DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE NO ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO

Contenido principal del artículo

Bruno Bittencourt Braz Antunes

Resumen

A docência no ensino superior é uma área importante para a educação profissional em diversas áreas do conhecimento, sendo uma necessidade para o desenvolvimento de gestores mais alinhados com o mercado e com grande conhecimento técnico. Todavia, existem áreas do conhecimento que ainda precisam de melhorias em sua estrutura curricular de acordo com a realidade do mercado, como é o caso da administração. As novas tecnologias e dinâmicas da atualidade, são cenários importantes para a formação de novos administradores, que muitas vezes, não possuem conhecimento específico sobre ferramentas utilizadas em empresas modernas, como é o caso do Business Intelligence e qualidade 4.0, dentre outras inovações. Dessa forma, o intuito dessa pesquisa é abordar a docência no ensino superior, realizando uma análise da administração. O método de pesquisa utilizado foi qualitativo, por meio de uma revisão bibliográfica sobre o tema. Os resultados demonstraram que mesmo existindo uma melhoria na qualificação profissionais de docentes da administração, ainda é necessário alinhar esse conhecimento com novas tecnologias, além de uma mudança curricular associada às tendências do mercado atual.

Detalles del artículo

Cómo citar
ANTUNES, B. B. B. DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE NO ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO . Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 2, n. 11, 2023. DOI: 10.56166/remici.2311v2n11972. Disponível em: https://remici.editorapublicar.com.br/index.php/revista/article/view/207. Acesso em: 24 nov. 2024.
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Bruno Bittencourt Braz Antunes, Universidade de Aveiro

Doutorando em Ciencias Economicas e Empresariais na Universidade de Aveiro, Portugal. 

Citas

ARAÚJO, E. T. T. de; SILVA, C. A. de; ANDRADE, D. M. A Influência daws Disciplinas de Ensino e do Estágio Docência na Formação Docente: um Estudo de Caso no Programa de Pós-Graduação em Administração da UFLA. Revista Eletrônica Científica do CRA-PR-RECC, v. 7, n. 2, p. 181-195, 2021. Disponível em: http://recc.cra-pr.org.br/index.php/recc/article/view/219. Acessado em: Jul. 2023.

ARRUDA, A. T. F. F. P.; DE CASTRO, E. L.; DE BARRETO, R. F. Inclusão no ensino superior: um desafio para a docência. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-6, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4534. Acessado em: Jul. 2023.

FALCAO, R.; SALVADOR, A. B. Os desafios para a docência em administração de empresas. Revista Educação e Ensino, v. 6, n. 2, 2022. Disponível em: https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/340. Acessado em: Jul. 2023.

FINLAY, M. J.; TINNION, D. J.; SIMPSON, T. A virtual versus blended learning approach to higher education during the COVID-19 pandemic: The experiences of a sport and exercise science student cohort. Journal of hospitality, leisure, sport e tourism education, v. 30, p. 100363, 2022. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1473837621000642. Acessado em: Jul. 2023.

FIOR, C. A.; MARTINS, M, J. A docência universitária no contexto de pandemia e o ingresso no ensino superior. Revista Docência do Ensino Superior, v. 10, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24742. Acessado em: Jul. 2023.

HOCAYEN-DA-SILVA, A. J.; CASTRO, M. de; MACIEL, C. de O. Perfil profissional e práticas de docência nos cursos de administração: por onde andam as novas tecnologias do ensino superior? RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 9, p. 155-178, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ram/a/PD5fCtvKxBcBCkz3S9k6tfh/?lang=pt. Acessado em: Jul. 2023.

HOFER, S. I.; NISTOR, N.; SCHEIBENZUBER, C. Online teaching and learning in higher education: Lessons learned in crisis situations. Computers in Human Behavior, v. 121, p. 106789, 2021. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0747563221001126. Acessado em: Jul. 2023.

LIMA, M. C. et al. Política de Formação de Professores: responsabilidades dos programas de pós-graduação em Administração. Gestâo. Org, v. 17, n. 1, p. 32-45, 2019. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7070545. Acessado em: Jul. 2023.

MISHRA, L.; GUPTA, T.; SHREE, A. Online teaching-learning in higher education during lockdown period of COVID-19 pandemic. International journal of educational research open, v. 1, p. 100012, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2666374020300121. Acessado em: Jul. 2023.

NÚÑEZ-CANAL, M.; DE OBESSO, Mª. de las M.; PÉREZ-RIVERO, C. A. New challenges in higher education: A study of the digital competence of educators in Covid times. Technological Forecasting and Social Change, v. 174, p. 121270, 2022. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0040162521007046. Acessado em: Jul. 2023.

SILVA, J. A. de O.; RANGEL, D. A.; SOUZA, I. A. de. Docência superior e ensino remoto: relatos de experiências numa instituição de ensino superior privada. Revista Docência do Ensino Superior, v. 10, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24717. Acessado em: Jul. 2023.

SORDI, M. R. L. De. Docência no ensino superior: interpelando os sentidos e desafios dos espaços institucionais de formação. Educar em Revista, v. 35, p. 135-154, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/FqhqcdzddyYScYqDg5p3vGR/?format=pdf. Acessado em: Jul. 2023.