EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE NAS PRÉ-ESCOLAS: CUIDAR E EDUCAR CAMINHANDO JUNTOS

Contenido principal del artículo

Eliamara Arruda dos Santos
Claudia Moreira de Lima
Ligia Mara dos Santos Lente
Dennislaine Alves Lima Dantas
Amanda Pereira de Siqueira

Resumen

A promoção e educação em saúde nas pré-escolas tem como enfoque garantir melhoria da saúde e educação no bem-estar da comunidade escolar juntamente com professores, TDI e o profissional de saúde com relevância de envolver o cuidar e o educar. Objetivo: O estudo teve como objetivo, descrever o trabalho de promoção da saúde desenvolvido em escolas públicas de educação infantil do município de Diamantino, Mato Grosso. Metodologia: estudo de campo, descritivo que se apoiou na abordagem qualitativa. Os dados foram coletados nos meses de novembro de 2021 a abril de 2022, por meio de entrevistas com auxílio de questionário semiestruturado. Resultados: participou da pesquisa 19 educadores da pré-escola, sendo destes 4 (21,05%) professores e 15 (78,95%) técnicos de desenvolvimento infantil (TDI), desta totalidade 19 (100%) eram do sexo feminino e a média de idade foi de 47 anos. Quanto ao tempo de trabalho na unidade escolar, 8 (42,10%) já trabalhavam entre 5 e 10 anos, 10 (52,64%) há mais de 10 anos e apenas 1 (5,26%) há menos de 1 ano. Com relação ao vínculo empregatício apenas 1 (5,26%) participante referenciou ter mais de um vínculo, e os demais (94,74%) referiram não possuírem outros vínculos. Considerações finais: Evidente a necessidade dos professores da educação aplicarem estratégias educacionais que facilitem e potencializem o planejamento e execução de ações de promoção da saúde no espaço escolar.

Detalles del artículo

Cómo citar
SANTOS, E. A. dos .; LIMA, C. M. de; LENTE, L. M. dos S.; DANTAS, D. A. L.; SIQUEIRA, A. P. de . EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE NAS PRÉ-ESCOLAS: CUIDAR E EDUCAR CAMINHANDO JUNTOS. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 3, n. 18, 2024. DOI: 10.56166/remici.v3n18424224. Disponível em: https://remici.editorapublicar.com.br/index.php/revista/article/view/514. Acesso em: 24 nov. 2024.
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Eliamara Arruda dos Santos, UNEMAT

Enfermeira pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

Ligia Mara dos Santos Lente, UNEMAT

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2022), especialização em AUDITORIA EM CONTAS MÉDICAS E HOSPITALARES pela FASUL EDUCACIONAL INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (2024), especialização em ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO pela FASUL EDUCACIONAL INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (2024), especialização em Centro de material esterilizado - CME pela FASUL EDUCACIONAL INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (2024), especialização em Enfermagem do Trabalho pelo Centro Universitário União das Américas Descomplica (2023) e ensino-medio-segundo-grau pela escola são benedito (2015).

Dennislaine Alves Lima Dantas, UNEMAT

Superintendente de Enfermagem do Hospital Regional Drº Antônio Fontes.
Mestrando em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT.
Pós Graduação em Gestão em Saúde, Enfermagem do Trabalho e Saúde do Trabalhador, Auditoria em Serviços de Saúde e Enfermagem em Saúde Pública com Ênfase em Vigilância em Saúde.

Amanda Pereira de Siqueira, UFMT

Bacharel em enfermagem pela Universidade do Estado de Mato -Grosso. Especialista enfermagem do trabalho - Mestra em Enfermagem, Integrante do Grupo de estudos em Saúde mental (NESM). Professora Universitária pela Unemat - Campus de Diamantino, Enfermeira da Secretaria Estado e Saúde. Membro da Comissão de Integração de Ensino e serviço (CIES) do curso técnico de enfermagem da Secretaria Estado e Saúde. Pesquisas desenvolvidas com temas Suicídio, Qualidade de Vida, Estresse.

Citas

ALBUQUERQUE G. C.; OLIVEIRA R. C. Conhecimento dos professores sobre a aprendizagem da linguagem escrita. Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva, Manaus, v. 1, n. 2, jul./dez. 2018. Disponível em: https://www.conic-semesp.org.br/anais/files/2017/trabalho-1000024814.pdf. Acessado em: Maio. 2022.

BAGGIO, M. A. et al. Implantação do Programa Saúde na Escola em Cascavel, Paraná: relato de enfermeiros. Revista Brasileira de Enfermagem, vol.71 supl.4 Brasília. 2018. Disponível em: http://old.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672018001001540&script=sci_arttext&tlng=pt Acessado em: Maio. 2022.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Ministério da Saúde. 1997. Biblioteca Virtual da Saúde. Disponivel em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/1997/res0218_06_03_1997.html. Acessado em: Maio. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na escola / Ministério da Saúde – Brasília: 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. https://bvsms.saude.gov.br/05-8-dia-nacional-da-saude/#footer. Acessado em: Maio. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de Atenção Básica - DAB. Programa Saúde na Escola. 2010. Disponível em: http://dab.saude.gov.br/programa_saude_na_escola.php. Acessado em: Abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. PORTARIA Nº - 1.861, DE 4 DE SETEMBRO DE 2008. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2008/p-rt1861_04_09_2008.html. Acessado em: Maio. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Programa Nacional de Tabagismo. Promoção da Saúde, 2022.Disponivel em: https://www.inca.gov.br/programa-nacional-de-controle-do-tabagismo/promocao-saude. Acessado em: Maio. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança: orientações para implementação / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-da-crianca/pnaisc. Acessado em: Maio. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde. Anexo I da Portaria de Consolidação n.º 2, de 28 de setembro de 2017. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. Disponivel em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_promocao_saude.pdf. Acessado em: Maio. 2022.

CAETANO, R. et al. Challenges and opportunities for telehealth during the COVID-19 pandemic: Ideas on spaces and initiatives in the Brazilian context. Cad Saude Publica, v. 36, n. 5. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/swM7NVTrnYRw98Rz3drwpJf/?lang=en#. Acessado em: Jun. 2022.

CARDOSO, L. S. C. et al. Acolhimento no trabalho em saúde da família: um estudo qualitativo. CuidArte Enfermagem, Juiz de Fora, v. 3, n. 2, p. 149-155, 2009. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/bde-20553. Acessado em: Jun. 2022.

COSTA, B. O. Preocupações pedagógicas e desenvolvimento profissional em Educação Física: passo ou descompasso? 2013. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropedia, 2013.

COSTA, V. B. S. et al. Tradução e adaptação transcultural para o português brasileiro do teste Children's Communication Checklist-2. CoDAS, vol. 25, n. 2, 115-119. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/codas/a/x9XhJsnYfvmnCbWHW35mFYd/?format=pdf&lang=pt . Acessado em: Abr. 2022.

COUTO, N. A. et al. O ambiente escolar e as ações de promoção da saúde. Revista do Departamento de Educação Física e Saúde e do Mestrado em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul / Unisc, Ano 17 - Volume 17 - Número 4 (Suplemento 1) - Outubro/Dezembro 2016. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/8150. Acessado em: Jun. 2022.

DIAS, B. C. D. et al. Programa Saúde na Escola (PSE): o processo de formação dos profissionais no município do Crato, Ceará, Brasil. Rev. J. of Develop. v. 6, n. 9, p. 64188-64201, 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/15985/13102. Acessado em: Jan. 2022.

FARIAS, I. C. V. et al. Análise da Intersetorialidade no Programa Saúde na Escola. Rev. bras. educ. med. [online], v. 40, n. 2, p. 261-267, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?scr-ipt=sci_arttext&pid=S010055022016000200261&lng=en&nrm=iso. Acessado em: Abr. 2020.

FERREIRA, S. R. S.; PÉRICO, L. A. D.; DIAS, V. R. F. G. A complexidade do trabalho do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde. Rev Bras Enferm [Internet]. 71(supl1):752-7. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0471. Acessado em: Jun. 2022.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. - São Paulo : Atlas, 2008. ISBN 978-85-224-5142-5. Disponível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-e-tc3a9cnicas-de-pesquisa-socia. Acessado em: Jun. 2022.

GONÇALVES, F. D. et al. A promoção da saúde na educação infantil. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v. 12, n. 24, p. 181-92, jan./mar. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/mrv-3zN4qwNhn3mjJDFDR8Sd/?format=pdf&lan. Acessado em: Abr. 2022.

HORTA, R. L. et al. Promoção da saúde no ambiente escolar no Brasil. Rev. Saúde Pública. vol. 51, n.0. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1518-8787.2017051006709. Acessado em: Jun. 2022.

LEITE, L. et al. “Sustainability On Earth” WebQuests: do they qualify as problem-based learning activities? Research in Science Education, Victória, v.45, n., p. 149-170, 2015. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11165-014-9417-y. Acessado em: Jun. 2022.

LOPES, E. I.; NOGUEIRA, D. A. J.; ROCHA, D. G. I. Eixos de ação do Programa Saúde na Escola e Promoção da Saúde: revisão integrativa. Revista saúde debate. Rio de Janeiro, v. 42, n. 118, p. 773-789, JUL-SET 2018 v. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/SNsdFnbvBdfdhn7-6GQYGDtM/?lang=pt#. Acessado em: Jan. 2022.

LOPES, O. C. A. et al. Competências dos enfermeiros na estratégia Saúde da Família. Esc. Anna. Nery. vol. 24, n. 2. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2019-0145. Acessado em: Jan. 2022.

DOCUMENTO DE REFERENCIA CURRICULAR PARA MATO GROSSO. Base Nacional Comum Curricular – BNCC em Mato Grosso, 2018. Disponível em: https://sites.google.com/vie-w/bnccmt/educa%C3%A7%C3%A3o-infantil-e-ensino-fundamental/documento-de-refer%C3%A-Ancia-curricular-para-mato-grosso. Acessado em: Jan. 2022.

MEDEIROS, E. R. et al. Facilidades e dificuldades na implantação do Programa Saúde na Escola em um município do nordeste do Brasil 2018. Revista Cuidarte, vol. 9, n. 2, pp. 2127-2134. ISSN 2216-0973. 2018. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/cuid/v9n2/2346-3414-cuid-9-2-2127.pdf. Acessado em: Abr. 2022.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

NOTHAFT, S. C. S. et al. Sexualidade do adolescente no discurso de educadores: possibilidades para práticas educativas. REME - Rev Min Enferm. vol. 18, n. 2. p. 284-289, abr/jun; 2014. Disponível em: http://dx.doi.10.5935/1415-2762.20140022. Acessado em: Maio. 2022.

OLIVEIRA, F. P. S. L. et al. Percepção de escolares do ensino fundamental sobre o Programa Saúde na Escola: Um estudo de caso em Belo Horizonte Brasil. Ciência e Saúde Coletiva, vol. 23, n. 9. p. 2891-2898, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/BDk6KBvzRGsrR89t9YJfB7m/?for-mat=pdf&lang=pt. Acessado em: Maio. 2022.

OLIVEIRA, V. J. M.; MARTINS, I. R.; BRACHT, V. Projetos e práticas em educação para a saúde na educação física escolar: possibilidades! Rev. educ. fis., vol.26, n.2, 243-255. 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4025/reveducfis.v26i2.25600. Acessado em: Jun. 2022.

PAES, C. C. D. C.; PAIXÃO, A. N. P. A importância da abordagem da educação em saúde: revisão de literatura. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, vol.6, n.11. 2016. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/38. Acessado em: Abr. 2022.

PINHEIRO, T. S. et al. Dificuldade de aprendizagem em Química no 2o ano do Ensino Médio na escola estadual Padre Aurélio Góis em Junqueiro – Alagoas. In: CONGRESSO NACIONAL DE PRÁTICAS EDUCATIVAS, n.1, 2017, Campina Grande. Anais COPRECIS. Campina Grande: Editora Realize, 2017. 1-3pg. Disponivel em: https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visu-alizar/31153. Acessado em: Abr. 2022.

PINTO, B. M.; SILVA, L. K. Promoção da saúde na escola: discursos, representações e abordagens. Health promotion in schools: speeches, representations, and approaches. Rev Bras Enferm. vol. 73, n. 3. p.e20180774. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/G9JYXS4bd5ngf7JNwc3q-sSb/?format=pdf&lang=pt. Acessado em: Jun. 2022.

ROSA, H. S. R. et al. Problemas abertos no ensino de física: uma análise em revistas da área. Selección de Trabajos Presentados a REF. v. 33. 2021. Disponivel em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaEF/article/view/35565/35700. Acesso em: Maio. 2022.

ROSÁRIO, R. As escolas e os (novos) desafios da promoção da saúde: implicações para os Enfermeiros de saúde escolar. Rev. Enferm. Digit. Cuid. Promoção Saúde. p.1-5, 2021. Disponível em: https://cdn.publisher.gn1.link/redcps.com.br/pdf/aop2120.pdf. Acessado em: Jan. 2022.

SANTOS, K. F.; BÓGUS, C. M. A percepção de educadores sobre a escola promotora de saúde: um estudo de caso. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, v. 17, n. 3, p. 123-133, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.7322/jhgd.19854. Acessado em: Jan. 2022.

SCHALL, V.; STRUCHINER, M. Educação no Contexto da epidemia de HIV/AIDS: Teorias e Tendências Pedagógicas. In: CZERESNIA, D. et al. (Orgs.) AIDS: Pesquisa Social e Educação. São Paulo: Hucitec/Abrasco. p. 84-105, 1995.

SCHNEIDER, S. A.; MAGALHÃES, C. R.; ALMEIDA, A. N. Percepções de educadores e profissionais de saúde sobre interdisciplinaridade no contexto do Programa Saúde na Escola. Interface (Botucatu). 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/dr4YJSfvkxCthHWz-NfNgGDL/?format=pdf&lang=pt. Acessado em: Maio. 2022.

SEGRE, M.; FERRAZ, F. C. O conceito de saúde. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 31 n. 5, Oct. 1997. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-89101997000600016. Acessado em: Maio. 2022.

SILVA, C.; ANDRADE, K. S.; MOREIRA, F. A retextualização no gênero Caderno da Realidade na Pedagogia da Alternância. Acta Scientiarum. Language and Culture, Maringá, v. 37, n. 4, p. 359-369, out./dez., 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3074/307443303004.pdf. Acessado em: Maio. 2022.

SOARES, C. J. et al. Percepção de enfermeiras da estratégia de saúde da família sobre o programa saúde na escola. Rev. Enferm. UFPE, v. 10, n. 12, p. 4487-4493, 2016. Disponível em: http://bases.bireme.br/cgibin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=BDENF&lang=p&n extAction=lnk&exprSearch=30175&indexSearch=ID. Acessado em: Abr. 2020.

TRIVIÑOS, N. A. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2008.

VIEIRA, M. M. F.; ZOUAIN D. M. Pesquisa qualitativa em administração. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.