VÍDEOS ESTUDANTIS DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS
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Resumo
O objetivo desta pesquisa é identificar os elementos que os estudantes do ensino médio utilizam, como narrativas, para produzirem vídeos de matemática. Para tanto foi utilizado o acervo de vídeos do ensino médio, premiados no Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática, de 2017 a 2020. Dos vídeos analisados, observou-se que: nas modalidades de encenação e musical, os elementos mais presentes foram a interpretação e a expressão corporal, a música e a edição de imagens; nas animações foi explorada a edição de imagens e a narração; metade dos vídeos aborda a realidade sociocultural dos autores; a maioria prefere vídeos em que interpretam os personagens da narrativa. Com a reflexão e análise dos resultados, pretende-se instigar o educador a pensar na produção de vídeos como proposta metodológica a ser desenvolvida em aula, cujos elementos, tomados conjuntamente com cada parte do processo de criação do vídeo, sejam considerados como etapas de uma avaliação qualitativa e continuada.
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