A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM SALA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE LUCAS DO RIO VERDE
Contenido principal del artículo
Resumen
O descobrimento científico do sistema límbico permitiu posteriores análises clínicas envolvendo as emoções humanas. Por esse motivo, desenvolveram-se análises multidisciplinares sobre comportamento humano e inteligência emocional. Os resultados desses estudos mostraram que o desenvolvimento de habilidades emocionais é fundamental para a relação humana. Na área da pedagogia a legislação educacional se adequou a essa necessidade de desenvolvimento socioemocional, refletindo nas competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por isso, o objetivo do presente estudo é analisar os reflexos da aplicação das competências socioemocionais da BNCC em sala de aula. Por meio do formato de relato de experiência, com uso do método bibliográfico-dedutivo e qualitativo, buscou-se retratar o caso concreto dessa aplicação em uma sala de aula do ensino fundamental do município de Lucas do Rio Verde. A promoção das habilidades de autoconsciência, autocontrole, empatia, relacionamento, e tomada responsável de decisão resultaram em benefícios positivos como solução de indisciplina da classe e isolamento de alguns alunos analisados. Por fim, também foram observados resultados positivos na vida individual dos estudantes e melhoria geral do rendimento escolar em todas as áreas do conhecimento.
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Citas
ABED, A. L. Z. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. São Paulo: 2014. Disponível em: https://escolastransformadoras.com.br/wp-content/uploads/2017/09/Anita-Abed-habilidades-socioe-mocionais1.pdf. Acessado em: Set. 2024.
BATISTELLA, J.; BATISTELLA, M. A. A. Educação Socioemocional, essencial no ensino fundamental: contribuindo para um processo educativo mais eficaz. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 3, n. 18, 2024. Disponível em: https://www.remici.editorapublicar.com.br/index.php/revista/article/view/422. Acessado em: Set. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Competências socioemocionais como fator de proteção à saúde mental e ao bullying. Brasilia, DF, 2022. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/im-plementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/195-competencias-socioemocionais-como-fator-de-protecao-a-saude-mental-e-ao-bullying. Acessado em: Ago. 2024.
CASEL. Casel Guide – Effective Social and Emotional Learning Programs. 2013. Disponível em: http://secondaryguide.casel.org/#Outcomes. Acessado em: Jul. 2024.
DRC/LDV. Documento de Referência Curricular para a Rede Municipal de Lucas do Rio Verde/MT: Concepções da Educação Básica – Lucas do Rio Verde, Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Educação. 2019.
FONSECA, V. Neuropsicologia: cérebro, corpo e motricidade. Rev Psique: Ciência Vida. 123 (dossier: Enigmático Cérebro), 2016.
GOLEMAN, D. PhD. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que define o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
LUCAS DO RIO VERDE. Lei nº 3.608, de 07 de dezembro de 2023. Autoriza a instituição do Programa de Inteligência Emocional “Um olhar à saúde mental”. Lucas do Rio Verde: Câmara Municipal do município de Lucas do Rio Verde, 2023.
MEIER, M.; GARCIA, S. Mediação da aprendizagem: contribuições de Feuerstein e Vygotsky. Curitiba: Edição do Autor, 2007.
PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
TIEPPO, C. Uma viagem pelo cérebro: a via rápida para entender a neurociência. São Paulo, SP: Editora Conectomus, 2019.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 1 Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
VYGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
MEDEIROS, K. Á. S.; MOURA, K. K. C. F. Contribuições da educação emocional para o desenvolvimento do estudante. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 6, p. 34842-34849, 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/download/11217-/9387. Acessado em: Set. 2024.