REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA ESCREVA SEU FUTURO: A EJA EM PAUTA
Contenido principal del artículo
Resumen
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Citas
FREIRE, P. A Importância Do Ato De Ler. Autores Associados: Cortez, São Paulo,1989.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
GOMES, N. L. Cultura negra e educação. Rev. Bras. Educ. Rio de Janeiro, n. 23, p. 75-85, ago. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 24782003000200006&lng=en&nrm=iso Acesso em: 15 de dez. de 2022.
GOMES, N. L. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2017.
GONZALEZ, L. Por um feminismo afro-latino-americano. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2020.
HOOKS, B. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
KILOMBA, G. Memórias da plantação: Episódios de racismo cotidiano. Tradução de Jess Oliveira. 1ª ed. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
NICODEMOS, A. As Teorias Críticas do Currículo e o processo de execução, construção e ressignificação de práticas curriculares na educação de jovens e adultos in Currículos em EJA: saberes e práticas dos educadores. Rio de Janeiro: SESC, 2011.
SANTOS, B. S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos estudos. CEBRAP. n. 79. São Paulo, nov. 2007. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/S0101-33002007000300004. Acesso em 18 jan. 2022.
SANTOS, B. S. Por uma pedagogia do conflito. In: SILVA, L.H, et al, (orgs.). Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais, Porto Alegre: Sulina, 1996.
SILVA, T. T. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SOARES, M. Letramento: Um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
TRINDADE, A. L. Do corpo da carência ao corpo da potência: desafios da docência. In: O corpo que fala dentro e fora da escola. Garcia, Regina. L. (Org.). Rio de Janeiro: DP&A, 2002.