VÍDEOS ESTUDANTIS DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS

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Resumen

O objetivo desta pesquisa é identificar os elementos que os estudantes do ensino médio utilizam, como narrativas, para produzirem vídeos de matemática. Para tanto foi utilizado o acervo de vídeos do ensino médio, premiados no Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática, de 2017 a 2020. Dos vídeos analisados, observou-se que: nas modalidades de encenação e musical, os elementos mais presentes foram a interpretação e a expressão corporal, a música e a edição de imagens; nas animações foi explorada a edição de imagens e a narração; metade dos vídeos aborda a realidade sociocultural dos autores; a maioria prefere vídeos em que interpretam os personagens da narrativa. Com a reflexão e análise dos resultados, pretende-se instigar o educador a pensar na produção de vídeos como proposta metodológica a ser desenvolvida em aula, cujos elementos, tomados conjuntamente com cada parte do processo de criação do vídeo, sejam considerados como etapas de uma avaliação qualitativa e continuada.

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Cómo citar
PERAÇA, G.; MONTOITO, . R. VÍDEOS ESTUDANTIS DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 3, n. 18, 2024. DOI: 10.56166/remici.v3n185524. Disponível em: https://remici.editorapublicar.com.br/index.php/revista/article/view/414. Acesso em: 21 nov. 2024.
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Graça Peraça, FURG

Licenciada em Matemática pela UFPel (2002); especialista em Matemática para Professores do Ensino Fundamental e Médio, pela FURG (2004); mestre em Engenharia Oceânica, pela FURG (2009); e doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação – DPET – do IFSul Campus Pelotas. Desde 2009, é professora efetiva do IFSul, Campus Pelotas, onde atua na Coordenadoria de Matemática e no Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados.

Rafael Montoito, UNESP

Licenciado em Matemática (2001) e em Filosofia (2023), pela UFPel; especialista em Matemática para Professores do Ensino Fundamental e Médio, pela FURG (2004); mestre em Ciências Sociais Aplicadas, pela UFRN (2007); doutor em Educação para a Ciência, pela UNESP (2013). Desde 2010, é professor efetivo no IFSul, Campus Pelotas, onde atua na Coordenadoria de Matemática, no Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados e no Programa de Pós-graduação em Educação.

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