EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE NAS PRÉ-ESCOLAS: CUIDAR E EDUCAR CAMINHANDO JUNTOS

Main Article Content

Eliamara Arruda dos Santos
Claudia Moreira de Lima
Ligia Mara dos Santos Lente
Dennislaine Alves Lima Dantas
Amanda Pereira de Siqueira

Abstract

The promotion and health education in preschools focus on ensuring improved health and education in the welfare of the school community together with teachers, TDI and the health professional with relevance to involve the care and education. Objective: The study aims to describe the work of health promotion developed by public schools of early childhood education in the municipality of Diamantino, Mato Grosso. Methodology: This is a descriptive field study based on a qualitative approach. Data were collected in the months of November and December 2021 and March and April 2022, through interviews with the aid of a semi-structured questionnaire. Results: study 19 preschool educators, of which 4 (21.05%) were teachers and 15 (78.95%) child development technicians (TDI) of this total 19 (100%) were female and the average age was 47 years. As for the time of work in the school unit, 8 (42.10%) had been working between 5 and 10 years, 10 (52.64%) for more than 10 years, and only 1 (5.26%) for less than 1 year. Regarding the employment relationship, only 1 (5.26%) participant reported having more than one relationship, and the others (94.74%) reported having no other relationships. Final considerations: Thus, we conclude that there is a need for education teachers to apply educational strategies that facilitate and enhance the planning and implementation of health promotion actions in the school space.

Article Details

How to Cite
SANTOS, E. A. dos .; LIMA, C. M. de; LENTE, L. M. dos S.; DANTAS, D. A. L.; SIQUEIRA, A. P. de . EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE NAS PRÉ-ESCOLAS: CUIDAR E EDUCAR CAMINHANDO JUNTOS. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 3, n. 18, 2024. DOI: 10.56166/remici.v3n18424224. Disponível em: https://remici.editorapublicar.com.br/index.php/revista/article/view/514. Acesso em: 24 nov. 2024.
Section
Artigos
Author Biographies

Eliamara Arruda dos Santos, UNEMAT

Enfermeira pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

Ligia Mara dos Santos Lente, UNEMAT

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2022), especialização em AUDITORIA EM CONTAS MÉDICAS E HOSPITALARES pela FASUL EDUCACIONAL INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (2024), especialização em ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO pela FASUL EDUCACIONAL INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (2024), especialização em Centro de material esterilizado - CME pela FASUL EDUCACIONAL INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (2024), especialização em Enfermagem do Trabalho pelo Centro Universitário União das Américas Descomplica (2023) e ensino-medio-segundo-grau pela escola são benedito (2015).

Dennislaine Alves Lima Dantas, UNEMAT

Superintendente de Enfermagem do Hospital Regional Drº Antônio Fontes.
Mestrando em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT.
Pós Graduação em Gestão em Saúde, Enfermagem do Trabalho e Saúde do Trabalhador, Auditoria em Serviços de Saúde e Enfermagem em Saúde Pública com Ênfase em Vigilância em Saúde.

Amanda Pereira de Siqueira, UFMT

Bacharel em enfermagem pela Universidade do Estado de Mato -Grosso. Especialista enfermagem do trabalho - Mestra em Enfermagem, Integrante do Grupo de estudos em Saúde mental (NESM). Professora Universitária pela Unemat - Campus de Diamantino, Enfermeira da Secretaria Estado e Saúde. Membro da Comissão de Integração de Ensino e serviço (CIES) do curso técnico de enfermagem da Secretaria Estado e Saúde. Pesquisas desenvolvidas com temas Suicídio, Qualidade de Vida, Estresse.

References

ALBUQUERQUE G. C.; OLIVEIRA R. C. Conhecimento dos professores sobre a aprendizagem da linguagem escrita. Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva, Manaus, v. 1, n. 2, jul./dez. 2018. Disponível em: https://www.conic-semesp.org.br/anais/files/2017/trabalho-1000024814.pdf. Acessado em: Maio. 2022.

BAGGIO, M. A. et al. Implantação do Programa Saúde na Escola em Cascavel, Paraná: relato de enfermeiros. Revista Brasileira de Enfermagem, vol.71 supl.4 Brasília. 2018. Disponível em: http://old.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672018001001540&script=sci_arttext&tlng=pt Acessado em: Maio. 2022.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Ministério da Saúde. 1997. Biblioteca Virtual da Saúde. Disponivel em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/1997/res0218_06_03_1997.html. Acessado em: Maio. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na escola / Ministério da Saúde – Brasília: 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. https://bvsms.saude.gov.br/05-8-dia-nacional-da-saude/#footer. Acessado em: Maio. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de Atenção Básica - DAB. Programa Saúde na Escola. 2010. Disponível em: http://dab.saude.gov.br/programa_saude_na_escola.php. Acessado em: Abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. PORTARIA Nº - 1.861, DE 4 DE SETEMBRO DE 2008. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2008/p-rt1861_04_09_2008.html. Acessado em: Maio. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Programa Nacional de Tabagismo. Promoção da Saúde, 2022.Disponivel em: https://www.inca.gov.br/programa-nacional-de-controle-do-tabagismo/promocao-saude. Acessado em: Maio. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança: orientações para implementação / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-da-crianca/pnaisc. Acessado em: Maio. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde. Anexo I da Portaria de Consolidação n.º 2, de 28 de setembro de 2017. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. Disponivel em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_promocao_saude.pdf. Acessado em: Maio. 2022.

CAETANO, R. et al. Challenges and opportunities for telehealth during the COVID-19 pandemic: Ideas on spaces and initiatives in the Brazilian context. Cad Saude Publica, v. 36, n. 5. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/swM7NVTrnYRw98Rz3drwpJf/?lang=en#. Acessado em: Jun. 2022.

CARDOSO, L. S. C. et al. Acolhimento no trabalho em saúde da família: um estudo qualitativo. CuidArte Enfermagem, Juiz de Fora, v. 3, n. 2, p. 149-155, 2009. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/bde-20553. Acessado em: Jun. 2022.

COSTA, B. O. Preocupações pedagógicas e desenvolvimento profissional em Educação Física: passo ou descompasso? 2013. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropedia, 2013.

COSTA, V. B. S. et al. Tradução e adaptação transcultural para o português brasileiro do teste Children's Communication Checklist-2. CoDAS, vol. 25, n. 2, 115-119. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/codas/a/x9XhJsnYfvmnCbWHW35mFYd/?format=pdf&lang=pt . Acessado em: Abr. 2022.

COUTO, N. A. et al. O ambiente escolar e as ações de promoção da saúde. Revista do Departamento de Educação Física e Saúde e do Mestrado em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul / Unisc, Ano 17 - Volume 17 - Número 4 (Suplemento 1) - Outubro/Dezembro 2016. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/8150. Acessado em: Jun. 2022.

DIAS, B. C. D. et al. Programa Saúde na Escola (PSE): o processo de formação dos profissionais no município do Crato, Ceará, Brasil. Rev. J. of Develop. v. 6, n. 9, p. 64188-64201, 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/15985/13102. Acessado em: Jan. 2022.

FARIAS, I. C. V. et al. Análise da Intersetorialidade no Programa Saúde na Escola. Rev. bras. educ. med. [online], v. 40, n. 2, p. 261-267, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?scr-ipt=sci_arttext&pid=S010055022016000200261&lng=en&nrm=iso. Acessado em: Abr. 2020.

FERREIRA, S. R. S.; PÉRICO, L. A. D.; DIAS, V. R. F. G. A complexidade do trabalho do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde. Rev Bras Enferm [Internet]. 71(supl1):752-7. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0471. Acessado em: Jun. 2022.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. - São Paulo : Atlas, 2008. ISBN 978-85-224-5142-5. Disponível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-e-tc3a9cnicas-de-pesquisa-socia. Acessado em: Jun. 2022.

GONÇALVES, F. D. et al. A promoção da saúde na educação infantil. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v. 12, n. 24, p. 181-92, jan./mar. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/mrv-3zN4qwNhn3mjJDFDR8Sd/?format=pdf&lan. Acessado em: Abr. 2022.

HORTA, R. L. et al. Promoção da saúde no ambiente escolar no Brasil. Rev. Saúde Pública. vol. 51, n.0. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1518-8787.2017051006709. Acessado em: Jun. 2022.

LEITE, L. et al. “Sustainability On Earth” WebQuests: do they qualify as problem-based learning activities? Research in Science Education, Victória, v.45, n., p. 149-170, 2015. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11165-014-9417-y. Acessado em: Jun. 2022.

LOPES, E. I.; NOGUEIRA, D. A. J.; ROCHA, D. G. I. Eixos de ação do Programa Saúde na Escola e Promoção da Saúde: revisão integrativa. Revista saúde debate. Rio de Janeiro, v. 42, n. 118, p. 773-789, JUL-SET 2018 v. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/SNsdFnbvBdfdhn7-6GQYGDtM/?lang=pt#. Acessado em: Jan. 2022.

LOPES, O. C. A. et al. Competências dos enfermeiros na estratégia Saúde da Família. Esc. Anna. Nery. vol. 24, n. 2. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2019-0145. Acessado em: Jan. 2022.

DOCUMENTO DE REFERENCIA CURRICULAR PARA MATO GROSSO. Base Nacional Comum Curricular – BNCC em Mato Grosso, 2018. Disponível em: https://sites.google.com/vie-w/bnccmt/educa%C3%A7%C3%A3o-infantil-e-ensino-fundamental/documento-de-refer%C3%A-Ancia-curricular-para-mato-grosso. Acessado em: Jan. 2022.

MEDEIROS, E. R. et al. Facilidades e dificuldades na implantação do Programa Saúde na Escola em um município do nordeste do Brasil 2018. Revista Cuidarte, vol. 9, n. 2, pp. 2127-2134. ISSN 2216-0973. 2018. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/cuid/v9n2/2346-3414-cuid-9-2-2127.pdf. Acessado em: Abr. 2022.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

NOTHAFT, S. C. S. et al. Sexualidade do adolescente no discurso de educadores: possibilidades para práticas educativas. REME - Rev Min Enferm. vol. 18, n. 2. p. 284-289, abr/jun; 2014. Disponível em: http://dx.doi.10.5935/1415-2762.20140022. Acessado em: Maio. 2022.

OLIVEIRA, F. P. S. L. et al. Percepção de escolares do ensino fundamental sobre o Programa Saúde na Escola: Um estudo de caso em Belo Horizonte Brasil. Ciência e Saúde Coletiva, vol. 23, n. 9. p. 2891-2898, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/BDk6KBvzRGsrR89t9YJfB7m/?for-mat=pdf&lang=pt. Acessado em: Maio. 2022.

OLIVEIRA, V. J. M.; MARTINS, I. R.; BRACHT, V. Projetos e práticas em educação para a saúde na educação física escolar: possibilidades! Rev. educ. fis., vol.26, n.2, 243-255. 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4025/reveducfis.v26i2.25600. Acessado em: Jun. 2022.

PAES, C. C. D. C.; PAIXÃO, A. N. P. A importância da abordagem da educação em saúde: revisão de literatura. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, vol.6, n.11. 2016. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/38. Acessado em: Abr. 2022.

PINHEIRO, T. S. et al. Dificuldade de aprendizagem em Química no 2o ano do Ensino Médio na escola estadual Padre Aurélio Góis em Junqueiro – Alagoas. In: CONGRESSO NACIONAL DE PRÁTICAS EDUCATIVAS, n.1, 2017, Campina Grande. Anais COPRECIS. Campina Grande: Editora Realize, 2017. 1-3pg. Disponivel em: https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visu-alizar/31153. Acessado em: Abr. 2022.

PINTO, B. M.; SILVA, L. K. Promoção da saúde na escola: discursos, representações e abordagens. Health promotion in schools: speeches, representations, and approaches. Rev Bras Enferm. vol. 73, n. 3. p.e20180774. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/G9JYXS4bd5ngf7JNwc3q-sSb/?format=pdf&lang=pt. Acessado em: Jun. 2022.

ROSA, H. S. R. et al. Problemas abertos no ensino de física: uma análise em revistas da área. Selección de Trabajos Presentados a REF. v. 33. 2021. Disponivel em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaEF/article/view/35565/35700. Acesso em: Maio. 2022.

ROSÁRIO, R. As escolas e os (novos) desafios da promoção da saúde: implicações para os Enfermeiros de saúde escolar. Rev. Enferm. Digit. Cuid. Promoção Saúde. p.1-5, 2021. Disponível em: https://cdn.publisher.gn1.link/redcps.com.br/pdf/aop2120.pdf. Acessado em: Jan. 2022.

SANTOS, K. F.; BÓGUS, C. M. A percepção de educadores sobre a escola promotora de saúde: um estudo de caso. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, v. 17, n. 3, p. 123-133, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.7322/jhgd.19854. Acessado em: Jan. 2022.

SCHALL, V.; STRUCHINER, M. Educação no Contexto da epidemia de HIV/AIDS: Teorias e Tendências Pedagógicas. In: CZERESNIA, D. et al. (Orgs.) AIDS: Pesquisa Social e Educação. São Paulo: Hucitec/Abrasco. p. 84-105, 1995.

SCHNEIDER, S. A.; MAGALHÃES, C. R.; ALMEIDA, A. N. Percepções de educadores e profissionais de saúde sobre interdisciplinaridade no contexto do Programa Saúde na Escola. Interface (Botucatu). 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/dr4YJSfvkxCthHWz-NfNgGDL/?format=pdf&lang=pt. Acessado em: Maio. 2022.

SEGRE, M.; FERRAZ, F. C. O conceito de saúde. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 31 n. 5, Oct. 1997. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-89101997000600016. Acessado em: Maio. 2022.

SILVA, C.; ANDRADE, K. S.; MOREIRA, F. A retextualização no gênero Caderno da Realidade na Pedagogia da Alternância. Acta Scientiarum. Language and Culture, Maringá, v. 37, n. 4, p. 359-369, out./dez., 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3074/307443303004.pdf. Acessado em: Maio. 2022.

SOARES, C. J. et al. Percepção de enfermeiras da estratégia de saúde da família sobre o programa saúde na escola. Rev. Enferm. UFPE, v. 10, n. 12, p. 4487-4493, 2016. Disponível em: http://bases.bireme.br/cgibin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=BDENF&lang=p&n extAction=lnk&exprSearch=30175&indexSearch=ID. Acessado em: Abr. 2020.

TRIVIÑOS, N. A. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2008.

VIEIRA, M. M. F.; ZOUAIN D. M. Pesquisa qualitativa em administração. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.