ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DOS GÊNEROS TEXTUAIS
Contenido principal del artículo
Resumen
Este artigo tem como objetivo investigar para compreender em que termos os livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental estão propondo as atividades de alfabetização matemática a partir do gênero textual. Para isso, partiu-se das seguintes inquietações: Mas de que forma os livros didáticos do primeiro ciclo utilizados pelos professores alfabetizadores estão abordando a alfabetização matemática? De que maneira são propostas as atividades de alfabetização matemática na perspectiva dos gêneros textuais? Assim, para o desenvolvimento da pesquisa foram selecionados livros de alfabetização matemática dos três primeiros anos de escolarização adotados pelos docentes da rede municipal de ensino de Castanhal-PA para o triênio 2019-2021. Desse modo, a seleção deu-se a partir de critérios, por exemplo, aprovação no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), trazer propostas de alfabetização matemática na perspectiva dos gêneros textuais e abordar a perspectiva interdisciplinar no ensino de matemática. Porém, a análise das atividades não tem a intenção de apontar erros acerca do que é alfabetização matemática na perspectiva dos gêneros textuais, mas sim enfatizar as propostas que contemplem as duas áreas do conhecimento (Língua materna e linguagem matemática).
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Citas
ANDRADE, M. C. G. As inter-relações entre iniciação matemática e alfabetização. In: LOPES, C. E. (org.). Escrituras e Leituras na Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 3. ed. São Paulo: Edições 76, 2016.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília: SEB/MEC, 1997.
BRASIL. Guia de Livros Didáticos de Matemática: Plano Nacional do Livro Didático. Brasília: SEB/MEC, 2007.
COLINS, F. Saberes docentes na/da formação continuada de professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização. 2015. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas). Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: https://www.ppgecm.propesp.ufpa.br/index.php/br/teses-e-dissertacoes/dissertacoes/184-dissertacoes-2015. Acessado em: jul. 2022.
COLINS, F.; MACHADO JÚNIOR, A. G.; GONÇALVES, T. O. Alfabetização matemática e literatura infantil: possibilidades para uma prática pedagógica integrada. Revista Amazônia de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 13 n. 25, p. 75-84, dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/3721. Acessado em: out. 2022.
DANYLUK, O. S. Alfabetização Matemática: As primeiras manifestações da escrita infantil. 5. ed. Passo Fundo: EDUPF, 2015.
FONSECA, M. da C. R. F. (org.). Letramento no Brasil: habilidades matemáticas. São Paulo: Global, 2004.
FONSECA, M. da C. R. F. Alfabetização Matemática. In: BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: caderno de apresentação. Brasília. SEB/MEC, 2014.
KAMII, C. A criança e o número: implicações da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. 20. ed. Campinas, SP: Papirus, 1995.
LOPES, C. E. (org.). Escrituras e Leituras na Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
SOUZA, K. do N. V. de. Alfabetização matemática: considerações sobre a teoria e a prática. Revista da Unesp, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 25-41, abr. 2010. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/ric/article/view/273. Acessado em: out. 2022.
TADHEI, J. L. de M. et al. Alfabetização Matemática: 1º, 2º e 3º anos. São Paulo: Globo, 2019.