METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: CONCEITOS E APLICAÇÕES

Contenido principal del artículo

Taniele Carvalho de Oliveira

Resumen

As instituições de ensino buscam minimizar os desafios que os educadores têm enfrentado para encontrar diferentes metodologias tendo em vista a melhoria da aprendizagem, com isso, o emprego de metodologias ativas poder auxiliar nesse processo através de uma variedade de estratégias de ensino, como a aprendizagem baseada em problemas, problematização, aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem por pares, método do caso e sala de aula invertida, dentre outras. Nesse contexto, objetivou-se descrever os principais conceitos e métodos das denominadas metodologias ativas de aprendizagem. O estudo apresentado é de natureza qualitativa e trata-se de uma revisão de literatura e com objetivos de reunir informações sobre descrever os principais conceitos e métodos das denominadas metodologias ativas de aprendizagem e sintetizá-los em um documento, principalmente para uso didático. Diante das observações e pesquisas realizadas foi possível constatar que as metodologias ativas de ensino podem contribuir significativamente para o processo de ensino e aprendizagem. As instituições de ensino estão sempre buscando formas de modernizar o processo e tornar os alunos mais engajados. Nesse conceito, os alunos não são apenas ouvintes da sala de aula, absorvendo tudo o que ouvem e sendo testados semanas depois, mas sim os protagonistas da aula, onde seu próprio aprendizado torna seu dia a dia na escola mais interessante.

Detalles del artículo

Cómo citar
OLIVEIRA, T. C. de. METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: CONCEITOS E APLICAÇÕES . Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 2, n. 11, 2023. DOI: 10.56166/remici.2311v2n11568. Disponível em: https://remici.editorapublicar.com.br/index.php/revista/article/view/274. Acesso em: 24 nov. 2024.
Sección
Artigos

Citas

ARANTES-PEREIRA, C.; FELDMANN, M. G.; MASETTO, M. T. Projetos inovadores e a formação de professores: o caso do projeto da Universidade Federal do Paraná-Litoral. (UFPR-Litoral). Revista e-Curriculum, v. 12, n. 1, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/18833. Acessado em: Set. 2023.

CARVALHO, P. R.; ROSA, V. S.; MORAES FILHO, A. V. Metodologias Ativas: aprendizagem baseada em projetos na área das ciências da natureza. Educação e Cultura em Debate, v. 8, n. 1, p. 303-321, 2022. Disponível em: http://revistas.unifan.edu.br/index.php/RevistaISE/article/view/837. Acessado em: Set. 2023.

FERNANDES, M. O que é uma metodologia ativa e como ela melhora o ensino-aprendizagem. 2023. Disponível em: https://ead.unifsa.com.br/blog/metodologia-ativa. Acessado em: Set. 2023.

FONSECA, S. M.; MATTAR NETO, J. Metodologias ativas aplicas à educação a distância: revisão da literatura. Revista EDaPECI, v. 17, n. 2, p. 185-197, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.17143/rbaad.v2iEspecial.549. Acessado em: Set. 2023.

GODOI, A. F.; FERREIRA, J. V. Metodologia ativa de aprendizagem para o ensino em administração: relatos da experiência com a aplicação do peer instruction em uma instituição de ensino superior. REA-Revista Eletrônica de Administração, v. 15, n. 2, p. 337 a 352, 2017. Disponível em: https://periodicos.unifacef.com.br/rea/index. Acessado em: Set. 2023.

HORN, M. B; STAKER, H. Blended: Usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso. (2015).

LACERDA, F. C. B.; SANTOS, L. M. Integralidade na formação do ensino superior: metodologias ativas de aprendizagem. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 23, p. 611-627, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-40772018000300003. Acessado em: Set. 2023.

LANGE, C. H. Metodologias ativas: quais as vantagens e como contribuem na educação. 2022. Disponível em: https://www.sponte.com.br/8-vantagens-em-usar-metodologias-ativas-em-sua-escola/. Acessado em: Set. 2023.

MACEDO, K. D. D. S. et al. Metodologias ativas de aprendizagem: caminhos possíveis para inovação no ensino em saúde. Escola Anna Nery, v. 22. N. 3, p. e20170435, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2017-0435. Acessado em: Set. 2023.

MARIN, M. J. S. et al. Aspectos das fortalezas e fragilidades no uso das Metodologias Ativas de Aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 34, n. 1, p. 13-20, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-55022010000100003. Acessado em: Set. 2023.

MASSON, T. J. et al. Metodologia de ensino: aprendizagem baseada em projetos (PBL). Belém, set. 2012. In: Anais do XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), Belém, PA, Brasil. sn, 2012. p. 13. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4514563/mod_folder/content/0/METODOLOGIA%20DE%20ENSINO%20PBL.pdf. Acessado em: Set. 2023.

MAZUR, E. Twilight of the lecture. Harvard Magazine, p. 23-27, 2012. Disponível em: https://www.harvardmagazine.com/2012/02/twilight-of-the-lecture. Acessado em: Set. 2023.

NASCIMENTO, T. E.; COUTINHO, C. Metodologias ativas de aprendizagem e o ensino de Ciências. Multiciência online, v. 2, n. 3, p. 134-153, 2016. Disponível em: http://urisantiago.br/multicienciaonline/adm/upload/v2/n3/7a8f7a1e21d0610001959f0863ce52d2.pdf. Acessado em: Set. 2023.

OLIVEIRA, J. N.; et al. Gamificação: uma metodologia ativa e facilitadora no processo ensino-aprendizagem de ciências naturais e educação ambiental na perspectiva da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Brazilian Journal of Health Review, v. 6, n. 2, p. 5554-5564, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.34119/bjhrv6n2-086. Acessado em: Set. 2023.

PANTOJA, A. M. S. Proposta de ensino em sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. 2019. 34 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas, Manaus, 2019. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/433683/2/Projeto%20Ana%20Maria_Folha%20separada.pdf. Acessado em: Set. 2023.

PEREIRA, A. S.; et al. Metodologia da Pesquisa Científica. Santa Maria: UFSM - NTE, 2018, 119 p. Disponível em: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15824. Acessado em: Set. 2023.

SARAIVA EDUCAÇÃO. Descubra o que é aprendizagem entre pares, quais são as etapas e os principais benefícios da metodologia para alunos e professores. 2021. Disponível em: https://blog.saraivaeducacao.com.br/aprendizagem-entre-pares/. Acessado em: Set. 2023.

SILVA, G. Metodologias ativas: conheça a sala de aula invertida. Disponível em: https://blog.unis.edu.br/metodologias-ativas-conheca-a-sala-de-aula-invertida. Acessado em: Set. 2023.

SPRICIGO, C. B. Estudo de caso como abordagem de ensino. 2014. Disponível em: https://www.pucpr.br/wp-content/uploads/2017/10/estudo-de-caso-como-abordagem-de-ensino.pdf. Acessado em: Set. 2023.