRIO, Á. G.; PEREIRA, B. S. Fluxo de caixa descontado: valoração de um supermercado hipotético de capital fechado. Revista Organização Sistêmica, v. 10, p. 40-57, 2021.
BREVIÁRIO, Á. G.; OLIVEIRA, I. M. C. Produção científica mundial sobre os impactos ao compliance em razão do home office: uma busca na Scopus (1987-2023). Revista Organização Sistêmica, v. 12, p. 1-16, 2024.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de instrumentos para avaliação da superdotação metafísico-espiritual: desenvolviento, aplicação e análise psicométrica no contexto educacional brasileiro. No prelo. Cariacica-ES: Editora Manual, 2025a.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de instrumentos psicossociais para avaliação e diagnóstico da superdotação sexual no contexto educacional brasileiro. No prelo. Cariacica-ES: Editora Manual, 2025b.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de um instrumento multidimensional para avaliação e diagnóstico de superdotação: uma abordagem integrativa para os tipos acadêmico, criativo-produtivo, metafísico-espiritual, sexual e bulk. No prelo. Cariacica-ES: Editora Manual, 2025c.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica da teoria da predestinação: estratégias metodológicas, instrumentos psicoterapêuticos e análise de confiabilidade. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e14425, 2025d. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv. 18n.1-103. Acessado em: 22 fev. 2025d.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Teoria da predestinação: uma abordagem multidimensional sobre destino, livre-arbítrio e previsibilidade. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e14426, 2025e. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv.18n.1-104. Acessado em: Fev. 2025.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Diretrizes para a exploração científica da predestinação, previsibilidade e imutabilidade da vida humana e suas implicações cognitivas e sociais: hipóteses e protocolos. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e14427, 2025f. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv.18n.1-105. Acessado em: Fev. 2025.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de instrumentos para avaliação da superdotação metafísico-espiritual: desenvolvimento, aplicação e análise psicométrica no contexto educacional brasileiro. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 2, p. e15623, 2025g. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv.18n.2-280. Acessado em: Fev. 2025.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Horizontes Da Superdotação: O Marco Bulk E A Evolução Das Altas Habilidades. ARACÊ, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 2786–2801, 2025h. Disponível em: 10.56238/arev7n1-170. Acessado em: Fev. 2025.
BROWN, T. L.; WALKER, J. D.; HARRIS, K. B. Longitudinal studies on gifted education: Challenges and outcomes. International Journal of Gifted Studies, v. 29, n. 4, p. 321-339, 2022.
CAMPBELL, S. R.; LI, H.; PEREZ, F. M. Mental health and giftedness: An emerging field of study. Psychological Review, v. 52, n. 2, p. 189-203, 2023.
CROSS, T. L.; DOBECK, J.; HENRY, R. B. Emotional challenges among gifted youth: A systematic analysis. Journal of Gifted Education, v. 42, n. 3, p. 158-172, 2021.
CROSS, T. L.; DOOLEY, C.; CROSS, J. R. Social barriers for gifted students: Perspectives from educators and psychologists. Gifted Child Quarterly, v. 65, n. 3, p. 179-191, 2021.
GAGNÉ, F. Toward a differentiated model of giftedness and talent. Gifted Education International, v. 37, n. 2, p. 145-161, 2021.
GARCÍA-CEPERO, M. C.; HERNÁNDEZ, J. E.; GÓMEZ, L. F. Public policies for gifted education: Gaps and opportunities. Education Policy Analysis Archives, v. 31, n. 3, p. 41-60, 2023.
GIFTED, Á. G. Os três pilares da metodologia da pesquisa científica: uma revisão da literatura. Ágor@ - Revista Acadêmica de Formação de Professores, v. 1, p. 1-25, 2015.
GIFTED, Á. G... Os três pilares da docência no ensino superior: o ensino, a pesquisa e a extensão. Ágor@ - Revista Acadêmica de Formação de Professores, v. 2, p. 1-20, 2016.
GRANT, M. J.; BOOTH, A. A typology of reviews: An analysis of 14 review types and associated methodologies. Health Information and Libraries Journal, v. 27, n. 2, p. 91-108, 2020.
GRIGORENKO, E. L. Giftedness and social challenges: A comprehensive review. Journal of Advanced Psychology, v. 34, n. 1, p. 45-62, 2020.
GRIGORENKO, E. L.; WHITLEY, B. E.; MURDOCK, S. Pathways to inclusion: Theories and practices. Journal of Advanced Learning, v. 36, n. 4, p. 289-307, 2022.
GRIGORENKO, E. L.; WHITLEY, B. E.; SCHULTZ, M. Pathologization of giftedness: A critical review. Journal of Advanced Psychology, v. 37, n. 1, p. 11-30, 2023.
HELLER, K. A.; MONKS, F. J.; PASSOW, A. H. Interdisciplinary frameworks for understanding giftedness. Talent Development and Excellence, v. 14, n. 2, p. 205-223, 2022.
HELLER, K. A.; MONKS, F. J.; PASSOW, A. H. Theoretical approaches to giftedness: A global perspective. Psychology and Education Quarterly, v. 59, n. 2, p. 121-139, 2021.
IMMORDINO-YANG, M. H.; DAMASIO, A. R.; SINGER, T. Neuroeducational perspectives on giftedness. Trends in Neuroscience and Education, v. 34, n. 2, p. 45-61, 2023.
PFEIFFER, S. I. Modern perspectives on giftedness. Psychology and Education Journal, v. 58, n. 4, p. 355-374, 2020.
PFEIFFER, S. I.; KAUFMAN, S. B.; SIEGLE, D. The socio-emotional development of the gifted: Challenges and solutions. International Journal of Emotional Intelligence, v. 58, n. 3, p. 193-209, 2022.
POPPER, K. The Logic of Scientific Discovery. London: Routledge, 2008.
REIS, S. M. Pathways to excellence: Challenges faced by gifted individuals. Journal of Educational Psychology, v. 56, n. 4, p. 280-298, 2022.
REIS, S. M.; RIZVI, S.; ORTIZ, G. Empowering gifted minorities: A sociological exploration. Journal of Social Education, v. 68, n. 1, p. 45-63, 2023.
REIS, S. M.; SMITH, L. H.; GRAY, A. K. The social impact of stigmatizing giftedness: A global perspective. Journal of Global Education, v. 67, n. 1, p. 15-29, 2023.
RENZULLI, J. S. The three-ring conception of giftedness: Theory and practice. Educational Psychology, v. 39, n. 5, p. 233-251, 2020.
SELIGMAN, M. E.; PARK, N.; PETERSON, C. Positive psychology and gifted education. Journal of Happiness Studies, v. 34, n. 4, p. 319-336, 2022.
SMITH, M. C.; JONES, T. E.; ANDERSON, J. R. Deductive reasoning in social sciences: Methods and applications. Social Research Review, v. 74, n. 2, p. 201-217, 2021.
SOUZA, M. L.; ALMEIDA, R. R.; SANTOS, P. S. Superdotação e exclusão: Perspectivas de inclusão na América Latina. Revista Brasileira de Educação, v. 28, n. 1, p. 45-61, 2023.
STERNBERG, R. J. Wisdom, intelligence, and giftedness: Integrating insights. American Journal of Psychology, v. 132, n. 3, p. 210-226, 2019.
STERNBERG, R. J.; ZIEGLER, A.; HENZE, I. Interdisciplinary perspectives on advanced cognitive abilities. Cognitive Sciences Journal, v. 67, n. 3, p. 327-349, 2022.
TURNER, D. K.; RICHARDSON, T. Social inclusion strategies for gifted individuals. International Journal of Educational Research, v. 59, n. 2, p. 93-112, 2021.
ZHANG, X.; LIU, Y.; WANG, J. Cultural dimensions of giftedness: A comparative analysis. International Journal of Educational Research, v. 98, n. 3, p. 112-129, 2023.